Buscar

ADM. DE MARKETING AV66

Prévia do material em texto

ADM. DE MARKETING 
	Período Acad.: 2017.3 EAD (G) / EX
	
Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha (3).
Após a finalização do exercício, você terá acesso ao gabarito. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	
		1.
		Demandas são necessidades e desejos por produtos e/ou serviços específicos apoiados por uma possibilidade de pagar. As empresas devem medir não apenas quantas pessoas demandam por seus produtos e/ou serviços, mas também quantas efetivamente estão dispostas e aptas a adquiri-lo. Portanto, se considerarmos os fatores que influenciam a demanda e questionarmos as influências de fatores derivados de questões emocionais, idade, renda e de experiências e percepções, entre outros fatores relacionados, de quais fatores que influenciam a demanda estaremos falando?
		
	
	
	
	
	Fatores relacionados à marca
	
	 
	Fatores econômicos
	
	 
	Fatores pessoais
	
	
	Fatores situacionais
	
	
	Fatores ambientais
	
	
	
		2.
		O SIM - Sistema de Informação de Marketing é um complexo de pessoas, equipamentos e procedimentos, que coletam, selecionam, analisam e distribuem informações de marketing que sejam necessárias, oportunas  e precisas para os tomadores de decisões em marketing.  O SIM é subdividido em subsistemas, que são  registros internos, pesquisa de mercado, inteligência de mercado e sistema de apoio à decisão de marketing.
Aponte o subsistema do SIM que é o responsável pelos dados de resultados de pedidos, vendas, preços, custos, níveis de estoque, contas a pagar e a receber:
 
		
	
	
	
	 
	Sistema de apoio à decisão de marketing.
	
	
	Pesquisa de mercado.
	
	 
	Registros internos.
	
	
	Sistemas de informação de vendas.
	
	
	Inteligência de mercado.
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		3.
		Um modelo de análise de mercado muito utilizado no planejamento de marketing, que consiste na análise de duas dimensões: a taxa de crescimento e da participação no mercado, das principais unidades de estratégicas de negócios, com base no ciclo de vida dos produtos, chama-se:
		
	
	
	
	
	Matriz BCG
	
	
	Matriz de Porter
	
	
	Forças e fraquezas
	
	
	Matriz linear
	
	
	Matriz SWOT
	
	
		4.
		A respeito do ambiente de marketing é correto afirmar que:
		
	
	
	
	 
	O Macroambiente, também chamado de ambiente operacional ou de tarefa, consiste nos fatores ligados imediatamente à sua habilidade em atender mercados.
	
	
	O Microambiente inclui todos os fatores que podem influenciar a organização, mas são fatores que estão diretamente fora de seu controle.
	
	
	O Macroambiente influencia diretamente a organização. Inclui fornecedores os quais lidam direto ou indiretamente, consumidores e clientes, e outros intervenientes locais.
	
	 
	O Microambiente descreve o relacionamento entre empresas e as forças que controlam este relacionamento. É algo mais local, e a empresa pode exercer um nível de influência.
	
	
	O Microambiente é composto por forças que influenciam indistintamente o conjunto das empresas atuantes em um determinado mercado, ou seja, exerce a mesma influência sobre todas as empresas, representam as oportunidades e ameaças.
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		5.
		As empresas estão interessadas no tamanho e na taxa de crescimento da população, na média de idade da população e composto étnico; níveis educacionais; padrões de moradia e características e movimentos regionais. Este enunciado refere-se a qual tipo de ambiente de Marketing?
		
	
	
	
	 
	Ambiente econômico
	
	
	Ambiente tecnológico
	
	 
	Ambiente demográfico
	
	
	Ambiente sócio-cultural
	
	
	Ambiente competitivo
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		6.
		As empresas e seus fornecedores, intermediários de marketing, clientes, concorrentes e o público operam em um ambiente de forças e tendências que dão forma e oportunidades e impõem ameaças. Essas forças representam fatores incontroláveis que a empresa precisa monitorar e aos quais precisa reagir.
Desta forma, podemos afirmar que o sucesso e a permanência de uma empresa em um determinado mercado são determinados por sua capacidade de resistir às pressões internas e externas que ocorrem no ambiente onde ela está inserida.
O crescimento populacional mundial, as mudanças na composição etária e na composição étnica da população, além do aumento do número de famílias não tradicionais.
As mudanças de cenário descritas devem ser monitoradas e analisadas em qual das seis forças do macroambiente?
		
	
	
	
	
	Sociocultural
	
	
	Natural
	
	 
	Politico-legal
	
	
	Econômica
	
	 
	Demográfica
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		7.
		A visão que as pessoas têm sobre elas mesmas, sobre as outras pessoas, sobre a sociedade e as organizações, sofrem constantes mudanças. Profissionais de marketing precisam estar atentos às mudanças no ambiente sociocultural, pois:
I- As mudanças socioculturais podem influenciar as preferências dos consumidores por determinado produto.
II- As mudanças socioculturais podem redefinir as práticas de marketing.
III- As mudanças socioculturais podem identificar novas oportunidades e novas ameaças de mercado.
IV - As mudanças socioculturais não alteram as práticas de marketing e nem o comportamento dos consumidores.
Estão corretas:
		
	
	
	
	
	Somente a afirmação I e II estão corretas
	
	
	Somente a afirmação I está correta.
	
	 
	Somente a afirmação IV está correta
	
	
	Todas as afirmações estão corretas.
	
	 
	Somente as afirmações I e II e III estão corretas.
	
	
	
		8.
		Segundo Kotler (1998), posicionamento é o ato de desenvolver um conceito único para o produto ou para a imagem da empresa, diferenciado da proposição dos demais competidores, que faz com que se ocupe posição de destaque na mente dos consumidores. São pressupostos básicos para um correto posicionamento, EXCETO:
		
	
	
	
	
	atender as necessidades e expectativas do mercado
	
	
	segmentar o mercado
	
	 
	analisar concorrentes.
	
	
	definir o mercado-alvo
	
	 
	promover o maior número possível de diferenciais mesmo sem o mercado necessitar.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes