Buscar

ATPS Fundamentos e Metodologia de Ciências

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Pedagogia - Fundamentos e Metodologia de Ciências
NAIARA PATRICIA TENORIO DA SILVA SANTOS RA: 7935696064
ANHANGUERA 
 A realização do presente trabalho fiz pesquisas por diversas vezes na biblioteca da Instituição, pesquisando em livros e sites e também formando ideias.
 compreendendo assuntos e textos encontrados nas pesquisas, onde cada parágrafo contribuiu com o que eu entendi sobre o que foi estudado e assim formando a elaboração do trabalho proposto, que foi de suma importância para abranger melhor o PCN de Ciências, e de como propor aos alunos os conteúdos de maneira prazerosa e que facilite o entendimento e a aprendizagem.
Introdução
		
		
 Hoje em dia vivemos em uma comunidade evolutiva, que esta em permanente desenvolvimento e tem urgência de estar sempre atualizada.
 Neste trabalho avaliamos vários conteúdos que fazem parte desse constante processo e que faz parte do dia a dia do aluno e do professor.
 Estudei os Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino de Ciências, empregamos o que acreditamos ser a realidade de hoje na vida dos alunos em sociedade e o que isso afeta na educação. Elucidamos o trabalho com imagens que retratam a desigualdade social e o quanto que isso afeta o educando no retrocesso escolar e na vida social. Colocamos propostas de atividades que podem ser desenvolvidas com a ajuda da tecnologia que esta no nosso alcance tanto na maioria das escolas públicas quanto na rede de ensino privado.
 Evidenciamos também o mérito da escolha dos conteúdos a serem trabalhados e quanto a maneira lúdica empregamos para despertar a atenção e o interesse do aluno. Esse trabalho tem conteúdos que acreditamos que devemos aplicar na vida escolar estando em posição de educador.
Desenvolvimento
		
Os parâmetros curriculares nacionais para o ensino de ciências envolvem o contexto de vivência da verdade dos alunos na comunidade atual atual?
		
		
 
 No Mundo em que vivemos, o Brasil, a educação ainda nos dias agis não é vista como precedência e por esse motivo não é raro vermos escolas com grandes deficiências de ensino tanto na parte pedagógica como nas organizações físicas dos prédios, a falta de profissionais e de materiais é uma constante no dia a dia da educação.
As interferentes propostas de ensino e aprendizagem discutidos entre educadores especialistas e pesquisadores são com certeza o caminho para uma educação mais eficaz porém ainda continua longe de ser algo comum nas salas de aula. 
 Hoje as aulas se resumem em simples inoculação de informação tendo como recurso apenas os livros didáticos e sua transição na lousa, faltam laboratórios e profissionais atualizados que estimulem os alunos a pensar, que instiguem a curiosidade levando esses alunos para aulas praticas onde os alunos consigam ver as experiências que foram estudadas nos livros.
 É fácil ver ainda nos dias atuais escolas com métodos de ensino antiquado mesmo após tantos estudos feitos por especialistas em educação , onde o professor transmite a erudição, a avaliação é feita por sindicância que os alunos devem responder de acordo com os livros didáticos escolhidos pelo professor.
Imagens selecionadas
http://jovenscomunicadores.ning.com/forum/topics/desigualdade-socialo-que-nos acesso em 16 de fevereiro de 2015.
 
http://1.bp.blogspot.com/-aZXd99bo9b0/UPCzLBmzkhI/AAAAAAAADtA/RhR9QNg6cbk/s1600/desigualdades.jpg acesso em 16 de fevereiro de 2015.
http://aefetividadedosdireitossociais.blogspot.com.br/2013/11/educacao-brasileira-um-direito-social_5.html acesso em 16 de fevereiro de 2015.
https://prorodrigues.files.wordpress.com/2009/12/duvida-ed.jpg acesso em 16 de fevereiro de 2015.
http://aefetividadedosdireitossociais.blogspot.com.br/2013/11/educacao-brasileira-um-direito-social_5.html acesso em 16 de fevereiro de 2015.
Reflexão das Imagens
 As imagens que selecionamos nos faz refletir sobre a desigualdade social de varias formas, mas todas assistidas pelo mesmo fator, que é a má variação de renda e a desvalorização de setores trabalhistas. 
 Nas imagens também relacionamos a desigualdade de intelecto que na imagem mostrada temos um menino acompanhado com seu pai onde e lhe dado um I-pad que representa uma criança mimada q tem de tudo. Já no outro lado, tem uma mãe com um filho escanchado na cintura, e outro a pedir no semáforo. Então a desigualdade social e relativa , uns tem outros não.
 Uma criança que nasceu na periferia, onde muitos dos moradores nem se quer são alfabetizados, mesmo que a criança frequente uma escola precisará de muito apoio para desenvolver o intelecto com as mesmas oportunidades de uma criança com melhores condições sociais onde os pais sejam alfabetizados e que ajudam nas tarefas escolares reforçando o ensino. 
 Infelizmente hoje no Brasil mesmo a Educação sendo obrigatória e de dever do Governo oferece La gratuitamente, em alguns Estados Brasileiros ainda encontramos muitas crianças fora da escola, e que estudar para elas é sinônimo de luxo, pois muitas tem que ajudar no sustento da casa e não tem incentivo nenhum dos pais para frequentar a escola.
 Nos dias de hoje percebemos que a desigualdade social tem um efeito dominó devido a má distribuição de renda. Pais mau remunerados não tem condições de oferecer uma boa escola particular para seu filho.
 O Governo não da circunstâncias de trabalho e salário justo para os professores de escolas públicas e por transcendência deixa o ensino público em estado antiquado, sem falar na falta de material didático atualizado e em boas condições de uso, bibliotecas atualizadas e laboratórios de estudo com computadores e internet para se ter uma boa ferramenta de pesquisa.
 Para se ter um futuro ideal e para mudarmos a imagem da sociedade atual, é preciso que os intermediando políticos e a sociedade em geral lute por um país mais justo e igualitário, que tenhamos saúde educação e todos os direitos sociais para todos.
http://igualdadeedireitodetodos.blogspot.com.br/2013/05/noticias-desigualdade-social.html
	
	
Plano de aula Proposta 1
Alimentação saudável: pirâmide dos Alimentos
 Objetivo : Determinar e descomplicar o que significa uma alimentação saudável através de um instrumento simples e de fácil compreensão como a pirâmide dos alimentos.
Desenvolvimento Atividade prática - Consumo alimentar individual de 1 de dia.
Objetivos da atividade: Estimular o conhecimento dos alunos a respeito do tema alimentação saudável antes de ser abordado pelo professor, inserir conceitos de alimentação saudável através da pirâmide dos alimentos.
Procedimento : O aluno deverá preencher a ficha de acordo com o que costuma comer durante o dia contendo todos os grupos de alimentos consumidos, O aluno deverá construir uma pirâmide alimentar na cartolina com os recortes que fará de acordo com a sua ficha.
 Após o aluno fazer o seu planejamento, o professor baseado nos princípios da pirâmide alimentar e seus grupos irá discutir com a turma os resultados obtidos, os cartazes ficarão expostos para cada aluno falar da sua pirâmide para os demais colegas.
Material necessário : Ficha de planejamento alimentar, lápis ou caneta, revistas, jornais com imagens de alimentos variados, cartolina, cola, tesoura.
	
	
Plano de aula Proposta 2
Alimentação saudável : História em quadrinhos demonstrada em slides
Objetivo: Depreender a importância e distinguir os diversos tipos de alimentos; valorizar a incorporação de frutas, e hortaliças na alimentação diária.
 Desenvolvimento: Fazer a apresentação em slides para os alunos da história em quadrinhos “Magali e Dudu em: O caso do apetite desaparecido”
Após a apresentação formar uma roda de conversa para discutir o contexto da história (Ex: Por que Dudu não gostava de comer suflê com abobrinha, Magali estava certa com seus hábitos alimentares, por que precisamos comer frutas
e verduras, perguntar quais alimentos os alunos mais gostam.
 
Aplicar a “dinâmica das frutas”, vendando os olhos do aluno, lhe ofertaremos um pedaço de determinada fruta, o aluno terá que adivinhar através do olfato e paladar de que fruta se trata.
Material necessário: História em quadrinhos, TV, DVD ou
 Projetor multimídia, frutas, venda para os olhos.
	
	 	 
Plano de aula Proposta 3
Alimentação saudável: construindo horta
Objetivo : Mostrar para os alunos através de recursos tecnológicos como é feito o plantio dos alimentos que consumimos diariamente e após produzir uma pequena horta em um espaço da escola.
 
Desenvolvimento da atividade prática – Cada turma se responsabilizara por um canteiro da horta. 
O professor deve orientar e supervisionar os alunos sobre o plantio, formação de mudas, espaçamento entre as covas, irrigação, além de colheita e conservação das hortaliças para o consumo.
 Todo esse processo motiva os alunos a cuidar de seu canteiro, administrá-lo para que as hortaliças cresçam e estejam apropriadas para o consumo. Essa experiência reforça as qualidades de organização, planejamento, responsabilidade e o processo de promoção de saúde através da alimentação saudável.
Material necessário: Vídeos sobre plantações, pá, enxada, ancinho, estacas, barbante, terra, sementes para plantio.
	
 
Que ações poderiam ser colocadas em pratica para despertar o interesse dos alunos para a ciência?
 Uma coisa é fundamental para despertar o interesse dos alunos para a ciência, a qualidade do que vai ser proposto.
 Desenvolver os conteúdos de maneira lúdica e prazerosa é de vital importância para motivar os alunos e envolve-los nos conteúdos e isso pode acontecer tanto no ambiente escolar com pesquisas em laboratórios, com materiais adequados e sempre partindo da curiosidade dos alunos, com aulas praticas onde o aluno se sinta inserido no contexto que está sendo estudado dando a ele liberdade para perguntas, observações e conclusões dos conteúdos sempre com a orientação e supervisão do professor, mas deixando o aluno se sentir como parte das atividades.
 Outra maneira de despertar o interesse dos alunos é propondo atividades fora do ambiente escolar oferecendo aos alunos visitação a museus e a outras instituições ligadas a ciência instigando e aproveitando a curiosidade dos alunos e após essas visitações propor pesquisas em meios como livros, internet, etc...
 Deixar o aluno pensar e refletir sobre diversos conteúdos principalmente os que estão ligados a ciência é algo fundamental para despertar o interesse e o prazer por aprender e o professor deve sempre estar atento as curiosidade dos seus alunos para aproveitar ao Maximo o potencial dos seus educados.
 Neste trabalho tivemos a oportunidade de aprofundar nosso conhecimento para o ensino de ciências em sala de aula e o quanto é importante conhecermos a realidade social familiar dos alunos, para desenvolver um trabalho de qualidade e produtivo em sala de aula . Para que todos os educados se sintam igualmente amparados em sala de aula.
 Aprendemos a importância do uso da tecnologia nas aulas, tanto para todos terem contato com esse tipo de recurso tanto para a qualidade da apresentação dos assuntos a serem trabalhados.
 Este trabalho foi de tamanha importância para nossa formação acadêmica por que nos fez refletir o quanto o ensino de ciências interfere na vida social e educacional da sociedade em geral, por ser uma disciplina que abrange assuntos tão amplos na vida humana, animal e ambiental.
Conclusão 
Referências Bibliográficas
TRIVELATO, Sílvia F.; SILVA, Rosana L. F. Ensino de Ciências. São Paulo: Cengage Learning,
2011.
http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro04.pdf 
acesso em 15 de fevereiro de 2015. 
http://www.portacurtas.org.br/beta/filme/?name=bumbando 
acesso em 15 de fevereiro de 2015.
http://www.portacurtas.org.br/beta/filme/?name=ilha_das_flores 
acesso em 15 de fevereiro de 2015.
http://jovenscomunicadores.ning.com/forum/topics/desigualdade-socialo-que-nos
acesso em 16 de fevereiro de 2015. 
http://www.abc.org.br/impressao.php3?id_article=2082 
acesso em 16 de fevereiro de 2015.
http://aefetividadedosdireitossociais.blogspot.com.br/2013/11/educacao-brasileira-um-direito-social_5.html 
acesso em 16 de fevereiro de 2015. 
https://prorodrigues.files.wordpress.com/2009/12/duvida-ed.jpg 
acesso em 16 de fevereiro de 2015.
http://www.rebrae.com.br/banco_arquivos/arquivos/cecanes/cartilha_docente_pr.pdf acesso em 22 de março de 2015.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais