Buscar

Questionário sobre Direito Inglês

Prévia do material em texto

Questionário sobre Direito Inglês 
Explique como a monarquia inglesa se diferencia das demais europeias nos séculos XI e XIII. 
A monarquia inglesa era bastante poderosa e conseguia centralizar o poder e, nos séculos seguintes, enquanto o resto da Europa via nascer o Poder Central, este perdia fôlego no Reino Britânico.
Por que a divisão do direito entre público e privado não existe no Direito inglês? 
 As categorias e conceitos, no Direito inglês, derivam de regras processuais formalistas que as Cortes Reais foram obrigadas a observar até uma época recente; a distinção entre direito público e direito privado, em particular, por esse motivo, é desconhecida na Inglaterra.
Explique porque o direito romano não influenciou a criação e o desenvolvimento do Direito inglês.
Os romanos eram apenas o exército invasor, agiam como tal e eram tratados como tal. A miscigenação não foi uma constante, dessa forma o Direito Romano pouco ou nada influenciou o direito dos povos que já habitavam a Bretanha.
Explique a diversidade de ordenamentos na Inglaterra ao tempo das invasões.
O Direito anglo-saxônico ou germânico na Bretanha, como preferem alguns estudiosos, começa quando, no final do século VI d.C., a Inglaterra converte-se ao cristianismo. Embora muito mal conhecido, esse Direito foi redigido e continha uma particularidade, ao invés de ser escrito em latim como as leis dos reinos bárbaros do continente europeu, seu texto foi confeccionado em língua anglo-saxônica.
De que modo Henrique II conseguiu unificar as leis do território que estava sob o seu comando?
Henrique II foi um artífice da unificação da Inglaterra e buscou através da lei ter êxito no empreendimento. Além de leis comuns a todo o reino, ele conseguiu nomear juízes para presidir os tribunais locais e submeteu os clérigos à legislação comum; estes então começaram a ser julgados em tribunais do Estado, não mais em tribunais eclesiásticos.
O que representou para a evolução do país e o do direito em geral a Carta Magna?
O documento representa o marco inicial do constitucionalismo, da
democracia e do desenvolvimento da teoria dos direitos fundamentais. Por meio da Magna Carta, pela primeira vez na história da humanidade, limitou-se, não por normas morais ou canônicas, mas essencialmente jurídicas, a esfera de atuação arbitrária monárquica, impondo-se limites ao Poder Estatal. Várias de suas disposições constam hoje nas Leis Fundamentais de diversos Estados Democráticos de Direito.
Explique o que foi Magna Charta libertatun e quais as causas para a sua edição.
Foi um documento que tinha como objetivo principal manter o rei João 
ou quem quer que fosse longe da ânsia de arrancar poder dos nobres e, visando isso acabou por indicar uma defesa de liberdade que não tinha sido visto até então. As causas foram a ideia do rei Henrique II de criar impostos e aumentar os já existentes com vista a fazer frente aos nobres que se colocassem em oposição a ele.
Qual a divisão do parlamento inglês e qual a sua função?
Câmara dos lordes (formadas por representantes da nobreza)
Câmara dos comuns (formadas por representes da sociedade)
Sua função é legislar, representar e controlar.
Qual a divisão do Direito inglês e quais as características de cada instituto?
Divide-se em quatro períodos históricos bem característicos: 
1) período anglo-saxônico (séc. V - 1066) 
2) período de criação e desenvolvimento do Common Law (1066-1485) 
3) período de coexistência dualista entre Equity e Common Law (1485 – 1832) 4) período de ascensão do statute (1832 – hoje) 
Fraqueza do Common Law e surgimento da Equity 
O formalismo rigoroso e o conteúdo puramente processual do Direito inglês faz surgir a EQUITY, com o objetivo de corrigir eventuais falhas existentes nos julgamentos dos juízes dos Tribunais Reais (séc. XV) 
Equity – sistema jurídico paralelo que visava, através de Tribunal da Chacelaria, o julgamento do caso com base no processo de Direito Canônico e na capacidade supletiva do Direito Romano vigente no Reino Unido, nos EUA, Nova Zelândia, Austrália, Canadá... Menor importância do Direito legislado (lei) em face da jurisprudência, força do precedente – decisão dos tribunais formada pelos Juízes visa a dar solução a um caso e não formular uma regra geral de conduta para o futuro. Modernização da Common Law O papel da lei cresce gradativamente Judicature Acts do século XIX (fusão entre common law e equity) – jurisdição única = Suprema Corte de Justiça Na Common Law, os casos de direito (case law) são as principais fontes do Direito, ou seja, a base da criação das regras de conduta. Ao contrário do Direito Romano, o direito norte-americano fundamenta-se mais nos usos e costumes do que no trabalho dos legisladores. Contudo, a diferença entre civil law e common law não é o mero fato da codificação, e sim a abordagem metodológica aplicada aos códigos e leis.
Qual evolução o Habeas Corpus trouxe para a garantia dos direitos individuais do cidadão? 
O Habeas Corpus surgiu acompanhado da evolução social como forma de garantir os direitos humanos inerentes a pessoa.
Assim, o homem passa a se defender através de dispositivos constitucionais, embasando-se também em princípios norteadores, tais quais: a ampla defesa e o contraditório, devido processo legal, igualdade, legalidade, dignidade humana, dentre outros.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes