Buscar

Atividade de CMC 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CARBOIDRATOS
1- Defina carboidratos.
São compostos orgânicos também conhecidos por hidratos de carbono, glúcides, glucídios, glícides, glicídios ou açúcares. As moléculas desses compostos orgânicos, normalmente, possuem átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio. Em alguns deles, encontra-se também o nitrogênio. De acordo com a complexidade de suas moléculas, os carboidratos podem ser classificados em monossacarídeos, oligossacarídeos e polissacarídeos.
2- O que são monossacarídeos? Dê exemplos.
São os carboidratos mais simples. Suas moléculas não precisam sofrer hidrólise para serem absorvidas pelas células. Nelas há um pequeno número de átomos de carbono, por exemplo, glicose, frutose e galactose. Com algumas exceções, obedecem à seguinte fórmula geral:
CnH2nOn = Cn(H2O)n, em que n pode variar de 3 a 7.
3- Como podemos classificar os monossacarídeos quanto ao radical orgânico? E quanto ao número de carbono?
Quanto ao radical orgânico: aldose e cetose.
Quanto ao número de carbono: Trioses, Tetroses, Pentoses, Hexoses e Heptoses.
4- O que é ligação glicosídica? Qual a sua importância?
É a ligação que ocorre entre dois monossacarídeos, através de suas hidroxilas e com a saída de uma molécula de água. A ligação glicosídica, permite a união de vários monossacarídeos, criando macromoléculas orgânicas, importantes na manutenção da fisiologia de um ser vivo.
5- Diferencie monossacarídeos de oligossacarídeos e polissacarídeos. Dê exemplo de pelo menos dois de cada um desses tipos de carboidratos.
Os monossacarídeos são moléculas de carboidratos mais simples, portanto não pode ser degradado em outros carboidratos, por exemplo, a glicose, frutose e galactose. Já os oligossacarídeos é formado pela união de vários monossacarídeos, no máximo dez, como a sacarose, maltose e lactose. Os polissacarídeos é resultante da polimerização dos monossacarídeos, portanto, apresentam a união de várias unidades de moléculas simples de carboidratos, como o amido, o glicogênio, a quitina e celulose.
6- Porque é mais vantajoso ter polissacarídeos como reserva energética?
Pelo fato de ser uma macromolécula, composta pela união de vários monossacarídeos, passando a ter um montante elevado devido a degradaçao desses carboidratos, cuja uma das principais funções é a energética, seja através de uma fonte de energia (glicose) ou pela reserva energética (glicogênio).
7- Quais os principais dissacarídeos presentes em nossa dieta e quais suas fontes?
A maltose: é o açúcar do malte. Não é encontrado livre na natureza. É obtido pela indústria através da fermentação de cereais em germinação, tais como a cevada, produzindo etanol a quebra das moléculas de amido, gerando duas moléculas de glicose.
Sacarose: É o açúcar comum de mesa. Extraído da cana de açúcar, da beterraba, da uva e do mel.
Lactose: É o açúcar do leite. É encontrado nos cereais, margarina, bolos e doces, frutas de conserva, sopas instantâneas, gelados.
8- Explique o que ocorre nas pessoas com intolerância a lactose.
Denominação dada a incapacidade parcial ou completa de digerir o açúcar existente no leite e seus derivados. Isso se dá pelo distúrbio digestivo associado à baixa ou nenhuma produção de lactase pelo intestino delgado, que quebra a lactose.
9- Uma vez que o amido e a celulose são compostos formados por monômeros de glicose, qual a diferença estrutural e funcional entre eles?
A macromolécula de amido (amilo) é um polímero formado por unidades de glicose, sendo encontrada apenas nos vegetais, nos quais fica armazenada, principalmente, na batatinha, mandioca, milho, trigo, feijão. Nos vegetais, o amido tem a função de ser uma importante reserva energética, uma vez que é a forma como os vegetais armazenam em suas células a glicose que não está sendo consumida. Sabe-se que, por meio da reação de fotossíntese, os vegetais clorofilados fabricam a glicose que será utilizada como alimento nos processos de obtenção de energia, isto é, na respiração celular, e também como matéria-prima para a produção de outros compostos orgânicos. Entretanto, quando a produção de glicose é maior que o seu consumo, o excesso da produção é armazenado sob forma de amido. Em caso de necessidade, o vegetal lança mão dessas reservas. Por isso, diz-se que o amido é o material de reserva vegetal. Além disso, é também um importante alimento energético para os animais, uma vez que a maioria deles produz as enzimas necessárias para degradar a macromolécula de amido, transformando-a em várias moléculas menores de glicose, que, então, são absorvidas e usadas como fonte de energia.
A celulose é o carboidrato mais abundante na natureza. Sua macromolécula resulta da associação de unidades de glicose. Sua função é tipicamente estrutural, uma vez que é o principal componente da parede celular (revestimento mais externo) das células vegetais. São raros os organismos que produzem as enzimas necessárias para a digestão da celulose. Os ruminantes (boi, cabra, veado, girafa, etc.), por exemplo, são animais essencialmente herbívoros que se alimentam de folhagens ricas em celulose. Assim como ocorre no nosso organismo, os ruminantes não produzem as enzimas necessárias para a digestão da celulose. Entretanto, no estômago desses animais, vivem e proliferam certas espécies de micro-organismos (bactérias, protozoários) que são capazes de produzir e de liberar as enzimas celulase e celobiase, permitindo, assim, que, no tubo digestório desses animais, haja o desdobramento da celulose em moléculas de glicose, que, então, são absorvidas e utilizadas como fonte de energia. Para esses animais, a celulose é um importante alimento energético. A digestão completa da celulose, à semelhança do que acontece com a digestão do amido, é feita em duas etapas.
10- Uma vez que a celulose não é digerida pelos humanos, porque a celulose é importante na nossa dieta?
Ela age absorvendo moléculas do bolo alimentar, diminuindo a absorção de colesterol, triglicerídeos, glicosem entre outras. Melhoram a formação do bolo fecal, aumentando a velocidade de trânsito do mesmo no intestino, atenuando a incidência de doenças.
11- Cite alimentos que são compostos fundamentalmente de amido?
Na batatinha, mandioca, milho, trigo, feijão.

Outros materiais