Buscar

avaliando 1

Prévia do material em texto

AVALIANDO JURISDIÇÃO CONSTITUCIONAL
1.
XII EXAME DE ORDEM Acerca do controle de constitucionalidade, assinale a alternativa INCORRETA.	
Quest.: 1
	Os efeitos da decisão que afirma a inconstitucionalidade da norma em sede de Ação Direta de Inconstitucionalidade, em regra, são ex tunc.
	Não se admite a desistência após a propositura da Ação Declaratória de Constitucionalidade.
	A União Nacional dos Estudantes não tem legitimidade para propor Ação Direta de Inconstitucionalidade.
	X É impossível o esclarecimento de matéria de fato em sede de Ação Direta de Inconstitucionalidade.
2.
Sobre os sentidos da Constituição, assinale a opção errada:	
Quest.: 2
	Konrad Hesse defende a ideia de força normativa da Constituição, para quem as normas constitucionais tem normatividade suficiente para modificar a realidade, obrigando as pessoas.
	Para Ferdinand Lassalle, a Constituição deve ser vista sob a concepção sociológica, vale dizer, a Constituição é vista sob o aspecto da relação entre os fatos sociais dentro do Estado e, caso não corresponda aos fatores reais de poder, não passaria de uma folha de papel.
	Carl Schmitt defende a concepção política da Constituição e, para ele, busca-se o fundamento da Constituição na decisão política fundamental que antecede a elaboração da Constituição.
	X A concepção jurídica ou puramente normativa da Constituição é defendida por Hans Kelsen, para quem a Constituição é puro dever-ser, norma pura, e deve buscar seu fundamento na filosofia, sociologia ou política, indo muito além da própria ciência jurídica.
3.
No controle incidental, o pronunciamento do plenário ou do órgão especial do tribunal irá se restringir à análise da inconstitucionalidade da lei, sendo o julgamento do caso concreto feito pelo órgão fracionário competente para o julgamento do mérito do recurso. Ocorre na hipótese, o que a doutrina convencionou denominar:	
Quest.: 3
	modulação temporal dos efeitos da decisão
	abstrativização do controle difuso
	súmula vinculante
	cláusula de reserva de plenário
	X cisão funcional da competência
4.
O sistema de fiscalização da constitucionalidade adotado pela Constituição Federal de 1988 não compreende a possibilidade de	
	X controle político-preventivo e jurisdicional, exercido pelo presidente da República, que submete os projetos de lei suspeitos de inconstitucionalidade ao STF.
	controle jurisdicional, combinando os modelos difuso e concentrado, este último exercido pelo STF tendo como norma paradigma a Constituição
	controle político, exercido pelo presidente da República, quando aprecia os projetos de lei recebidos do Congresso Nacional, para sanção ou veto.
	controle político-preventivo, exercido pelo Congresso Nacional, sobretudo pelas Comissões de Constituição e Justiça.
5.
IX EXAME DE ORDEM UNIFICADO João ingressa com ação individual buscando a repetição de indébito tributário, tendo como causa de pedir a inconstitucionalidade da Lei Federal "X", que criou o tributo. Sobre a demanda, assinale a afirmativa correta.
Quest.: 5
	Caso a questão seja levada ao Supremo Tribunal Federal, em sede de recurso extraordinário, e este declarar a inconstitucionalidade da Lei Federal "X" pela maioria absoluta dos seus membros, a decisão terá eficácia contra todos e efeitos vinculantes.
	O juiz de primeiro grau não detém competência para a declaração de inconstitucionalidade de lei ou ato normativo, mas somente o Tribunal de segundo grau e desde que haja prévio pronunciamento do plenário do Supremo Tribunal Federal sobre a questão.
	João não possui legitimidade para ingressar com a demanda, questionando a constitucionalidade da Lei Federal "X", atribuída exclusivamente às pessoas e entidades previstas no art. 103 da Constituição.
	X O órgão colegiado, em sede de apelação, não pode declarar a inconstitucionalidade da norma, devendo submeter a questão ao Pleno do Tribunal ou ao órgão especial (quando houver), salvo se já houver prévio pronunciamento deste ou do plenário do STF sobre a sua inconstitucionalidade.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes