Buscar

hist brasil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

»  de 50 min.
		
	 
	Lupa
	 
	Aluno: ALEQUISANDRA DE AMORIM DORNELLAS
	Matrícula: 201512660302
	Disciplina: CEL0518 - HISTÓRIA DO BRASIL REPUBLICANO 
	Período Acad.: 2017.3 EAD (G) / SM
	
	
		1.
		"Só o Exército, afirmou Deodoro, sabia sacrificar-se pela pátria e, no entanto, maltrataram-no os homens políticos que até então haviam dirigido o país. Aludiu aos seus serviços no campo de batalha, rememorando que pela pátria estivera três dias e três noites combatendo em campos paraguaios no meio do lodaçal, sacrifício que eu não poderia avaliar". A frase acima pertence ao Visconde de Ouro Preto, último chefe do governo da Monarquia. A partir dela, vemos refletida a essência de uma das questões apontadas como responsáveis pela queda da Monarquia. Assinale, abaixo, a alternativa que melhor corresponde às palavras de Ouro Preto.
		Quest.: 1
	
	
	
	
	Estas palavras dizem respeito à Questão Militar, onde militares como Deodoro se viam impedidos de participar das decisões de Estado por políticos como o Visconde de Ouro Preto.
	
	
	Essas palavras como que simbolizam a aceitação, por parte de Deodoro, da liderança do Movimento Republicano que levaria à derrubada da Monarquia.
	
	
	Essas palavras demonstram simplesmente uma rivalidade pessoal que existia entre Deodoro e o Visconde de Ouro Preto.
	
	
	Essas palavras dizem respeito à Questão Abolicionista, que contrapôs os militares às elites escravistas.
	
	
	Estas palavras dizem respeito à Questão Religiosa onde os militares apoiaram o Imperador em fazer valer sua autoridade contra a Igreja, que queria impor uma Bula papal no Brasil apesar da mesma não ter sido aprovada por D. Pedro II.
	
	
		2.
		Apesar das muitas versões sobre os motivos que levaram Deodoro da Fonseca a participar do movimento que levou à República, a historiografia reconhece como o mais certo:
		Quest.: 2
	
	
	
	
	O fato de Deodoro ter aderido de corpo e alma à causa republicana.
	
	
	Os constantes desentendimentos entre Deodoro e o Imperador.
	
	
	O fato de que Deodoro era um defensor da Democracia e que via no Império um regime cada vez mais autoritário e ditatorial.
	
	
	A notícia de que o Imperador pretendia convidar Silveira Martins, inimigo político de Deodoro, para organizar o novo gabinete.
	
	
	O fato de Deodoro estar convencido de que a Monarquia e os monarquistas eram um mal para o país.
	
	
		3.
		Leia com atenção o trecho abaixo:
"Em suma, a constituição instituía um sistema representativo, de divisão e independência entre os poderes, cabendo ao presidente designar livremente os Ministros ao Congresso (bem como ao supremo), controlar e inclusive julgar, sendo o caso, o Presidente, bem como legislar sobre o orçamento, os impostos, o efetivo das forças armadas, etc. Na prática, o arcabouço democrático-representativo da constituinte vai confrontar-se com uma situação bem diversa da que o mundo das normas abstratas supunha. Entretanto, havia um princípio, consagrado pela constituição, que coincidia com os interesses e o perfil das realidades impostas pelos vencedores de 89: o federalismo." (CARDOSO, Fernando Henrique. Dos governos militares a Prudente-Campos Sales. In: FAUSTO, Boris. História Geral da Civilização Brasileira. Tomo III, vol. 2. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2006. pp.17-57. p. 42)
O autor defende a hipótese de que o princípio do federalismo, resguardado na carta constitucional de 1891, era compatível com os interesses dos "vitoriosos" de 1889 porque:
		Quest.: 3
	
	
	
	
	Os vitoriosos eram os representantes da burguesia industrial, que desejavam um governo forte, centralizado e capaz de estimular o avanço industrial.
	
	
	Os vitoriosos eram os próprios militares, que desejavam a extinção do exército regular a a re-estruturação da guarda nacional, criada ainda no período regencial.
	
	
	Os vitoriosos eram os representantes da oligarquia cafeicultora, que desejavam o federalismo para terem mais autonomia na utilização da máquina do Estado para a defesa dos preços do café no mercado internacional.
	
	
	Os vitoriosos eram os próprios militares, que desejavam a transformação das forças armadas em polícias estaduais fragmentadas e independentes entre si.
	
	
	Os vitoriosos eram os estancieiros gaúchos, que desejavam o federalismo para terem mais autonomia na negociação do preço do charque.
	
	
		4.
		Assinale a alternativa INCORRETA. Entre os direitos do cidadão estabelecidos pela primeira Constituição republicana estão:
		Quest.: 4
	
	
	
	
	O voto universal
	
	
	A liberdade religiosa
	
	
	A igualdade de todos perante a lei
	
	
	O livre exercício de qualquer profissão
	
	
	O ensino leigo nas escolas públicas
	
	
		5.
		Analise o seguinte discurso de Rui Barbosa, na primeira década do século XX, no Brasil: "O governo federal entregava cada um dos estados à facção que dele primeiro de apoderasse. Contanto que se pusesse nas mãos do presidente da República, esse grupo de exploradores privilegiados receberia dele a mais ilimitada outorga, para servilizar, corromper e roubar as populações. (...) A hipótese de intervenção federal não o inquietaria nunca mais. O governador da União não ousaria dela nunca mais, a não ser e quando a quadrilha protegida a solicitasse, para ultimar, em nome da autonomia estadual, a escravidão, a desonra e a pilhagem do estado". (BARBOSA, Rui. Apud: FREIRE, Américo. MOTTA, Marly Silva da. ROCHA, Dora. História em curso: o Brasil e suas relações com o mundo ocidental. Rio de Janeiro: FGV, 2004, pp. 245) Em seu discurso, Rui Barbosa criticou qual prática característica da "República Oligárquica"?
		Quest.: 5
	
	
	
	
	a "comissão de verificação dos podere" e a "degola" dos candidatos eleitos pelos partidos da oposição.
	
	
	a "política do café com leite" e a alternância e paulistas e mineiros no poder.
	
	
	a "política dos governadores" e o acordo entre os governos central e estadual.
	
	
	o "coronelismo" e o controle do eleitorado rural.
	
	
	as "eleições de bico-de-pena" e a fraude eleitoral na primeira república.
	
	
		6.
		A respeito da Revolta da Vacina (1904) podemos concluir sobre os seus integrantes que:
		Quest.: 6
	
	
	
	
	Embora estivessem alijados da cidadania política, estavam profundamente atentos a aspectos do exercício do poder que afetavam a vida cotidiana e dispostos a defender os seus direitos.
	
	
	Devido ao analfabetismo e à falta de consciência política não souberam compreender a importância da vacinação obrigatória e das reformas urbanas realizadas por Pereira Passos.
	
	
	Agiram exclusivamente em nome da preservação da moral de suas mulheres e filhas.
	
	
	Agiram sob manipulação de políticos contrários ao governo e pela imprensa. Não conseguiam perceber os benefícios da vacinação contra a varíola.
	
	
	Faziam parte dos setores marginalizados e perigosos da sociedade, como prostitutas, ladrões e vagabundos. Sua revolta não tinha consciência política.
	
	
		7.
		(UFF 2002/Adaptação) A questão da qualidade de vida já aparecia, no início do século XX, na reforma urbana realizada pelo prefeito Pereira Passos na cidade do Rio de Janeiro. Identifique a opção que revela características dessa reforma.
		Quest.: 7
	
	
	
	
	Imitou as reformas de Paris realizadas pelo Barão Haussmann em 1850, trazendo para o Rio de Janeiro um modo de vida europeu. Entretanto, os vestígios da arquitetura colonial permaneceram no centro da cidade devido à força política dos proprietários dos cortiços.
	
	
	Atendeu às reivindicações de engenheiros e médicos que queriam uma cidade limpa, saneada, com características exclusivamente brasileiras e sem nenhumasemelhança com Paris.
	
	
	Possibilitou que os grupos monarquistas fizessem da capital uma cidade-corte, privilegiando o embelezamento em detrimento da utilidade econômica e política da cidade do Rio de Janeiro.
	
	
	Associou beleza e saneamento ao considerar que, em uma cidade moderna, além de se construírem avenidas e jardins, devia-se cuidar, também, das instalações de água e esgoto, eliminando-se os odores fétidos e combatendo-se a falta de asseio de seus habitantes.
	
	
	Transformou a cidade-capital em cidade moderna, o que representou o avanço brasileiro em direção ao modelo europeu. Pereira Passos manteve o centro como cidade portuguesa e atuou, apenas, nas áreas periféricas.
	
	
		8.
		(UFF 2011/ Adaptação) Um dos elementos decisivos no tocante à simbologia do regime republicano que foi inaugurado no Brasil em 1889 foi a definição de sua bandeira, de adoção obrigatória e legalmente estabelecida. Segundo alguns autores, essa foi uma batalha decisiva, que revelou clivagens entre os próprios republicanos, apesar de a vitória ter pertencido a um grupo: os positivistas. Sua vitória, nesse caso, pode ser explicada pelo fato de:
		Quest.: 8
	
	
	
	
	os positivistas constituírem a base de apoio ao regime republicano, sobretudo devido a seu prestígio junto aos antigos setores aristocratas e conservadores da população.
	
	
	os positivistas ortodoxos contarem com maioria no Congresso, fazendo com que os demais projetos de bandeiras apresentados fossem sistematicamente vetados por imitarem ora o modelo francês, ora o modelo norte-americano.
	
	
	a bandeira ter incorporado o lema dos positivistas ortodoxos, "Ordem e Progresso", e elementos da antiga bandeira imperial, combinando passado e futuro, além de valores como a fraternidade universal e a conciliação entre extremismos.
	
	
	os positivistas ortodoxos considerarem que apenas sob o regime monárquico estariam assegurados a ordem e o progresso, tal como o pregara Comte.
	
	
	os positivistas ortodoxos constituírem-se numa seita religiosa que pregava o fim do estágio fetichista
	
	
		9.
		De acordo com a análise de Vitor Nunes Leal no livro "Coronelismo, Enxada e Voto", o poder local
		Quest.: 9
	
	
	
	
	não tinha nenhuma influência nos primeiros anos da República brasileira, já que as comunidades rurais eram altamente politizadas.
	
	
	baseava a sua autoridade nos vínculos estreitos que tinha com a igreja católica, essa sim o agente político mais forte do período.
	
	
	era a parte mais forte no acordo que se convencionou chamar de "Política dos Governadores", já que se tornou capaz de impor suas vontades ao governo central.
	
	
	era influente apenas nas áreas urbanas, já que as zonas rurais não tinham importância na época.
	
	
	era a parte mais fraca do acordo que se convencionou chamar de "Política dos Governadores", já que essa estratégia política foi idealizada pelo governo federal.
	
	
		10.
		Segundo José Murilo de Carvalho, em Os Bestializados, a proclamação da República no Brasil (1889) não teve o mesmo significado para todos. Entre os republicanos, podemos apontar, pelo menos, a disputa entre três projetos de República:
		Quest.: 10
	
	
	
	
	O modelo positivista, defendido principalmente por militares e republicanos gaúchos; o modelo clientelista, defendido pela burguesia cafeeira; e o modelo revolucionário defendido pelos setores operários urbanos e pequenos camponeses.
	
	
	O modelo liberal e federalista norte-americano, defendido principalmente por proprietários rurais, especialmente de São Paulo; o modelo positivista, defendido principalmente por militares e republicanos gaúchos; e o jacobinismo francês, defendido pela população urbana, pequenos proprietários rurais, e profissionais liberais.
	
	
	O modelo revolucionário defendido pelos setores operários urbanos e pequenos camponeses; o modelo positivista, defendido principalmente por militares e republicanos gaúchos; e o modelo liberal e federalista norte-americano, defendido principalmente por proprietários rurais, especialmente de São Paulo.
	
	
	O jacobinismo francês defendido pela população urbana, pequenos proprietários rurais e, profissionais liberais; o modelo revolucionário defendido pelos setores operários urbanos e pequenos camponeses; e o modelo positivista, defendido principalmente por militares e republicanos gaúchos.
	
	
	O modelo liberal e federalista norte-americano, defendido principalmente por proprietários rurais, especialmente de São Paulo; o modelo positivista, defendido principalmente por militares e republicanos gaúchos; e o modelo clientelista, defendido pela burguesia cafeeira.

Outros materiais