Buscar

O que aconteceu com a educação brasileira após os anos 90

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

O que aconteceu com a educação brasileira após os anos 90.
Qual a importância do ECA para os processos educativos e sociais em nossa sociedade?
O que é o PNE e como ele funciona? Discuta, pelo menos duas de suas metas.
Como é o financiamento da escola pública no Brasil. Visite o portal do FNDE e faça uma pesquisa sobre o FUNDEB e sobre o valor por aluno da escola pública em seu estado e/ou município.
A reforma dos anos 90 envolveu a participação de organismos nacionais, intelectuais e internacionais, foi tida como a própria política de governo o principal objetivo deste estudo é conversar sobre os seus motivos e implicações da reforma, foi feita pelos baixos níveis de educação encontrados no país. Uma serie de proposições foram feitas pelos interlocutores da reforma, como alternativa de melhorar o quadro do meio político e neoliberal. Como resultado observa‐se uma pequena melhora nos índices iniciais, e uma reafirmação do dualismo já existente na escola pública brasileira, o que me deixa na dúvida qual foi o real objetivo de fato desta reforma.  
O “ECA” é o Estatuto da Criança e do Adolescente é a lei que cria condições de exigibilidade para os direitos da criança e do adolescente, que estão definidos no artigo 227 da Constituição Federal. A importância do ECA para os processos educativos e sociais em nossa sociedade é Porque, sem um aumento dos níveis de articulação e de mobilização da sociedade organizada, os Conselhos de Direitos (Nacional, Estaduais e Municipais) jamais terão força suficiente para cumprir efetivamente o importante papel que a legislação lhes reservou. 
(PNE) É O Plano Nacional de Educação, é um projeto de nação, que promove a garantia do acesso á educação básica e á universalização do ensino obrigatório, e à ampliação das oportunidades educacionais que determina diretrizes, metas e estratégias para uma política educacional de qualidade, são metas de valorização dos profissionais da educação, qualidade de ensino, metas que diz respeito especificamente à redução das desigualdades e o respeito pela diversidade. O plano PNE, funciona com todas as secretarias e autarquias na definição das ações, dos responsáveis e dos recursos.
O Fundeb é um programa que financia a educação básica pública, são recursos dos estados, Distrito Federal e municípios devem ser utilizados para o pagamento de professores, diretores e orientadores educacionais. O restante é destinado a despesas de manutenção e desenvolvimento do ensino; formação continuada de professores; aquisição de equipamentos; manutenção, construção e conservação de instalações. Existe também um Plano chamado “plano de Desenvolvimento da Educação” (PDE), todas as transferências voluntárias e assistência técnica do MEC aos municípios, estados e Distrito Federal . Os gestores devem acessar o Sistema Integrado de Planejamento, Orçamento e Finanças do Ministério da Educação (Simec) constantemente para acompanhar o trâmite do PAR do seu estado ou município. A merenda escolar, é do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) e do Programa Dinheiro Direto na Escola, com base no censo escolar, os estados e municípios precisam apresentar as prestações de contas no prazo pré-determinado para não deixar de receber nenhuma parcela dos recursos. O valor estabelecido por aluno é de m R$ 2.875,03 ao decorrer do ano.

Outros materiais