Buscar

relatorio ph 2

Prévia do material em texto

Relatório de Aula Prática: pH
	
Uberlândia, abril de 2017
Introdução
Ácidos e bases compõem as substâncias presentes no nosso dia-a-dia e normalmente, em alimentos. Ácidos são substâncias que quando dissolvidas em água se ionizam e dão origem a íons H+, são caracterizados pelo sabor azedo. As bases são substâncias que em solução aquosa se dissociam e liberam íons OH- e são caracterizadas pelo sabor quando básicos, porém podem caracterizar substâncias maléficas ao nosso organismo (RUSSEL, 2006).Uma maneira segura de caracterizar essas substâncias é usando suas características físicas e químicas, como o pH.
O pH é o potencial Hidrogeniônico que uma substância possui, e está relacionado à quantidade de íons presentes na mesma. É uma escala numérica, indo de 0 – 14, que indica o grau de acidez(<7), neutralidade(7) ou alcalinidade de uma solução(>7). Para a medida de pH podem ser utilizadas metodologias como o papel tornassol, o papel universal e o pHmêtro (LUMERTZ, et al, 2010).
O papel tornassol é um indicador ácido-base que apresenta um tinta orgânica em sua composição, que quando em contato com ácidos ou bases altera sua coloração. Pode ser encontrado nas cores azul, que muda para vermelho em soluções ácidas, e o vermelho, que muda para azul quando em soluções alcalinas. O papel indicador universal, são tiras de papel que mudam de cor dependente do pH da solução onde é colocado, possui uma tabela para comparação da cor que varia de 1 a 14. O pHmêtro é o método mais preciso para se verificar o pH de substâncias. Por meio de um eletrodo acoplado a um potenciômetro ele converte o valor de potencial de eletrodo em unidades de pH. Os valores encontrados, geralmente, são na escala de 0-14, porém são mais preciso e apresentam valores com casas decimais. 
Objetivos
O objetivo desta aula prática foi demonstrar técnicas existentes para medição do pH de soluções de diferentes tipos como: ácidas ou alcalinas.
Materiais e Métodos
-Materiais
1-Béckers;
2-Pisseta;
3- Papel Indicador Universal;
4-Papel Indicador Tornassol, vermelho e azul;
5-pHmetro;
6- 10 Soluções: Coca- cola Normal, Coca-cola Zero, Dell Valle Pessego caixa, Dell Valle Uva fruit, Dell Valle Kapo Morango, Água Crystal com gás, Dell Valle Uva caixa
Suco Naturacitrus Laranja, Água Tônica Antártica,Guaraná Antártica.
-Métodos
Cada solução foi colocada em um bécker e foram medidos os pHs, utilizando os papéis tornassol azul e vermelho, o papel universal e o pHmêtro.
Resultados e Discussão
	Nas medições foram obtidos os valores abaixo:
	
De acordo com as medidas observadas todas as metodologia observadas deram valores próximos da metodologia mais precisa, pHmêtro. Indicando que a metodologia do tornassol apesar de eficaz para verificar se a substâncias e ácida ou básica não possibilita saber o quão ácida ou alcalina a solução é. 
A medida de ph obtida pelo papel universal se mostrou próxima às encontradas pelo pHmêtro, tendo maior diferença na medida da água com gás, que pode ter variado devido a erro de leitura. 
Conclusão
Com a aula prática consegimos observar como o pH é utilizados para determinar as soluções como ácidos e bases com o uso de metodologias diferentes. A aula prática se mostrou satisfatória por conseguirmos observar a eficácia das metodologia e que a melhor a ser utilizada depende das circunstâncias e diponibilidade de materiais, e também, que podem existir variações os valores encontrados, depedendo das técnicas utilizadas.
Referências
LORENA, Suzana. Indicadores químicos. Disponibilizada por InfoEscola. Disponível em: <http://w.infoescola.com/quimica/indicadores-quimicos/>. Acesso em 28 abril 2017.
LUMERTZ, L. S; COSTA, M. C. R; FEREIRA, R. S; SOUZA, R. M; Determinação do pH. Criciúma- SC: Universidade do Extremo Sul Catarinense, 2010. Disponível em: http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAwOoAG/relatorio-ph. Acesso em 28 abril 2017.
RUSSEL, J. B. Química Geral, pag. 551, 2ª edição. São Paulo: Pearson Makron Books, 2006.
SOUZA, Líria Alves de. Você sabe o que significa pH?. Disponibilizada por Mundo Educação. Disponível em: <http://w.mundoeducacao.com/quimica/voce-sabe-que-significa-ph-.html>. Acesso em 28 abril 2017.

Outros materiais

Perguntas Recentes