Buscar

Biologia da Reprodução Humana

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201701734294)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Assinale a seqüência correta no processo de desenvolvimento do zigoto:
		
	 
	mórula - blástula ¿ gástrula
	
	blástula - mórula ¿ gástrula
	
	gástrula - blástula ¿ mórula
	
	mórula - gástrula ¿ blástula
	
	gástrula - mórula ¿ blástula
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201701922754)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Quando a mulher nasce, todos os folículos já estão formados nos ovários. Mas os ovócitos interrompem a meiose na primeira divisão. Esses folículos são chamados de primordiais por estarem presentes desde os primórdios até a menopausa e representarem o estágio inicial do desenvolvimento folicular. Na síndrome do ovário policístico, há nítida dificuldade do amadurecimento destes folículos que por não se desenvolverem poderão interromper momentaneamente a fertilidade e ainda causar uma série de sintomas. Escolha abaixo o item que está verdadeiramente correto sobre a função do folículo primordial:
		
	 
	A produção de hormônios no folículo ovariano se inicia com a progesterona, hormônio de grande importância na manutenção do endométrio.
	
	O folículo ovariano ainda não desenvolvido possui em seu interior o ovócito primário que por sua vez possui todos os cromossomos da espécie, uma vez que ainda não sofreu a meiose reducional.
	
	Dentro deste folículo há uma célula precursora do óvulo, o ovócito secundário, presente deste o período gestacional da menina.
	
	O folículo ovariano é o local onde se produz FSH (hormônio folículo estimulante) e LH (hormônio luteinizante) que iniciarão o ciclo menstrual.
	 
	Ao ser estimulado pelo FSH, o folículo ovariano inicia sua produção hormonal. Assim o estrógeno aos poucos é produzido e lançado na corrente circulatória, e esse é responsável pela formação dos caracteres sexuais secundários.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201702126627)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O sistema reprodutor masculino apresenta as funções de produção de gametas e hormônios responsáveis pelas características sexuais secundárias. A respeito das estruturas que formam o sistema é correto afirmar que:
		
	
	Os epidídimos contribuem com parte do líquido seminal
	
	A ereção do pênis é controlada pela quantidade de espermatozoides produzidos
	
	A vasectomia é uma cirurgia de esterilização masculina que afeta diretamente a função da próstata
	 
	O canal deferente conduz os espermatozoides produzidos nos testículos até a uretra
	
	As glândulas bulbouretrais são responsáveis por parte da produção do hormônio testosterona
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201702016672)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A reprodução é o mecanismo essencial para perpetuação e diversidade das espécies assim como para a continuidade da vida. Os gametas são os veículos de transferência dos genes para as próximas gerações. A gametogênese pode ser caracterizada por três etapas distintas denominadas multiplicação (mitose), crescimento e maturação (meiose), que se diferenciam em vários aspectos na espermatogênese e na oogênese. A oogênese diferencia-se da espermatogênese na ocorrência do processo ao longo da vida do indivíduo, no número de gametas formados, nas etapas de multiplicação, crescimento e maturação, assim como nas diferenciações e maturações citoplasmáticas e nucleares dos gametas masculinos e femininos. O processo da oogênese em relação à maturação oocitária ainda merece mais estudos, pois os aspectos bioquímicos e genéticos deste processo precisam ser mais bem esclarecidos. Por meio da gametogênese masculina e feminina a natureza proporcionou a fertilidade e a capacidade de gerar filhos a casais de diferentes espécies que se reproduzem sexuadamente incluindo a espécie humana. Quando existem falhas neste mecanismo por diferentes motivos como oligospermia, teratozoospermia, astenoospermia, azoospermia, ou distúrbios da ovulação, endometriose, fatores tubários, esterilidade sem causa aparente, casais podem recorrer às tecnologias de Reprodução Assistida como inseminação intra-uterina, fertilização in vitro, injeção intra-citoplasmática de espermatozóides, e de maturação oocitária in vitro para chegarem à plenitude da reprodução(ARAÚJO, C. H. M.; ARAÚJO, M. C. P. M.; MARTINS, W. P.; FERRIANI, R. A.; REIS, R. M. Gametogênese: Estágio Fundamental do Desenvolvimento para reprodução humana. Ribeirão Preto Online Volume 40, Nº. 4, 2007). Os autores descrevem que os gametas são os veículos de transferência dos genes para as próximas gerações, sobre essa informação, é correto afirmar:
		
	
	Que é verdadeira, já que eles carregam informação genética na forma de RNA exclusivamente, promovendo a transmissão de caracteres genéticos
	
	Que é falsa, já que é o zigoto a célula responsável por transmitir a informação genética aos descendentes de cada casal
	
	Que é falsa, pois os gametas são células comuns a todos os humanos e, portanto, não expressam as características genéticas necessárias para cada indivíduo
	 
	Que é verdadeira, haja vista que os gametas são células sexuais os seja agregam características genéticas de ambos os genitores
	
	Que é verdadeira, já que os mesmos sofrem mitose produzindo células haploides o que proporciona a correta mistura do material genético nos descendentes
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201702199102)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O processo de formação de espermatozoide e a diferenciação deste são, respectivamente, chamados de:
		
	 
	Espermatogênese e espermiogênese.
	
	Gametogênese e espermatogênese.
	
	Espermatogênese e ovulogênese.
	
	Espermatogênese e gametogênese.
	
	Ovulogênese e espermiogênese

Outros materiais