Buscar

caso 04 J

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Plano de Aula: O CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE 
JURISDIÇÃO CONSTITUCIONAL -CCJ0044
Título 
O CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE 
Número de Aulas por Semana 
Número de Semana de Aula 
4 
Tema 
O CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE 
Objetivos 
- Classificar e compreender as formas de controle de constitucionalidade existentes; 
- Analisar as características gerais dos sistemas de controle de constitucionalidade 
Estrutura do Conteúdo 
1. Controle de constitucionalidade 
2. Classificações 
2.1 Quanto ao órgão 
2.1.1 Político 
2.1.2 Jurídico 
2.2 Quanto ao momento 
2.2.1 Preventivo 
2.2.2 Repressivo 
3. Controle jurisdicional de constitucionalidade 
3.1 Difuso 
3.2 Concentrado 
3.3 Concreto 
3.4 Abstrato 
Aplicação Prática Teórica 
Caso 1- Objetiva 
(OAB - XX Exame Unificado) Um Senador da República apresentou projeto de lei visando determinar à União que sejam adotadas as providências necessárias para que toda a população brasileira seja vacinada contra determinada doença causadora de pandemia transmitida por mosquito. O Senado Federal, no entanto, preocupado com o fato de que os servidores da saúde poderiam descumprir o que determinaria a futura lei, isso em razão de seus baixos salários, acabou por emendar o projeto de lei, determinando, igualmente, a majoração da remuneração dos servidores públicos federais da área de saúde pública. Aprovado em ambas as Casas do Congresso Nacional, o projeto foi encaminhado ao Presidente da República. Com base na hipótese apresentada, assinale a afirmativa coreta. 
A) O Presidente da República não terá motivos para vetar o projeto de lei por vício de inconstitucionalidade formal, ainda que possa vetá-lo por entendê-lo contrário ao interesse público, devendo fazer isso no prazo de quinze dias úteis. 
B) O Presidente da República, ainda que tenha motivos para vetar o projeto de lei por vício de inconstitucionalidade formal, poderá, no curso do prazo para a sanção ou o veto presidencial, editar medida provisória com igual conteúdo ao do projeto de lei aprovado pelo Congresso Nacional, tendo em vista o princípio da separação dos poderes. 
C) O Presidente da República poderá vetá-lo, por motivo de inconstitucionalidade material e não por inconstitucionalidade formal, uma vez que os projetos de lei que acarretem despesas para o Poder Executivo são de iniciativa privativa do Presidente da República. 
D) O Presidente da República poderá vetá-lo, por motivo de inconstitucionalidade formal, na parte que majorou a remuneração dos servidores públicos, uma vez que a iniciativa legislativa nessa matéria é privativa do Chefe do Poder Executivo, devendo o veto ser exercido no prazo de quinze dias úteis. 
2 - Questão discursiva 
O deputado federal Alfredo Rodrigues apresentou projeto de lei prevendo o estabelecimento de penas de prisão perpétua e de trabalhos forçados para os condenados pela prática de crimes considerados hediondos pela legislação brasileira. Outro deputado, Silmar Correa, decide consultá-lo(a) acerca da possibilidade de questionar perante o Poder Judiciário uma suposta inconstitucionalidade do referido projeto de lei antes mesmo que ele venha a ser submetido a votação pelo Congresso Nacional. Como deverá ser respondida a consulta?
RESPOSTA: Deverá informar ao deputado que ele como parlamentar poderá impetrar um mandando de segurança ao STF, mando de segurança individual para proteger o direito liquido e certo do parlamentar de deliberar somente sobre matéria em concordância com a Constituição. O STF analisará o remédio constitucional e for o caso fará o controle de inconstitucionalidade preventiva.
Nesse caso, cabe mandado de segurança, pois o deputado Alfredo atacou as cláusulas pétreas da Constituição que não podem se quer ser discutida alguma mudança sobre esses direitos.

Outros materiais