Buscar

Fundamentos da Administração PROVA DISCURSIVA EXAME NOTA 68

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Fundamentos da Administração
Existem diversas teorias que abordam a motivação nas organizações de modo diferenciado, algumas focam no conteúdo, outras focam no processo. Uma dessas teorias é conhecida como a Teoria dos dois fatores.Como esta teoria se caracteriza?
Nota: 16.0
	Gabarito: A teoria dos dois fatores foi desenvolvida por Frederick Herzberg - os fatores que influenciam o desempenho são divididos em dois grupos: os que se relacionam ao conteúdo do trabalho (motivacionais) e os fatores que se relacionam ao contexto do trabalho (higiênicos).
Os fatores motivacionais referem-se a fatores que influenciam a satisfação no trabalho: realização, reconhecimento, exercício de responsabilidade, possibilidade de crescimento e possibilidade de aprendizagem.
Já os fatores higiênicos são aqueles responsáveis pela insatisfação no trabalho, ou seja, quando fatores como salários, condições de trabalho, segurança e relacionamentos interpessoais não são suficientes, podem gerar insatisfação do trabalhador. 
Resposta: ABORDA A SITUAÇÃO DE MOTIVAÇÃO E SATISFAÇÃO DAS PESSOAS O OBJETIVO ERA ENTENDER OS FATORES QUE CAUSARIAM INSATISFEITO E AQUELES QUE SERIA RESPONSÁVEIS PELA SATISFATIVO NO AMBIENTE DE TRABALHO
Questão 2/5 - Fundamentos da Administração
Os objetivos são parte dos planos, e não é possível elaborar um plano sem que o gestor determine, com antecedência, os objetivos futuros a serem alcançados. É possível destacar seis características que tornam os objetivos eficazes.Cite e explique, pelo menos, três destas características:
Nota: 20.0
	Gabarito: Os objetivos eficazes devem ser:
1. Específicos – é necessário que haja clareza e objetividade quanto à formulação dos objetivos.
2. Mensuráveis – os objetivos precisam ser quantificáveis, ou seja, é preciso ter indicadores de medidas que possam apontar o alcance ou não alcance dos objetivos preestabelecidos.
3. Desafiadores, mas alcançáveis - os objetivos precisam ser desafiadores no sentido de motivar os membros da organização a alcançá-los, mas devem ser passíveis de serem alcançados.
4. Definidos no tempo – os objetivos devem vir acompanhados de datas e períodos definidos.
5. Coerentes – os objetivos não podem ser contraditórios entre si, ou seja, a empresa não pode pretender aumentar as vendas e, ao mesmo tempo, reduzir a produção.
6. Hierarquizáveis – estabelecer prioridades, grau de importância. Em alguns momentos, os gestores terão que tomar decisões, priorizando alguns objetivos e deixando outros em segundo plano.
Resposta: ESPECIFICO E NECESSÁRIO QUE HAJA CLAREZA QUANTO A FORMULAÇÃO DOS OBJETIVOS MENSURÁVEL PRECISAM SER QUALIFICÁVEIS PRECISA TER INDICADORES DE MEDIDAS QUE POSAM APONTAR ALCANCE OU NÃO ALCANCE DOS OBJETIVOS DESAFIADOR MAS ALCANÇÁVEIS PRECISÃO SER DESAFIADOR NO SENTIDO DE MOTIVAR OS MEMBROS DA ORGANIZAÇÃO A ALCANÇA-LOS MAS DEVEM SER PASSÍVEL A SEREM ALCANÇADO 
Questão 3/5 - Fundamentos da Administração
O administrador precisa estar atento ao comportamento dos indivíduos, a fim de que consiga liderar sua equipe com maior eficiência e eficácia, procurando alocar, de modo mais acertado, cada membro da organização nas suas devidas funções. O comportamento organizacional compreende dois tipos de comportamento: o individual e o em grupo.Explique as diferenças entre esses dois tipos de comportamentos.
Nota: 16.0
	Gabarito: O comportamento individual – envolve: atitudes, personalidade, percepção e aprendizagem e pode ser entendido sob a perspectiva da psicologia. Já o comportamento em grupo – engloba os papéis, as normas, o status e a coesão do grupo. As principais contribuições para o desenvolvimento do estudo sobre comportamento em grupo vêm da sociologia e da psicologia social. 
Resposta: COMPORTAMENTO INDIVIDUAL REFERE-SE A INDIVIDUO COMPORTAMENTO EM GRUPO REFERE-SE AO CONVÍVIO EM GRUPO
Questão 4/5 - Fundamentos da Administração
Na Administração por Objetivos (APO), os objetivos definidos de forma participativa são utilizados para monitorar, avaliar e controlar os desempenhos organizacionais e individuais.Cite três das principais vantagens da Administração por Objetivos:
Nota: 16.0
	Gabarito: As principais vantagens da Administração por Objetivos (APO) são:
1. Foca as tarefas e atividades diretamente relacionadas ao cumprimento dos objetivos.
2. Obriga os administradores a estabelecerem prioridades, metas e medidas de desempenho.
3. Estimula a participação, a motivação e o comprometimento de todos os funcionários.
4. Proporciona uma noção de funções, responsabilidades e autoridade.
5. Aumenta a capacidade da empresa de responder às alterações do ambiente externo.
6. Proporciona maior ligação entre os objetivos gerais da empresa e os objetivos individuais.
Resposta: MOTIVAÇÃO EXPECTATIVA RECOMPENSA
Questão 5/5 - Fundamentos da Administração
O processo de administração envolve quatro funções essenciais: planejar, organizar, dirigir e controlar. Descreva as principais atividades que envolvem a função de organização: 
Nota: 0.0
	Gabarito: É a função que distribui as tarefas e os recursos disponíveis da organização. É nessa função que há a definição de quem tem autoridade sobre quem, e estabelece quando e onde as decisões devem ser tomadas. Uma das formas de representar a função “organização” é por meio de um organograma. Todos que compõem a organização precisam conhecer as relações de hierarquia, autoridade e responsabilidade que envolvem seus departamentos e a organização como um todo. Tanto as relações horizontais (de comunicação) quanto as relações verticais (de níveis hierárquicos) precisam ser claramente estabelecidas. 
Resposta:

Outros materiais