Buscar

10 universisdade e ciencia

Prévia do material em texto

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
	
	Atividade de Avaliação a Distância
Disciplina/Unidade de Aprendizagem: UNIVERSIDADE E CIÊNCIA
Curso: Engenharia Elétrica 
Orientações:
Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
Entregue a atividade no prazo estipulado.
Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
Questão 1:  Segundo Platão e Fiorin (1992, p. 241), “Leitor perspicaz é aquele que consegue ler nas entrelinhas. Caso contrário, pode passar por cima de significados importantes...”. Assim, há informações que estão explícitas no texto e outras que não. Essas informações implícitas podem ser classificadas como: 
a) pressuposto; ou
b) subentendido.
Após uma leitura atenta do fragmento de texto abaixo, explique, pelo menos, dois pressupostos e um subentendido. (2,5 pontos)
Os líderes oposicionistas que votaram a favor da cassação do mandato do deputado corrupto, mas não o afastaram da Câmara, ainda pretendem reverter a situação, pois continuam a crer que é possível fazer justiça. 
Pressuposto 1:
Os líderes oposicionistas votaram a favor da cassação do político corrupto. 
Pressuposto 2:
Mesmo a favor da cassação do mandato ainda não o afastaram. 
Subentendido:
O cenário político ainda e muito corrupto, mesmo assim existem pessoas que pretendem reverter esta situação e fazer justiça, punindo os culpados. 
Questão 2: A linguagem pode ser considerada como atividade, uma forma de ação, uma interação. No entanto, para que isso aconteça, é necessário valorizar os significados das palavras, dar sentido ao discurso ou às imagens que vemos. No caso da charge a seguir, ela não apenas representa a realidade, mas também contribui para criar essa realidade. Assim, levando em consideração tudo o que foi dito, vamos discutir as várias leituras, a construção de sentido, as informações implícitas, ou seja, explique as informações que estão presentes no texto abaixo. (5 a 8 linhas). (2,5 pontos)
Este texto nos leva a refletir sobre a situação que estamos passando em nossa sociedade onde tudo o que se ouve falar e sobre corrupção, desvios e mais desvios que servem em prol de grupos isolados, em quanto o povo paga o preço. Nos remete a ver que a situação que nosso pais está passando, pode-se notar que está cada vez mais difícil vencer na vida, alcançar uma estabilidade financeira de boa qualidade pois em todos os meios por ondes podemos alcançar este patamar a corrupção e as regalias a certos grupos estão sendo dominantes.
Questão 3: Com base no que você estudou sobre a leitura das informações implícitas (nas entrelinhas), descreva um pressuposto e um subentendido em relação à charge abaixo. (2,5 pontos)
Pressuposto –Juquinha está envolvido no mundo do crime, pois possui uma arma 
Subtendido-Juquinha está armado na escola e ainda tem 8 balas em sua arma. 
Questão 4: Para entender a trajetória da Universidade, como instituição, contextualizamos, durante nosso estudo, os momentos históricos que marcaram a sua formação, desde a antiguidade ocidental. Assim, estudamos as principais etapas históricas que localizam a universidade no tempo, em especial no Brasil. Além disso, o livro didático também mostrou como a universidade evoluiu e ganhou novas finalidades.
Com base neste comentário e no texto apresentado na unidade de aprendizagem, aponte e argumente um dos efeitos da Reforma Universitária de 1968, por meio da Lei n. 5540, para o ensino superior brasileiro. (1,0 pontos)
A reforma atendeu a demanda grupos ligados ao regime de ditadura militar instalado em 1964, buscavam fortemente o uso do ensino superior como mecanismo de mercado com a criação de mão de obra técnica para grandes empresas, no âmbito da expansão capitalista americana. Também houve a contenção de gastos governamentais por meio da expansão das faculdades isoladas ou privadas, contrariando a expansão do ensino público gratuito. 
Quais são as finalidades das universidades? Explique cada uma delas. (1,5 ponto)
Ensino
Pesquisa
Extensão
A universidade e responsável pelo ensino, através do contato sistemático com a cultura universal. Além disso, deve ampliar e diversificar esses conhecimentos adquiridos, por meio da pesquisa, que produz novos saberes, vinculado ao ensino e a aprendizagem, a pesquisa que deve ser sempre intensificada na busca dos saberes científicos e literário. O mesmo acontece para a extensão ou prestação de serviços à comunidade, uma forma de garantir responsabilidade social a universidade e estimula-la a aproximar-se dos diferentes saberes, promover iniciativas comunitárias sustentáveis, reconhecer a diversidade cultural e aperfeiçoar o exercício das potencialidades humanas.

Outros materiais