Buscar

CIVIL2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201309156059)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A respeito da possível audiência de conciliação ou mediação prevista no NCPC marque a opção correta.
		
	
	O não comparecimento geral revelia automática, além de condenação por má-fé processual.
	
	Caso não ocorra, resta inviabilizada uma nova marcação para não afetar a celeridade processual.
	 
	Trata-se dispositivo que tem por objetivo propiciar outros meios para a composição dos interesses das partes que não a decisão substitutiva da jurisdição.
	
	É optativa, não havendo qualquer sanção para a parte que faltar a referida audiência.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201309136212)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Marque a opção Incorreta:
		
	 
	A sucumbência não compreende honorários devidos ao advogado do vencedor.
	
	A cooperação processual foi elevada ao patamar de principio no CPC 2015.
	
	Da petição inicial deverão constar os meios de prova que o autor pretende utilizar para comprovar a veracidade de suas alegações.
	
	Na ação que tiver por objeto cumprimento de obrigação em prestações sucessivas, essas serão consideradas implícitas no pedido, independente de constarem expressamente no mesmo.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201309136505)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	.(ENADE2006)(0,5)Figueiredo Dias, ao tratar do direito processual constitucional, afirmou que as normas constitucionais de processo deixam de ser vistas como simples princípios programáticos, meras diretrizes dirigidas ao legislador ordinário que este pode afeiçoar a sua vontade, suposto que fosse formado pelo processo constitucionalmente prescrito [...] tende por quase toda parte a ver-se na Constituição verdadeiras normas jurídicas que proíbem a lei ordinária, sob pena de inconstitucionalidade material, que contenha uma regulamentação eliminadora do núcleo essencial daquele direito. (FIGUEIREDO DIAS, Jorge. Direito Processual Penal. Coimbra: Coimbra Editora, 1974. v. 1, p. 75) Imagine a seguinte regra: se o réu, citado pessoalmente, e não estando preso, for revel, não há necessidade de que seja intimado dos atos posteriores do processo, nem que lhe seja nomeado defensor. Levando em conta o texto transcrito e o fato de a Constituição brasileira consagrar o direito ao contraditório, a regra :
		
	
	D)não poderia ser aplicada ao processo penal porque, mesmo em casos de revelia, o acusado tem direito a ser intimado pessoalmente de atos posteriores do processo, por ser adotado contraditório pleno.
	
	E)não poderia ser aplicada ao processo trabalhista porque nele não se admite a revelia por parte da empresa que, sempre, figura como ré nas ações.
	
	B)poderia ser aplicada a qualquer ramo do processo, porque o direito ao contraditório, por ser um princípio constitucional genérico, conserva um caráter programático.
	
	A)não poderia ser aplicada a qualquer ramo do processo, porque sempre estaria sendo afetado o núcleo essencial do direito ao contraditório estabelecido na Constituição.
	 
	C)poderia ser aplicada ao processo civil quando envolvesse interesses disponíveis, porque há observância do contraditório com a ciência do processo feita com a citação, dando-se ao réu a oportunidade de reação.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201309136209)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Em se tratando dos procedimentos em processo podemos afirmar que:
		
	
	Os procedimentos especiais passaram a ser disciplinados por legislação extravagante, dada a natureza jurídica dos institutos envolvidos.
	
	Todas as alternativas estão erradas.
	 
	O procedimento sumário foi extinto pelo CPC 2015.
	
	O CPC 2015 excluiu a existência do procedimento sumaríssimo.
	
	O procedimento sumário recebeu adaptação legislativa passando a corresponder ao teto de 40 salários mínimos em sede de sua composição de valor máxima criando assim maior assertividade processual.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201309156466)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A respeito da petição inicial e da resposta do réu, no NCPC assinale a alternativa correta.
		
	
	Independentemente da natureza da lide e das partes envolvidas, se o réu deixar de contestar a ação, o juiz deverá julgar a lide antecipadamente, proferindo sentença de total procedência, em decorrência da presunção de veracidade dos fatos constitutivos do direito do autor.
	
	Indeferida a petição inicial, a decisão somente poderá ser reformada, em recurso de apelação, pelo tribunal competente.
	
	Verificando o juiz que a petição inicial não preenche os requisitos exigidos nos arts. 319 e 320, ou que apresenta defeitos e irregularidades capazes de dificultar o julgamento de mérito, ele a indeferirá de plano.
	 
	Oferecida a contestação, o autor não poderá ,sem o consentimento do réu,desistir da ação .
	
	A regra da impugnação específica dos fatos se aplica ao advogado dativo, ao curador especial e ao órgão do Ministério Público.

Outros materiais