Buscar

ANATOMIA PALPATÓRIA

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201607132310)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Para a palpação do músculo romboide maior, a posição mais adequada para o paciente adotar em relação ao fisioterapeuta, a ação muscular pedida e o local de palpação respectivamente são:
		
	
	de frente / rotação medial do braço / borda medial da escapula
	
	de costas / abdução escapular / borda medial da escapula
	
	de costas / rotação medial do braço / borda lateral da escapula próximo ao ângulo superior
	 
	de costas / adução escapular / borda medial da escapula próximo ao ângulo inferior
	
	de frente / rotação lateral do braço / borda lateral da escapula próximo ao ângulo inferior
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201607678712)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Você entra no consultório de fisioterapia e observa o fisioterapeuta solicitando ao paciente para elevar os braços simultaneamente, atingindo aproximadamente 100° de abdução da articulação do ombro e de forma concomitante realizar um esforço de adução escapular, com os cotovelos flexionados. O fisioterapeuta estava com as mãos entre os ombros e a nuca do paciente. O fisioterapeuta estava identificando a contração do músculo:
		
	
	Subescapular.
	
	Redondo menor.
	
	Levantador da escápula.
	 
	Trapézio.
	
	Supraespinhal.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201608162825)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Processo estilóide do rádio: projeção óssea da epífise distal do rádio, projeta-se lateralmente no punho, em um nível mais inferior que o processo estilóide da ulna, tornando restrito o movimento de abdução da articulação radiocarpal. Marque a alternativa correta que descreve a estratégia para palpação desta estrutura.
		
	
	Estratégia para a palpação: posicione o paciente com a abdução do punho, deslize o dedo na região lateral do rádio até o processo estilóide
	
	Estratégia para a palpação: com o cotovelo flexionado, o antebraço em pronação e uma flexão do punho, observe que na região distal da ulna, em sua face medial é perceptível a projeção sob a pele do processo estilóide.
	
	Estratégia para a palpação: posicione o paciente com a flexão do punho, deslize o dedo na região lateral do rádio até o processo estilóide
	 
	Estratégia para a palpação: posicione o paciente com a adução do punho, deslize o dedo na região lateral do rádio até o processo estilóide
	
	Estratégia para a palpação: posicione o paciente com a extenção do punho, deslize o dedo na região lateral do rádio até o processo estilóide
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201607917461)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Envelhecimento e degeneração normal podem levar a rupturas do manguito rotador. Quando o manguito rotador está rompido, a cabeça do úmero fica livre para se mover muito para cima e para frente no encaixe do ombro e pode ter impacto no tendão do bíceps. O dano pode começar a enfraquecer o tendão e fazer com que ele se torne inflamado. O fisioterapeuta realizou a palpação colocando a mão sensitiva na margem medial da escápula e solicitou um movimento de rotação lateral do ombro impondo uma resistência para a rotação medial de ombro. O músculo avaliado foi?
		
	 
	E) M. REdondo menor.
	
	B) M. Infra-espinal
	
	A) M. supra-espinal
	
	D) M. Redondo maior
	
	C) M. Subescapular
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201607725777)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Os ossos que formam o complexo do ombro são clavícula, escápula e úmero. Dentre eles encontramos diversas estruturas palpáveis. De acordo com a anatomia palpatória, quais dessas estruturas podemos palpar na escápula:
		
	
	Ângulo medial, borda lateral e borda medial.
	
	Suco intertubercular, borda lateral e ângulo superior.
	
	Tubérculo maior, espinha da escápula e ângulo inferior.
	 
	Ângulo inferior, borda lateral e acrômio.
	
	Acrômio, Processo coracóide e olecrano.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes