Buscar

Atividade Estruturada 9 dieto

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Atividade Estruturada 9
 
 Deglutição
Deglutição é o processo pelo qual os alimentos passa da boca para o esôfago através da faringe.A deglutição envolve mais de 20 músculos da boca , garganta e esôfago, que são controlados por diversas áreas corticais no cérebro e pelo centro da deglutição localizada no tronco cerebral.
A deglutição consiste em 3 fases:
1- Fase oral ou bucal: esta é a parte voluntária da deglutição. A comida é umedecida e mastigada formando o bolo alimentar que é transportado pela língua para a parte posterior da garganta (faringe).Este processo está em controle neural de várias áreas do córtex incluindo o córtex motor.
2- Fase Faríngea: começa com estimulação dos receptores táteis na orofaringe pelo bolo alimentar.O reflexo da deglutição é iniciado e está sobre controle neuromuscular involuntário, as seguintes ações ocorrem para assegurar a passagem de comida ou bebida para o esôfago.A língua bloqueia a cavidade oral para evitar que o alimento retorne para a boca. O palato mole bloqueia a entrada de alimento para a cavidade nasal, as pregas vocais se fecham para proteger as vias aéreas. A laringe é puxada para cima e ocorre a inclinação da epiglote ,fechando a entrada da traqueia , essa é a etapa mais importante , pois a passagem de alimento para os pulmões pode ser potencialmente fatal , o esfíncter superior do esôfago se abre para permitir a passagem para o esôfago.
3-Fase esofágica:O bolo alimentar é impulsionado para o esôfago pelos movimentos peristálticos (ondas de contração muscular que empurram o bolo alimentar para frente) a laringe se move para baixo retornando a posição inicial .

Outros materiais