Buscar

PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO INTEGRADO À LOGÍSTICA

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201702661844)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Em um ambiente comum relativo ao encontro de grandes empresários, dois presidentes conversavam abertamente sobre vários assuntos e um desses assuntos dizia respeito aos conteúdos sobre Planejamento e Controle de Produção atrelado à Logística, demanda de mercado, entre outros. Algumas frases do diálogo entre os dois são abaixo apresentadas. 1. Matérias primas e partes componentes podem ser adquiridas de forma programada, serviços logísticos com contratos de longo prazo podem ser estabelecidos com maior segurança, enquanto aquisições no mercado spot podem ser evitadas. 2. Quando a demanda é prevista com precisão pode ser atendida no tempo e da maneira adequados, satisfazendo os parceiros nos canais logísticos e os clientes finais. 3. Na programação da produção e dos níveis de estoque por produto, previsões de consumo de cada produto são necessárias para específicos períodos de tempo. 4. No médio e curto prazo: negligenciar as previsões pode resultar em não atendimento de pedidos de clientes, serviços mal dimensionados e subutilização de recursos produtivos. Assinale a opção correta:
		
	
	Somente as frases 1 e 3 estão corretas.
	
	Somente as frases 1, 2 e 4 estão corretas.
	 
	Todas as questões estão corretas.
	
	Somente as frases 1, 3 e 4 estão corretas.
	
	Somente as frases 1, 2 e 3 estão corretas.
	
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201702537138)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	As técnicas qualitativas para previsão de demanda privilegiam principalmente:
		
	
	Dados objetivos.
	
	Dados históricos
	
	Dados extrapolados
	
	Dados parciais.
	 
	Dados subjetivos.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201702533306)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	As Funções do PCP deverão:
		
	
	Somente acompanha as Ordens de produção, quando houver problema de produção.
	 
	Definir a quantidade a ser produzida, gerenciando os estoques, emitir as Ordens de Produção e seqüência-las e programar e acompanha as Ordens de produção.
	
	Pouco gerenciando os estoques, onde as Ordens de Produção pode ser emitido somente para controle de perdas
	
	Não Definir a quantidade a ser produzida e o pouco Gerenciamento dos estoques
	
	O gerenciamento do estoque somente é importante para poder saber se tem o material no deposito.
	
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201702544455)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	A previsão de demanda pode ser feita considerando:
		
	
	O médio prazo, apenas.
	
	O longo prazo, apenas.
	
	O curto prazo, apenas.
	 
	O curto, o médio e o longo prazo.
	
	O curto prazo e o longo prazo, apenas.
	
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201702537137)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Considere os requisitos ou itens a seguir, sobre a previsão de demanda, e assinale a opção correta. I. Ser expressa em termos úteis para o planejamento e controle da capacidade. II. Dar uma indicação da incerteza relativa. III. Dar uma indicação da certeza relativa.
		
	
	Apenas os itens I e III estão errados.
	
	Apenas os itens I e II estão errados.
	
	Apenas o item II está correto
	
	Apenas os itens I e III estão corretos.
	 
	Apenas os itens I e II estão corretos.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201702661832)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Um profissional recém-formado foi contratado por uma indústria de cosméticos. Ele ficou sendo o responsável pelo planejamento de capacidade, pois ali constavam alguns problemas e por isso ele deveria identificá-los além de os solucionarem. Neste contexto, o Planejamento da Capacidade pode ser entendido como aquele que fornece dados para, EXCETO:
		
	
	Futuros planejamento de capacidade.
	
	Identificação de gargalos.
	
	Estabelecer a programação de curto prazo.
	 
	Controlar a demanda e os nichos de mercado.
	
	Estimar prazos viáveis das encomendas
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201702661837)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Gabriel e Fernanda resolveram fazer uma dinâmica no trabalho. O assunto foi variado, mas relativo ao Planejamento e Controle da Produção (PCP), pois ambos faziam parte de uma atividade principal relacionada ao PCP: A previsão da demanda. A dinâmica consistiu em apresentar frases e os participantes responderiam quais delas eram verdadeiras e quais eram falsas. As frases estão apresentadas abaixo. 1. A previsão pode ser vista como o processo de desenvolver a visão mais provável de qual será o nível da demanda futura, assumido um conjunto de premissas sobre a tecnologia, o ambiente, a competição, a evolução dos preços, o marketing e os esforços de vendas. 2. O uso de métodos e modelos analíticos para a previsão é necessário em várias situações. 3. A perecibilidade dos produtos comercializados é fator de limitação para a manipulação dos estoques, que exige por parte dos administradores, previsões de demanda acuradas. 4. O planejamento pode ser reconhecido como o processo de estabelecer compromissos de gerência que permitem que a empresa atenda à demanda prevista e alcance, assim, os objetivos estratégicos de seu negócio. Assinale a opção correta:
		
	
	Somente as frases 1, 2 e 3 estão corretas.
	 
	Todas as frases estão corretas.
	
	Somente as frases 1 e 2 estão corretas.
	
	Somente as frases 1, 2 e 4 estão corretas.
	
	Somente as frases 1, 3 e 4 estão corretas.
	
	
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201702661831)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Analise as questões: 1. No caso particular do Brasil, a atual situação econômica, com inflação controlada e relativa estabilidade, permite que as demandas tenham certo grau de previsibilidade, principalmente se comparadas aos períodos de turbulência e incerteza das décadas de oitenta e início dos anos noventa. 2. Quanto à administração de estoques, no caso de organizações que trabalham com a produção de bens, pode-se colocar que esta tem como funções: garantir a interdependência entre etapas produtivas; permitir uma produção constante; possibilitar o uso de lotes econômicos, reduzir os lead times produtivos, servir como fator de segurança para variações inesperadas da demanda, prevenção contra possíveis aumentos de preço. 3. A previsão da demanda permite que os administradores destas organizações antecipem o futuro e planejem de forma mais conveniente suas ações. 4. As atividades de análise de clientes, concorrentes, características de mercado, tendências do ambiente e capacidades internas não são importantes para a elaboração de uma estratégia de mercado eficiente. 5. A demanda prevista é definida como uma estimativa antecipada do volume de vendas em um período determinado, comum uma margem de erro a ser considerada. Assinale a opção correta:
		
	
	Somente as questões 1, 3, 4 e 5 estão corretas.
	 
	Todas as questões estão corretas.
	
	Somente as questões 2, 3, 4 e 5 estão corretas.
	 
	Somente as questões 1, 2, 3 e 5 estão corretas.
	
	Somente as questões 1, 2, 3 e 4 estão corretas.

Outros materiais