Buscar

Fichamento HIV AIDS no Brasil Provimento de Prevenção em um Sistema Descentralizado de Saúde

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

�
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM SAÚDE MENTAL E ATENÇÃO PSICOSSOCIAL
Fichamento de Estudo de Caso
Wesley Rodrigues Santos
Trabalho da disciplina Políticas Públicas, Legislação Saúde Mental.
 Tutor: Prof. Ralph Ribeiro Mesquita  
Senador La Roque-MA 
2017
Estudo de Caso: Casos de Cuidados Globais de Saúde
HIV / AIDS no Brasil:
Provimento de Prevenção em um Sistema Descentralizado de Saúde
REFERÊNCIA: BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de DST, AIDS e Hepatites Virais. HIV / AIDS no Brasil: Provimento de Prevenção em um Sistema Descentralizado de Saúde. GHD-018. Brasília, 2011.
A experiência brasileira no combate à AIDS é considerada internacionalmente um sucesso. Em 1996, o Brasil foi o primeiro país em desenvolvimento a oferecer tratamento anti-retroviral pago pelo governo. 
Em 2009, o Brasil era o 5º país do mundo em população, sendo 53,7% brancos, 38,5% mestiços entre brancos e negros, 6,2% negros e 1,6% outros. As regiões sudeste e sul eram as mais ricas e populosas e as regiões norte e nordeste, pobres e subdesenvolvidas. Havia uma das maiores diferenças de renda entre os mais ricos e os mais pobres. 
Em 1988 a Constituição Federal determinou o acesso universal à saúde através do SUS (sistema único de saúde). O sistema de saúde se dividiu em dois: o financiado pelo governo (SUS) e o sistema privado suplementar. Após a criação do SUS, o setor público mudou o modelo de tratamento hospitalar para ambulatorial.
Ainda assim, hospitais públicos eram procurados, mesmo por possuidores de planos de saúde, para tratar as doenças mais complexas como câncer e AIDS. Em 1995 o governo criou o PSF ( Programa de Saúde da Família) levar serviço básico diretamente ao usuário, e atenuar a visão hospitalocêntrica.
No inicio da década de 1990, eram previstos 1,2 milhões de brasileiros infectados pelo HIV em 2000, mas neste ano haviam 630.000 infectados, metade do previsto inicialmente.
Em 1983, São Paulo criou o 1º grupo de programa de controle de AIDS, o Ministério de Saúde criou seu programa em 1985, e neste ano, 11 dos 26 estudos já tinham seus próprios programas. Em 1995, houve 15.150 óbitos e somente em São Paulo fornecia medicação anti-retroviral. Após campanhas e processos judiciais, o governo federal passou a fornecer todo atendimento e tratamento para AIDS, e continuou buscando alternativas para o fornecimento de medicamentos mais modernos como a quebra de patente, feita em 2007 (efavirenz). Como meta de descentralização o Programa Nacional de AIDS (PNA), transferiu 10% do seu orçamento total para todos os Estados e Distrito Federal e 480 cidades que possuíam 60% da população e 90% dos infectados no Brasil. 
Em 2009 o PNA virou Departamento Nacional de DST, AIDS e Hepatites virais e criou metas para evitar HIV em três grupos: mulheres homens gays e índios. O orçamento representava 2,5% do Ministério da saúde 75% cuidado e tratamento da AIDS, 13% vigilância e prevenção e 11% transferido para os Estados. 
Principalmente meta para conter a disseminação do HIV foi promover o uso de preservativos. A política de controle descentralizado tinha grandes problemas, como as variações do uso dos recursos como se viu em São Paulo versus Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul e, por isso, as ONG’s preferiam que se retornasse para o sistema centralizado de distribuições dos recursos. 
Progresso: em 2009, 97% dos brasileiros sabiam que o HIV era transmissível sexualmente e que os preservativos podiam prevenir a transmissão; 46% usavam preservativos em relações sexuais, um aumento de 9% em relação a 1989. 
Metade dos profissionais do sexo usavam preservativos em todas as relações, metade dos usuários de drogas injetáveis não compartilharam agulha nos últimos 12 meses e 62% das gestantes realizaram teste de HIV no pré-natal 2006. Entre 1997 e 2007 o acesso às medicações anti-AIDS preveniu 1,3 milhões de internações. 
[Podemos avaliar conforme exposto acima, os dados e números, nota-se a evolução da prevenção e tratamento da AIDS no Brasil, onde a descentralização dos serviços tem seu lado positivo como a promoção de um melhor atendimento à população através da atenção no nível primário à saúde. Com a criação do PSF (Programa de Saúde da Família) pelo governo em 1995 foi possível levar serviço básico diretamente ao usuário, e atenuar a visão hospitalocêntrica, bem como desafogar as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e os hospitais de grande porte (alta complexidade). Contudo necessita-se manter as conquistas e buscar melhorias contínuas em todos os níveis de atenção tais como: redução da transmissão mãe-filho, acesso ao teste de HIV, tratamento e cuidados, bem como humanização de toda equipe, profissionais envolvidos entre outros].
�

Outros materiais