Buscar

ANATOMIA PALPATÓRIA BDQ

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201607978146)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Para realizarmos uma aferição da FC de um paciente, muitas vezes devemos localizar o pulso de uma artéria no punho. Qual é a artéria mais utilizada?
		
	
	Artéria mediana
	
	Artéria braquial
	
	Artéria ulnar
	
	Artéria femoral
	 
	Artéria radial
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201607919547)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Qual o músculo abaixo não pertence ao Manguito Rotador?
		
	
	Músculo Supraespinhal
	 
	Músculo Redondo Maior
	
	Músculo Infraespinhal
	
	Músculo Subescapular
	
	Músculo Redondo Menor
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201607678703)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O nervo ulnar pode ser palpado em locais relacionados a sua passagem, fazendo-se movimentos suaves de deslizamento para melhor evidenciar a palpação. Esta palpação deverá ser suave para não provocar dor. No punho ele pode ser identificado:
		
	 
	próximo ao osso pisiforme.
	
	ao nível do processo estiloide lateral.
	
	entre o extensor curto do polegar e abdutor longo do polegar.
	
	ao nível da tabaqueira anatômica.
	
	rebatendo o palmar longo, ao nível da prega de flexão do punho.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201608165945)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Músculos antebraquiais palmares são apoiarmos a região tenar de uma de nossas mãos sobre o epicôndilo medial do úmero e deixarmos apontados os dedos em direção ao punho, teremos de radial para ulnar, correspondendo ao polegar: o pronador redondo, ao indicador: flexor radial do carpo, ao terceiro dedo: o palmar longo, ao quarto dedo: o flexor superficial dos dedos e o quinto dedo: o flexor ulnar do carpo. Todos esses músculos têm origem no epicôndilo medial do úmero, por intermédio de um tendão comum. Sobre este tema, marque a alternativa que melhor representa a palpação do músculo Palmar Longo.
		
	
	Paciente em pé, de costas para o terapeuta, braço em posição anatômica, cotovelo semifletido. Fisio - atrás do paciente, com uma das mãos no terço distal do antebraço do paciente. O terapeuta posicionará a polpa de seu 2° dedo na superfície proximal do olécrano. 0 3° dedo irá se posicionar imediatamente acima do anterior. Pedirá ao paciente uma força de extensão do cotovelo que será resistida pelo terapeuta. O 3° dedo perceberá que a extensão do cotovelo fará com que o tendão do tríceps braquial fique proeminente.
	 
	Paciente sentado, cotovelo fletido a 90° e apoiado na maca, antebraço supinado. Fisio - sentado, de frente para o paciente, com uma das mãos segurando a mão do paciente. O paciente fará um movimento de flexão do punho sobre o antebraço, que será resistido pelo terapeuta na região palmar, ao nível dos metacarpos. O proeminente tendão será visualizado no 1/3 distal do antebraço, medialmente ao flexor radial do carpo.
	
	Paciente sentado, cotovelo fletido a 90° e apoiado na maca, antebraço supinado. Fisio - sentado, de frente para o paciente, com uma das mãos segurando a mão do paciente só que segurando os dedos. O terapeuta irá resistir à flexão das interfalangeanas proximais, mantendo as distais estendidas. A tensão dos flexores superficiais poderá ser sentida pela polpa dos 2° e 3° dedos do terapeuta, que estarão localizados medialmente ao palmar longo.
	
	Paciente sentado com o cotovelo flexionado a aproximadamente a 90°, antebraço supinado e apoiado na mão do terapeuta. Fisio - em pé ou sentado, de frente para o paciente, segurando o antebraço do paciente com uma das mãos, da seguinte forma: 2° dedo no olécrano, 4° dedo no epicôndilo medial, 3° dedo cairá sobre o sulco do nervo ulnar
	
	Paciente sentado, com o braço a 90°, cotovelo levemente flexionado, antebraço pronado e apoiado na mão do terapeuta. Fisio - em pé ou sentado de frente para o paciente, com uma das mãos segurando o antebraço pronado do paciente. Inicia-se a palpação colocando-se a polpa do 2° dedo no epicôndilo lateral do paciente. O 3° dedo será posicionado imediatamente ao lado do 2° dedo no sentido distal, no mesmo alinhamento. O 4° dedo cairá sobre a cabeça do rádio, imediatamente ao lado do 3° dedo, no sentido distal
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201607675771)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Durante uma avaliação da funcionalidade dos músculos da cintura escapular, o examinador solicitou ao paciente que permanecesse em posição ortostática Depois localizou o ângulo inferior da escápula e posicionou três dedos inferiores na sua borda lateral. Com a outra mão resistiu ao movimento de rotação medial do braço. Realizando esta técnica, o examinador palpou:
		
	 
	Redondo Maior
	
	Trapézio fibras Médias
	
	Trapézio fibras superiores
	
	Redondo menor
	
	Rombóide Maior

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes