Buscar

3.0 Sistema da Informação

Prévia do material em texto

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO AULA (03)
GST0384_A3_201402263783_V1
	
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
	Aluno: ELIANE MACHADO DE SOUZA
	Matrícula: 201402263783
	Disciplina: GST0384 - ADM. SIST. INFO. 
	Período Acad.: 2017.1 (G) / EX
	
Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha (3).
Após a finalização do exercício, você terá acesso ao gabarito. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	
		1.
		Contudo, um sistema de informação não é composto apenas de computadores, trata-se de uma parte integrante de uma organização e é um produto de três componentes: tecnologia, organizações e pessoas. Não se pode entender ou usar sistemas de informações em empresas de forma eficiente se não existir o conhecimento de suas dimensões em termos de organização e de pessoas, assim como de suas dimensões técnicas.Um sistema de informação não é apenas um computador, para ser bem sucedido tem dimensões organizacional e humana, além dos componentes técnicos. Ele existe para responder as necessidades organizacionais, incluindo problemas apresentados pelo ambiente externo, criado por tendências políticas, demográficas, econômicas e sociais. Emrelação aos conceitos de Organizações, pessoas e tecnologias, indique nas alternativas a seguir aquela que apresenta o conceito correto:
		
	
	
	
	
	Organizações: é o meio pelo qual os dados são transformados e organizados para uso das pessoas.
	
	
	Organizações: usam as informações vindas de sistemas baseados em computadores, integrando-as no ambiente de trabalho. Elas também introduzem dados nesses sistemas, colocando-os diretamente no computador ou em um meio que o computador possa ler.
	
	
	Tecnologia: Os sistemas de informação que são baseados em computadores usam alguma forma de tecnologia montada para entrada, processamento, saída e armazenamento de dados.
	
	
	Pessoas; precisam construir sistemas de informação para atender as necessidades dos vários níveis de comando e para resolver problemas internos e externos, tais como mudanças em regulamentações governamentais ou em condições de mercado.
	
	
	Pessoas: As organizações formais são compostas de vários níveis de especialidades e mão-de-obra, dentro da organização os funcionários ocupam posições diferentes com relação à responsabilidade e à autoridade, e as pessoas tem sempre que responder a alguém nela.
	
	
		2.
		Em relação as atividades básicas de processamento de informações assinale a alternativa correta:
		
	
	
	
	
	Os insumos fornecem feedback ao resultado
	
	
	O processamento utiliza os insumos no processo de transformação.
	
	
	O controle é dispensável em um sistema;
	
	
	O processamento sempre funciona sem o feedback
	
	
	Resultados são conseguidos independentemente do processo;
	
	
		3.
		Sistemas de informação são muito mais amplos em seu escopo. Eles abrangem as tecnologias, os procedimentos organizacionais, as práticas e as políticas que geram informações, assim como as pessoas que trabalham com essa informação. O conhecimento de sistemas de informação consiste em três elementos. Indique nas alternativas abaixo aquela que conceitua corretamente um destes três elementos:
		
	
	
	
	
	Uma compreensão restrita de como resolver problemas sem precisarmos analisa-los.
	
	
	Uma habilidade prática com procedimentos manuais
	
	
	Um conhecimento restrito das tecnologias que operem em estado de obsolescência
	
	
	Uma compreensão ampla de estruturas, sem precisar de uma perspectiva comportamental.
	
	
	Um conhecimento e uma habilidade prática com tecnologias de informação.
	
	
		4.
		A parte envolvida nas atividades dos sistemas, definida como o meio pelo qual os dados são transformados e organizados para uso das pessoas, é denominada de:
		
	
	
	
	
	Tecnologia.
	
	
	Organizações.
	
	
	Arquivos.
	
	
	Pessoas.
	
	
	Entradas.
	
	
		5.
		Marque a afirmativa FALSA referente às atividades básicas do processamento da informação:
		
	
	
	
	
	O ARMAZENAMENTO é a atividade na qual os dados e informações são guardados de forma organizada para uso posterior.
	
	
	O escaneamento ótico de etiquetas com código de barras em mercadoria é um exemplo da atividade básica SAÍDA.
	
	
	As informações gerenciais disponibilizadas em relatórios e demonstrativos do desempenho de vendas e gráficos são exemplos da atividade básica SAÍDA.
	
	
	A ENTRADA envolve a captação e reunião de elementos que ingressam no sistema para serem processados.
	
	
	A SAÍDA envolve a transferência de elementos produzidos por um processo de transformação até o seu destino final.
	
	
		6.
		A Comgás (SP) utiliza o eRoom, da EMC, para que as pessoas, em salas virtuais, troquem informações sobre assuntos de interesse. Esta iniciativa serve também para que os colaboradores acompanhem o andamento dos projetos. Nesta experiência verifica-se:
		
	
	
	
	
	O uso de Data Mining.
	
	
	O uso de gestão do conhecimento à colaboração.
	
	
	O uso de Inteligência Artificial (IA).
	
	
	O uso do conceito Cliente/Servidor.
	
	
	O uso de protocolos de segurança das informações.
	
	
		7.
		Uma empresa é um exemplo de sistema organizacional no qual os recursos econômicos (___________ ) são transformados por vários processos organizacionais (___________) em bens e saídas (_____________). Os sistemas de informação fornecem para a administração informações (_______________) sobre as operações do sistema para sua direção e manutenção (_________), enquanto ele troca entradas e saídas com seu ambiente. A ordem dos termos que completam o texto acima pode encontra-se na opção:
		
	
	
	
	
	Entrada, Feedback, Processamento, Controle, Saída.
	
	
	Feedback, Processamento, Entrada, Controle, Saída.
	
	
	Entrada, Processamento, Saída, Feedback, Controle.
	
	
	Processamento, Entrada, Controle, Saída, Feedback.
	
	
	Processamento, Saída, Entrada, Controle, Feedback.
	
	
		8.
		O sistema caracteriza-se por determinados parâmetros. Parâmetros são constantes arbitrárias que caracterizam, por suas propriedades, o valor e a descrição dimensional de um sistemas específico ou de um componente do sistema. Indique nas alternativas a seguir o único conceito correto do parâmetro do sistema citado abaixo:
		
	
	
	
	
	Entrada ou insumo ou impulso: (input) é a finalidade para a qual se reuniram elementos e relações do sistema.
	
	
	Ambiente: é o meio que envolve externamente o sistema. O sistema aberto recebe entradas do ambiente, processa-as e efetua saídas novamente ao ambiente, de tal forma que existe entre ambos - sistema e ambiente - uma constante interação.
	
	
	Processamento ou processador ou transformador: (throughput) é a força de arranque ou de partida do sistema que fornece o material ou energia para a operação do sistema.
	
	
	Saída ou produto ou resultado: (output) é a função de sistema que visa comparar a saída com um critério ou padrão previamente estabelecido.
	
	
	retroação, retroalimentação ou retroinformação: (feedback) é o fenômeno que produz mudanças, é o mecanismo de conversão das entradas em saídas.A retroação tem por objetivo o controle.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes