Buscar

2017.1 AV1 Gabarito

Prévia do material em texto

INSTRUÇÕES
 A prova é 
individual 
com duração de 100’;
 
 
 
Resposta 
apenas 
em
 
caneta
 azul ou preta; 
 Não é permitido 
o uso de 
telefone celular
 – mantenha-o 
desligado
; 
 
 
É permitido o uso de calculadora
, se necessário
;
 Questões objetivas resposta válida apenas na própria questão; 
 
 RASURAS
 
anulam
 
sua questão objetiva;
 
Questões 
discursivas
 apenas na 
folha de resposta
 da IES
 – devolva todas
;
 
 
 
 
 
O uso de corretivo 
apenas
 nas questões 
discursivas
;
 Qualquer ato ilícito 
penalizará
 sua prova 
 
 
 
 
 BOA PROVA!
CURSO:
 
DIREITO
 
PROFESSOR (A
):
GUSTAVO MENDES TUPINAMBÁ
 
DISCIPLINA:
 
DIREITO PENAL I
I
 
ALUNO
 
(A):_______________________________________________________________
TURMA: 
3AA
 
SALA:
 
_________
 
DATA: 
26
/
04
/
2017
 
 
 
 
AV1
Nota de Trabalho (s): _______________
(+) Nota da Prova: _______________
Média Final: _______________
Assinatura Profº.: 
______________________
 
01. Marcelo, Rubens e Flávia planejaram praticar um crime de roubo. Marcelo forneceu a arma e Rubens ficou responsável por transportar em seu veículo os corréus ao local do crime e dar-lhes fuga. A Flávia coube a tarefa de atrair e conduzir a vítima ao local ermo onde foi praticado o crime. Nessa situação hipotética, conforme entendimento do STJ, Rubens: (1,2 ponto)
A) não responderá pelo crime de roubo, mas somente por favorecimento pessoal;
B) foi partícipe e não coautor do crime de roubo, considerando que não executou o núcleo do tipo;
C) foi coautor funcional ou parcial do crime, não sendo a sua participação de somenos importância;
D) foi coautor do crime, mas sua atuação foi de somenos importância, donde fazer jus às benesses legais respectivas;
E) foi partícipe do crime, pois não possuía o controle da conduta, conforme a teoria do domínio do fato, adotada pelo CP.
02. Para solucionar os vários problemas referentes ao concurso de pessoas, Roxin, jurista alemão, idealizou a teoria do domínio do fato, que: (1,2 ponto)
A) tem aplicação irrestrita na prática do direito penal brasileiro;
B) distingue a autoria da participação em função da prática dos atos executórios do delito;
B) é aceita pelos doutrinadores nacionais embora não seja aceita pela jurisprudência;
D) entende como autor quem domina a realização do fato, quem tem poder sobre ele, bem como quem tem poder sobre a vontade alheia; partícipe é quem não domina a realização do fato, mas contribui de qualquer modo para ele;
E) entende como autores todos aqueles que intervenham no processo causal de realização do tipo, independentemente da importância que a sua colaboração possua dentro da totalidade do fato, questão que só tem interesse no momento da fixação da pena.
03. Nos chamados crimes monossubjetivos: (1,2 ponto)
A) há concurso de pessoas apenas na forma de participação;
B) o concurso de pessoas só ocorre no caso de autoria mediata;
C) o concurso de pessoas é necessário;
D) não há concurso de pessoas;
E) o concurso de pessoas é eventual.
04. Sabe-se que o direito penal, enquanto ramo da ciência jurídica desenvolve os seus estudos em torno do binômio crime-pena, e, como tal, existe uma teoria que desenvolve e explica a temática pena, teoria nominada de Teoria da Pena, o que dá origem a outra expressão denominada penologia. Neste sentido, sabe-se que há teorias que explicam a(s) finalidade(s) da pena. Assim, considere os enunciados abaixo e marque a alternativa CORRETA: (1,2 ponto)
I. É com base na teoria da prevenção geral negativa que o legislador aumenta penas na crença de conter a criminalidade com a ajuda do Código Penal.
II. A teoria retributiva parte da idéia da compensação da culpa, do pressuposto de que a justa retribuição ao fato cometido se dá através da individualização e diferenciação da pena.
III. Além de atribuir à pena privativa de liberdade a inalcançável finalidade reeducadora, atrás das idéias utilitárias da prevenção especial sempre há uma confusão entre direito e moral e entre crime e pecado.
A) Apenas os enunciados I e II estão corretos.
B) Apenas os enunciados I e III estão corretos.
C) Apenas os enunciados II e III estão corretos.
D) Todos os enunciados estão corretos.
E) Todos os enunciados estão errados.
05. Sobre as penas privativas de liberdade, assinale a alternativa INCORRETA: (1,2 ponto)
A) A pena de detenção deve ser cumprida em regime fechado, semiaberto ou aberto, fixado pelo juiz no momento da prolação da sentença.
B) O condenado por crime contra a administração pública terá a progressão de regime do cumprimento de pena condicionada à reparação do dano que causou, ou à devolução do produto do ilícito praticado.
C) A execução da pena em regime semiaberto será feita em colônia agrícola, industrial ou estabelecimento similar.
D) A remição se caracteriza pelo desconto na pena dos dias trabalhados à proporção três para um.
E) O trabalho externo é admissível, no regime fechado, em serviços ou obras públicas.
06. Na reforma do Código Penal de 1984, foram introduzidas, com a Lei n.º 7.209/1984, as penas restritivas de direitos no ordenamento jurídico brasileiro. Entre elas, a prestação de serviço à comunidade ou a entidades públicas, a interdição temporária de direitos e a limitação de fim de semana. Essas penas, apelidadas pela sociedade de penas alternativas, têm caráter substitutivo. Quatorze anos mais tarde, a Lei n.º 9.714/1998 reformulou dispositivos do Código Penal, introduzindo mais duas penas restritivas de direitos - a prestação pecuniária e a perda de bens e valores. Acerca das penas alternativas, assinale a opção CORRETA: (1,0 ponto)
A) A perda de bens e valores recai sobre a vantagem auferida pelo agente com a prática delitiva e tem como beneficiário a família da vítima e, excepcionalmente o Fundo Penitenciário Nacional. 
B) A relação de penas alternativas deve ser interpretada de maneira ampliativa, sendo permitido ao juiz condenar o réu a pena alternativa diversa daquelas previstas.
C) São propósitos das penas alternativas a diminuição da superlotação dos presídios com a manutenção da eficácia preventiva geral e especial da pena, a redução dos custos do sistema penitenciário, o favorecimento de ressocialização do autor do fato e a redução da reincidência.
D) A prestação pecuniária e a multa são institutos equivalentes, pois, nas duas, o montante adquirido pelo Estado é dirigido em favor de pessoas, como, por exemplo, a vítima e seus dependentes ou entidades particulares com destinação social.
E) A prestação pecuniária se confunde com o valor indenizatório deduzido no juízo cível, pois os dois institutos têm caráter reparatório, sendo considerados indenização ou compensação pelos danos ocorridos com o delito.
07. Analise a proposição abaixo se VERDADEIRA ou FALSA, em seguida justifique sua resposta: (1,5 ponto)
Na autoria colateral, o requisito que falta para se reconhecer o concurso de pessoas é a pluralidade de agentes. (F)
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
08. Analise a proposição abaixo se VERDADEIRA ou FALSA, em seguida justifique sua resposta: (1,5 ponto)
A pena restritiva de direitos,modalidade prestação de serviços à comunidade nunca poderá substituir a pena privativa de liberdade, se esta não for maior que um ano. (F)
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Outros materiais

Perguntas Recentes