Buscar

EXERCÍCIOS PSICOLOGIA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Código de referência da questão.1a Questão (Ref.: 201702072778)
	 Fórum de Dúvidas (2 de 7)       Saiba  (0)
	
	Com relação à construção do número na perspectiva Piagetiana, leia as afirmativas abaixo: I. O número não é empírico por natureza, a criança o constrói através da abstração reflexiva pela sua própria ação mental de colocar coisas em relação; o conceito de número não pode ser ensinado, pois a criança o constrói por si mesma, pela sua capacidade de pensar; a adição não precisa ser ensinada, posto que a própria construção do número envolve a repetida adição deste. Cada criança constrói o número criando e coordenando relações. II. O objetivo da matemática é aprimorar o raciocínio das crianças, tornando-as mais capazes de refletir sobre sua realidade. A construção do número acontece gradualmente por partes ao invés de tudo de uma vez, o que leva anos para ser construído. A conservação, classificação e seriação são necessárias à construção da noção de número pela criança, sendo que essas estruturas bem trabalhadas na pré-escola possibilitarão à criança dispor de instrumentos intelectuais para compreender o conceito numérico e as operações como adição, subtração, divisão e multiplicação. III. O número é uma relação criada mentalmente pelo indivíduo. A criança constitui o número em função da sua sucessão natural, e essa construção ocorre junto com as operações da lógica de classificação e seriação, ou seja, o número operatório é a síntese de duas entidades lógicas: da inclusão de classe e da ordem serial, que a criança elabora por abstração reflexiva. A construção do número também está relacionada aos princípios da conservação, que é uma condição necessária de toda atividade racional, inclusive do pensamento aritmético. IV. Piaget estava muito mais interessado naquilo que poderíamos chamar de prontidão para números do que nas realizações aritméticas como tais. Seu objetivo foi o de investigar e diagnosticar a evolução de capacidades relacionadas à noção numérica muito mais sutis e básicas do que aquelas envolvidas nas conhecidas operações elementares de contar, somar, subtrair, etc. Estão CORRETAS as afirmativas:
	
	
	
	somente I.
	
	I, II e III, apenas.
	 Certo
	I, II, III e IV.
	
	II e IV, apenas.
	
	I e III, apenas.
	
	
	
	 Código de referência da questão.2a Questão (Ref.: 201702065520)
	 Fórum de Dúvidas (2 de 7)       Saiba  (0)
	
	A posição de Vygotsky sobre a relação entre desenvolvimento e aprendizagem é que o
	
	
	
	desenvolvimento é dependente da maturação e condiciona o aprendizado.
	
	desenvolvimento é definido como a substituição de respostas inatas a partir do aprendizado.
	 Certo
	aprendizado alavanca o desenvolvimento devido ao estabelecimento das relações sociais.
	
	aprendizado e o desenvolvimento são coincidentes e contemporâneos.
	
	processo de desenvolvimento da criança é independente do aprendizado.
	
	
	
	 Código de referência da questão.3a Questão (Ref.: 201702178074)
	 Fórum de Dúvidas (4 de 7)       Saiba  (0)
	
	O desenvolvimento humano deve ser entendido como uma globalidade, mas para efeito de estudo tem sido abordado a partir de quatro aspectos básicos, portanto qual opção abaixo refere-se ao aspecto intelectual?
	
	
	
	Seria a maneira como o indivíduo reage diante das situações que envolvem outras pessoas. Vamos novamente a um exemplo: em um grupo de crianças, no parque, é possível observar que algumas buscam espontaneamente outras para brincar, enquanto algumas permanecem sozinhas.
	
	Refere-se o modo particular de o indivíduo integrar as suas experiências. É o sentir. A sexualidade faz parte desse aspecto. Exemplos: a vergonha que sentimos em algumas situações, o medo em outras, a alegria de encontrar um amigo querido.
	 Certo
	Seria a capacidade de pensamento, raciocínio. Exemplo: uma criança de 2 anos que usa um cabo de vassoura para puxar um brinquedo que está embaixo de um móvel ou um jovem que planeja seus gastos a partir de sua mesada ou salário.
	
	Refere-se somente ao crescimento orgânico. Vamos ao exemplo: uma criança leva a chupeta à boca ou consegue tomar a mamadeira sozinha, por volta dos 7 meses, porque já coordena os movimentos das mãos.
	
	Refere-se ao crescimento orgânico, à maturação neurofisiológica, à capacidade de manipulação de objetos e de exercício do próprio corpo. Vamos ao exemplo: uma criança leva a chupeta à boca ou consegue tomar a mamadeira sozinha, por volta dos 7 meses, porque já coordena os movimentos das mãos.
	
	
	
	 Código de referência da questão.4a Questão (Ref.: 201702146175)
	 Fórum de Dúvidas (2 de 7)       Saiba  (0)
	
	De acordo com a teoria de Piaget, assinale a alternativa correta
	
	
	
	O período pré-operatório caracteriza-se pela ação da criança, incluindo os órgãos sensoriais e suas habilidades motoras
	 Errado
	Uma das principais características do período sensório motor é o egocentrismo da criança. Este se caracteriza basicamente por uma visão da realidade que parte do próprio eu, confundindo-se com objetos e pessoas, no sentido de atribuir a eles seus próprios pensamentos e sentimentos
	
	Período das operações concretas tem ser marco principal no egocentrismo da criança. Este se caracteriza basicamente por uma visão da realidade que parte do próprio eu, confundindo-se com objetos e pessoas, no sentido de atribuir a eles seus próprios pensamentos e sentimentos.
	
	Nenhuma das alternativas acima
	 Certo
	Período das operações concretas tem ser marco principal na realização de operações mentais concretas que se caracteriza pela necessidade da presença de objetos concretos no raciocínio.
	
	
	
	 Código de referência da questão.5a Questão (Ref.: 201702151254)
	 Fórum de Dúvidas (2 de 7)       Saiba  (0)
	
	Piaget propôs uma grande mudança no pensamento da criança por volta dos 6 anos, quando ¿operações¿ poderosas, como a reversibilidade, a adição ou a classificação múltipla são entendidas. Isso porque ela encontra-se no estágio cognitivo conhecido como:
	
	
	 Errado
	Pre-operatório
	 Certo
	Operatório Concreto
	
	Operatório Intelectual
	
	Operatório formal
	
	Operatório Racional
	
	
	
	 Código de referência da questão.6a Questão (Ref.: 201701194939)
	 Fórum de Dúvidas (7)       Saiba  (0)
	
	Um site noticia diz que Em pleno século 21, uma família vivia isolada dentro de uma caverna. Falam sobre a família Rosales, que criava seus quatro filhos numa caverna na Colômbia. As crianças foram encontradas sujas, desnutridas e em estágio precário de comunicação, pois emitiam alguns grunhidos que não faziam parte da língua nativa. Das alternativas abaixo, marque a única que responde corretamente sobre qual o impacto que isolamento social para o desenvolvimento de seres humanos, tendo como suporte teórico o interacionismo.
	
	
	
	Não houve impacto algum, pois o padrão genético corresponde a maior parte da influência que existe no desencadear de nosso desenvolvimento cognitivo. Há uma tendência a desenvolvermos exatamente as habilidades e dificuldades previstas geneticamente.
	
	Houve um impacto significativo, pois para se desenvolver, o sujeito precisa ter uma inter-relação de fatores endógenos e do ambiente sócio-cultural, sendo os últimos os responsáveis por toda a aprendizagem independente dos padrões de maturação neurológica.
	
	Todo o impacto negativo sob o desenvolvimento das crianças que foram encontradas na caverna, tem relação com a falta de alimentação adequada e com as precárias condições de saúde que apresentavam.
	
	Não há qualquer impacto sobre o desenvolvimento, pois na concepção interacionista não há supremacia de um elemento sobre outro, ou seja, a hereditariedade é mais importante que a cultura na definição dos caracteres que serão amadurecidos
no desenvolvimento do sujeito.
	 Certo
	Houve um impacto negativo para o desenvolvimento, pois a concepção interacionista vai compreender o desenvolvimento humano como sendo uma relação dialética entre fatores internos e externos ao sujeito, um tendo influência sobre o outro. A falta de estímulo social e linguagem afetou o desenvolvimento.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 Código de referência da questão.7a Questão (Ref.: 201702123347)
	 Fórum de Dúvidas (4 de 7)       Saiba  (0)
	
	Em sua análise da inteligência, o psicólogo Howard Gardner adotou uma abordagem muito diferente do pensamento tradicional sobre o tópico. Ele argumenta que, em vez de perguntar: Quão inteligente você é? deveríamos formular uma pergunta diferente: De que modo você é inteligente?. Ao responder à segunda pergunta Gardner desenvolveu uma teoria de inteligência que tem exercido grande influência. Qual teoria é essa?
	
	
	
	Teoria da Inteligencia fluida e inteligência cristalizada
	
	Teoria da Inteligência emocional
	
	Teoria sócio-histórica da inteligência
	 Certo
	Teoria das inteligências múltiplas
	
	Teoria do fator de Inteligencia Geral
	
	
	
	 Código de referência da questão.8a Questão (Ref.: 201701941721)
	 Fórum de Dúvidas (2 de 7)       Saiba  (0)
	
	Segundo Jean Piaget, o conceito de equilibração refere-se a:
	
	
	
	um conceito secundário, que está presente apenas nos primeiros meses de vida.
	
	indica o mecanismo de mudança interior do sujeito.
	
	uma lei que regula o aparecimento dos estágios.
	 Errado
	um processo necessário para o equilíbrio motor.
	 Certo
	um processo de organização das estruturas cognitivas em um sistema coerente, que possibilite ao indivíduo uma adaptação à realidade.
	Código de referência da questão.1a Questão (Ref.: 201701669495)
	 Fórum de Dúvidas (2 de 7)       Saiba  (0)
	
	Piaget considerava que os fatores que afetam o desenvolvimento humano são a hereditariedade, o crescimento orgânico, a maturação neurofisiológica e o meio. Em função disto, ele propôs que o desenvolvimento, segue cinco estágios. No estágio sensório-motor, espera-se que a criança:
	
	
	 Errado
	Desenvolva as habilidades de conservação de massa, peso, quantidade, comprimento e volume.
	
	Tenha o pensamento apoiado no plano da idéias, não necessitando de manipulação para pensar.
	 Certo
	Conheça o mundo através da percepção. O desenvolvimento físico se torna condição para aquisição de habilidades.
	
	Apresente padrões relacionais permeados pelo egocentrismo, com dificuldades para lidar com regras. Seus sentimentos morais refletem a relação com os adultos de referência.
	
	
	
	 Código de referência da questão.2a Questão (Ref.: 201702158060)
	 Fórum de Dúvidas (4 de 7)       Saiba  (0)
	
	Teoria humanista de Abraham Maslow (1908-1970), desenvolvimento da personalidade que vê as pessoas como possuidoras da capacidade de promover seu próprio desenvolvimento positivo e saudável, através das capacidades de escolha, de criatividade e de auto realização. Maslow apresentou uma teoria da motivação, segundo a qual as necessidades humanas estão organizadas e dispostas em níveis, numa hierarquia de importância e de influência. Para alcançar uma nova etapa, a anterior deve estar satisfeita, ao menos parcialmente. Isto se dá uma vez que, quando uma etapa está satisfeita ela deixa de ser o elemento motivador do comportamento do ser, fazendo com que outra necessidade tenha destaque como motivação. Do que se trata ao nível social:
	
	
	
	independência
	 Certo
	afetividade
	
	desenvolver profissionalmente
	
	reconhecimento
	
	prestígio
	
	
	
	 Código de referência da questão.3a Questão (Ref.: 201702179578)
	 Fórum de Dúvidas (4 de 7)       Saiba  (0)
	
	Segundo Davidoff (2001), define-se como sendo o processo de organização e interpretação dos dados sensoriais para desenvolver a consciência do meio ambiente e de nós mesmos, envolve interpretação.
	
	
	
	Sensação
	 Certo
	Percepção
	 Errado
	Desenvolvimento
	
	Aprendizagem
	
	Maturação
	
	
	
	 Código de referência da questão.4a Questão (Ref.: 201702063985)
	 Fórum de Dúvidas (7)       Saiba  (0)
	
	Observações efetuadas durante um longo período de tempo, empregando sempre os mesmos sujeitos. Para o estudo do desenvolvimento do raciocínio, por exemplo, as mesmas crianças seriam submetidas a testes adequados, semestralmente, desde 4 até 10 anos. Este processo significa:
	
	
	
	Observação Individual
	 Certo
	Observação Longitudinal
	
	Observação Transversal
	
	Observação Gradual
	
	Observação Lateralizada
	
	
	
	 Código de referência da questão.5a Questão (Ref.: 201702180712)
	 Fórum de Dúvidas (2 de 7)       Saiba  (0)
	
	(CESPE) Assinale a opção que indica os estágios do desenvolvimento cognitivo que, segundo Piaget, integram a compreensão de números, o pensamento egocêntrico e o mundo do aqui e do agora, respectivamente.
	
	
	
	pré-operacional intuitivo; estágio das operações concretas; pré-operacional intuitivo
	
	estágio das operações concretas; estágio das operações formais; sensório-motor
	 Certo
	estágio das operações concretas; pré-operacional preconceitual; sensório-motor
	
	pré-operacional intuitivo; pré-operacional preconceitual; estágio das operações concretas
	
	estágio das operações formais; pré-operacional intuitivo; estágio das operações concretas
	
	
	
	 Código de referência da questão.6a Questão (Ref.: 201702180745)
	 Fórum de Dúvidas (4 de 7)       Saiba  (0)
	
	Na visão de WALLON, ao longo do desenvolvimento, os aspectos emocionais e cognitivos se alteram no comportamento do bebê predomina o aspecto
	
	
	 Certo
	Emocional
	
	Racional
	
	Reflexivo
	 Errado
	Social
	
	Todas as alternativas estão corretas
	
	
	
	 Código de referência da questão.7a Questão (Ref.: 201701795859)
	 Fórum de Dúvidas (4 de 7)       Saiba  (0)
	
	____________________ Influenciado pelo fisiologismo, é uma importante corrente da psicologia que baseou seus estudos no processo perceptivo. Para os psicólogos dessa linha teórica, para compreender um assunto nós percebemos o todo, e quando não temos elementos suficiente para a compreensão buscamos elementos de nossa própria consciência. Marque a opção que completa a frase abaixo:
	
	
	 Errado
	A psicanálise
	
	O behaviorismo
	 Certo
	O gestaltismo
	
	A psicologia
	
	O freudismo
	
	
	 Código de referência da questão.8a Questão (Ref.: 201702072797)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 7)       Saiba  (0)
	
	A organização dos conteúdos na escola deu lugar a diversas formas de relação e colaboração entre as diferentes disciplinas que foram consideradas matérias de estudo. Segundo os autores Boisot, Piaget, Hechausen, entre outros, podemos estabelecer três graus de relações disciplinares: 1. Multidisciplinaridade. 2. Interdisciplinaridade. 3. Transdisciplinaridade. De acordo com as relações disciplinares citadas anteriormente, relacione as colunas a seguir:
( ) É a relação entre duas ou mais disciplinas, que pode ir desde a simples comunicação de ideias até a integração recíproca dos conceitos fundamentais e da teoria do conhecimento, da metodologia e dos dados da pesquisa.
( ) É a organização mais tradicional de conteúdos. Eles são apresentados por matérias independentes umas das outras.
( ) O conjunto de matérias ou disciplinas é proposto simultaneamente, sem que apareçam explicitamente as relações que podem existir entre elas.
( ) É o grau máximo de relações entre as disciplinas, daí que supõe uma integração global dentro de um sistema totalizador. A sequência está correta em:
1, 2, 3, 1
	 Certo
	1, 2, 2, 3
	
	3, 2, 1, 2
	
	2, 1, 3, 1
	
	2, 1, 1, 3
	 Código de referência da questão.1a Questão (Ref.: 201702072726) Fórum de Dúvidas (2 de 7)       Saiba  (0)Segundo Piaget, sobre o pensamento da criança, a característica mais geral pela qual a lógica inicial da criança difere da do adulto (com uma defasagem entre suas manifestações na ação e depois na linguagem) é a:
	
	
	
	classificação
	
	reversibilidade
	 Certo
	irreversibilidade
	 Errado
	interiorização
	
	inversabilidade
	
	
	
	 Código de referência da questão.2a Questão (Ref.: 201702151254)
	 Fórum de Dúvidas (2 de 7)       Saiba  (0)
	
	Piaget propôs uma grande mudança no pensamento da criança por volta dos 6 anos, quando ¿operações¿ poderosas, como a reversibilidade, a adição ou a classificação múltipla são entendidas. Isso porque ela encontra-se no estágio cognitivo conhecido como:
	
	
	
	Operatório Intelectual
	
	Operatório formal
	
	Operatório Racional
	 Errado
	Pre-operatório
	 Certo
	Operatório Concreto
	
	
	
	 Código de referência da questão.3a Questão (Ref.: 201701318013)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 7)       Saiba  (0)
	
	Sobre as etapas do desenvolvimento I. A infância engloba apenas a primeira infância e a segunda infância as quais são as únicas etapas que têm respaldo diante do desenvolvimento do sujeito. II. Da infância a vida adulta algumas experiências estão vinculadas as questões sociais e são avaliadas no processo de desenvolvimento e maturação do um sujeito. III. A etapa da infância engloba subgrupos, sendo eles: o pré-natal, a primeira infância, a segunda infância e a terceira infância. Ou seja, da concepção até aproximadamente 6 anos. É correto APENAS o que se afirma em
	
	
	
	I e III
	
	III
	 Certo
	II
	 Errado
	II e III
	
	I
	
	
	
	 Código de referência da questão.4a Questão (Ref.: 201702072733)
	 Fórum de Dúvidas (2 de 7)       Saiba  (0)
	
	Segundo Piaget, o quarto e último estágio principal do desenvolvimento cognitivo, que ocorre durante a adolescência, quando o sujeito consegue manipular e organizar idéias e objetos, é denominado de:
	
	
	 Certo
	Operações formais
	
	Sensório-motor
	
	Pré-operacional
	
	Operações informais
	 Errado
	Operações concretas
	
	
	
	 Código de referência da questão.5a Questão (Ref.: 201702150709)
	 Fórum de Dúvidas (2 de 7)       Saiba  (0)
	
	Sobre o pensamento egocêntrico da criança, marque a alternativa incorreta:
	
	
	 Certo
	Diz respeito ao fato da criança não querer dividir as coisas que possui
	
	A criança considera as coisas do ponto de vista dela
	
	O pensamento egocêntrico deforma as relações existentes entre os fatos
	
	É uma característica comum à criança de 2 a 6 anos
	
	Caracteriza-se por suas centrações, ou seja, em vez de adaptar-se objetivamente à realidade, ele se modela segundo o ponto de vista da pessoa que o produz.
	
	
	
	 Código de referência da questão.6a Questão (Ref.: 201701684854)
	 Fórum de Dúvidas (4 de 7)       Saiba  (0)
	
	Fazer uma pesquisa no campo da psicologia, principalmente por ter o ser humano como objeto de análise, requer o pesquisador o uso de estudo longitudinal. Sobre o método de investigação longitudinal, analise as afirmativas:
Este tipo de investigação é utilizado para o estudo de um grupo de pessoas com mais de um período extenso de tempo. Os dados são recolhidos no início do estudo, e, em seguida, os dados adicionais podem ser recolhidos ao longo do tempo durante toda a duração do estudo.
Porque
Este tipo de pesquisa é útil porque permite aos cientistas estudar as mudanças comportamentais que ocorrem com os sujeitos ao longo do tempo.
Assinale a opção correta:
	
	
	
	a afirmativa II é verdadeira e a I é falsa.
	
	as afirmativas I e II são verdadeiras e a segunda NÃO justifica a primeira.
	
	a afirmativa I é verdadeira e a II é falsa.
	 Certo
	as afirmativas I e II são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
	
	ambas as afirmativas são falsas.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 Código de referência da questão.7a Questão (Ref.: 201702065525)
	 Fórum de Dúvidas (2 de 7)       Saiba  (0)
	
	Em uma pesquisa acerca do desenvolvimento, um psicólogo coloca à frente de duas crianças 4 quadrados azuis, 4 quadrados vermelhos e 4 círculos azuis, cortados em cartolina. O investigador afirma que alguém disse que todos os círculos são azuis e pergunta o que as crianças acham disso. A criança A diz que isso é falso, pois também há quadrados azuis. A criança B diz que é verdade, pois não há círculos vermelhos. De acordo com a teoria piagetiana, essas duas crianças estão, respectivamente, nos seguintes estágios de seu desenvolvimento:
	
	
	
	operacional formal; pré-operacional
	
	operacional concreto; operacional formal
	
	operacional formal; operacional concreto
	
	sensório-motor; operacional formal
	 Certo
	pré-operacional; operacional concreto
	
	
	
	 Código de referência da questão.8a Questão (Ref.: 201702180758)
	 Fórum de Dúvidas (2 de 7)       Saiba  (0)
	
	O desenvolvimento humano ocorre por etapas e o sujeito participa do seu desenvolvimento de forma passiva, segundo
	
	
	
	Vigotski
	 Errado
	Freud
	
	Wallon
	
	Watson
	 Certo
	Piaget
	 Código de referência da questão.1a Questão (Ref.: 201701969705)
	 Fórum de Dúvidas (4 de 7)       Saiba  (0)
	
	01. Assinale a alternativa que expressa bem características do humanismo na aprendizagem:
	
	
	 Certo
	Facilitação, compreensão, aceitação e confiança;
	
	Aprendizagem significativa, empatia, equilibração e acomodação;
	 Errado
	Compreensão, confiança, aceitação e controle;
	
	Facilitação, adaptação, compreensão e empatia.
	
	Confiança, autodesenvolvimento, assimilação e controle;
	
	
	
	 Código de referência da questão.2a Questão (Ref.: 201701710360)
	 Fórum de Dúvidas (4 de 7)       Saiba  (0)
	
	Com relação ao desenvolvimento físico do jovem adulto é feito as seguintes afirmações:
I. A maioria das funções corporais está desenvolvida.
 II. Alguns fatores externos têm influências comportamentais sobre a saúde e a boa forma, como por exemplo, a sexualidade, tabagismo, nutrição, entre outros.
III. No adulto percebemos que apenas as questões sociais exercem influencias no seu desenvolvimento.
 Com relação as afirmativas acima:
	
	
	 Errado
	Apenas a III está correta
	 Certo
	Apenas a I e II estão corretas
	
	Apenas a I está correta
	
	Apenas a II está correta
	
	Apenas a I e III estão corretas
	
	
	
	 Código de referência da questão.3a Questão (Ref.: 201702055847)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 7)       Saiba  (0)
	
	Assinale a alternativa que apresenta uma razão para se estudar o desenvolvimento infantil
	
	
	
	Estudar as características de cada etapa permite diferenciar e classificar as crianças, o que favorece o controle de seus comportamentos
	
	Estudar o desenvolvimento infantil permite ao homem saciar sua sede de conhecimento, aspecto inerente à sua condição humana
	 Certo
	Estudar as características de cada etapa permite elaborar adequadamente a educação, ao se levar em conta tais características
	
	Estudar o desenvolvimento infantil atende a um projeto de poder, que visa apenas o controle das mentes infantis e a produção de subjetividades dóceis
	
	Estudar as etapas do desenvolvimento permite responder às grandes questões da humanidade, como de onde viemos e para onde vamos
	
	
	
	 Código de referência da questão.4a Questão (Ref.: 201702180730)
	 Fórum de Dúvidas (4 de 7)       Saiba  (0)
Estuda o desenvolvimento do ser humano em seus aspectos: físicos-motor, intelectual, afetivo, emocional e social
	
	
	
	Psicanálise
	
	psicologia institucional
	
	Sociologia da educação
	
	Psicologia social
	 Certo
	Psicologia do desenvolvimento
	
	
	
	 Código de referência da questão.6a Questão (Ref.: 201701660084)
	 Fórum de Dúvidas (2 de 7)       Saiba  (0)
	
	Qual dos estágios do desenvolvimento cognitivo propostos por Piaget abaixo NÃO ocorre na infância?
	
	
	
	Sensório-motor
	
	Pré-operacional
	
	Operacional abstrato
	
	Operacional concreto
	 Certo
	Operacional formal
	
	
	
	 Código de referência da questão.7a Questão (Ref.: 201701684920)
	 Fórum de Dúvidas (2 de 7)       Saiba  (0)
	
	A teoria de Piaget do desenvolvimento cognitivo é uma teoria de etapas, uma teoria que pressupõe que os seres humanos passam por uma série de mudanças ordenadas e previsíveis. De acordo com a teoria Piagetiana, assinale o que for correto sobre a construção do conhecimento.
	
	
	
	O conhecimento é transmitido de forma mecânica pelo meio exterior ou pelos adultos.
	 Errado
	O desenvolvimento cognitivo ocorrerá independentemente de estímulos, o sujeito já tem toda uma pré-disposição genética.
	
	O elemento ativo da construção do conhecimento é o adulto que transmite o conhecimento, levando a criança a compreender o mundo que a cerca.
	 Certo
	A criança procura ativamente compreender o mundo exterior e interagir com ele para buscar resolução de suas interrogações.
	
	A construção do conhecimento ocorre somente com informações advindas da própria criança.
	
	
	
	 Código de referência da questão.8a Questão (Ref.: 201701764586)
	 Fórum de Dúvidas (2 de 7)       Saiba  (0)
	
	Qual assertiva representa o pensamento de Piaget sobre o conhecimento e a inteligência?
	
	
	
	a inteligência já nasce com a criança e ela só adquire conhecimento
	
	o conhecimento nasce com a criança e ela só adquire inteligência
	 Certo
	a inteligência e o conhecimento se constroem ao longo do desenvolvimento
	
	a criança já nasce com inteligência
	
	a inteligência e o conhecimento são inatos

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais