Buscar

Aula 01 a 10 Etica 10 ¦ per+¡odo

Prévia do material em texto

ÉTICA
 Caso 1 - O papel da OAB na construção da sociedade democrática brasileira -
Com base na leitura do texto acima responda:
a) Quais são as finalidades da Ordem dos Advogados do Brasil? Regular os direitos e deveres dos profissionais das diversas áreas do direito e determinar a finalidade essencial da OAB .Art.44 EAOAB
b) Podemos considerar a OAB uma autarquia? Justifique. Não,é uma entidade sui generis,porque não há no ordenamento jurídico nenhuma entidade pra,dotada de personalidade jurídica própria e forma federativa. 
c) Quais os órgãos que integram a OAB? Resp:Art.45 da lei 8.906 de 4 julho 94
I-conselho federal
II-os conselhos seccionais
III-as subseções
IV-as caixas de assistência dos advogados. 
De Plano de Aula: O Exame de Ordem e a Advocacia-3
Caso 1: Pertence: volto à advocacia fiel a valores éticos desde a juventude
Brasília, 03/09/2007 – O ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF), José Paulo Sepúlveda Pertence, Analise o caso acima e responda com fundamentação legal: a) Quais são os requisitos para ingresso nos quadros da OAB?Resp: Art.8ºEAOAB(adovgados).Art.9ºEAOAB(estagiários)
b) A inscrição principal deve ser requerida necessariamente no local onde o bacharel concluiu seu curso de graduação? Justifique. Não,art.10 EAOAB.A inscrinção principal do advogado deve ser feita no conselho seccional cujo território pretende estabelecer o seu domicilio profissional.
c) Quais são os requisitos para uma inscrição suplementar? Art.10,&2ºEAOAB
d) o ministro Sepúlveda Pertence terá que se submeter ao exame de Ordem? Há exceções à regra?Resp: Não,basta o preenchimento dos requisitos do art.8ºEAOAB
 Plano de Aula: Da Atividade Advocatícia´-4 Caso 1 – Renúncia de mandato por parte de advogadoDiário de um Juiz – Carlos Zamith Junior .Não é raro o advogado renunciar ao mandato outorgado pelo cliente. Vários motivos conduzem à ruptura Pergunta-se:
É possível a renúncia do mandato judicial?Resp; Sim,a renuncia é ato pessoal do advogado
Segundo o texto e a lei, como deverá proceder aquele que deseja renunciar o mandato conferido em procuração?Resp: A renúncia deverá ser comunicada ao cliente,devendo o advogado permanecer por 10 dias,após a comunicação da renuncia,a não ser que seja substituído por prazo inferior a 10 dias.
Plano de Aula: Da atividade advocatícia/5-A Promotoria de Justiça do Patrimônio Público e Cultural da Comarca de Macapá, por meio do Promotor de Justiça Adauto Barbosa, recomendou, no dia 03/06/08, ao Governo do Estado do Amapá (Defensor Público Geral) 
de Justiça. 05.12.2008. chicoterra.com/joomla/index.php?option=com_content&task=view&id=54&Itemid=62 - 30k Analise a notícia acima, e responda:
a) Como o Estatuto da Advocacia e da OAB classifica a atuação profissional do advogado público, em especial, do defensor público? Fundamente sua resposta no EOAB.  Exercem atividade de advocacia, sujeitando-se ao regime desta lei, além do regime próprio a que se subordinem, os integrantes da Advocacia-Geral da União, da Procuradoria da Fazenda Nacional, da Defensoria Pública e das Procuradorias e Consultorias Jurídicas dos Estados, do Distrito Federal, dos Municípios e das respectivas entidades de administração indireta e fundacional.
b) Poderia o juiz decretar a nulidade dos atos praticados pelo Defensor Público impedido? Resp: Sim, art.4º, § único EAOAB. Parágrafo único. São também nulos os atos praticados por advogado impedido - no âmbito do impedimento - suspenso, licenciado ou que passar a exercer atividade incompatível com a advocacia.
 Plano de Aula: Dos deveres e prerrogativas da advocacia/6 Caso 1: Supremo garante prisão especial para advogado O Supremo Tribunal Federal (STF) determinou hoje (27) que o advogado A.J.A, acusado de falsificação de documento público e de crime de quadrilha, tem direito aA decisão foi tomada em uma Reclamação (RCL 5212), instrumento jurídico utilizado para garantir o respeito e o cumprimento as decisões do STF. Notícias STF  - Quinta-feira, 27 de Março de 2008 Diante do caso exposto, responda: 1. O que podemos entender por sala de estado maior?resp: A jurisprudência do STF tem equiparado a sala de Estado maior ambiente separado,sem grades,localizado em unidades prisionais ou em batalhões de policia militar,que tenha instalações e comodidadee adequadas á higiene e á segurança do advogado.
2. Qual a diferença entre a prerrogativa prevista no art. 7º, inciso IV, EOAB e aquela prevista no inciso V do mesmo artigo?Resp: O art.7º,IV,EAOAB trata do direito do advogado em ter a presença de um representante da OAB,quando preso em flagrante por motivo ligado ao exercício da advocacia e, dos demais casos,a comunicação expressa a seccional da OAB,constitui garantiabda inviobilidade da atuação recolhido preso,antes da sentença transitada em julgado.”A prisão do advogado em sala de Estado maior é garantia suficiente para que fique provisoriamente detido em condiçoes compatíveis com o seu múnus publico”ADI1127 STF
 Plano de Aula: Dos deveres e prerrogativas da advocacia/7Caso 1 – Ética e o Advogado – Renato Ribeiro Velloso Quando falamos sobre ética, temos a ideia da busca dos princípios e condutas justos, do comportamento ideal, do estudo dos quadros de valores e atos humanos. Definida como a ciência da moral. Advogados possuem o seu próprio Código de Ética Profissional, instituído pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil. A lei 8906, de 04 de julho de 1994, estabelece)Analise o caso acima e, em seguida, responda: 1. Quais os princípios elencados no Código de Ética da Advocacia são destacados no texto acima?Resp : Principio da conduta Ilibada,principio da dignidade e do decoro,Principio da Correção profissional(Transparencia) e principio da diligencia. 
Caso 9-Advogado negligente pode responder por danos morais e materiais de cliente lesado a)Qual o tipo de responsabilidade civil que se desvela entre cliente /advogado? Responsabilidade civil contratual e subjetiva
b)No caso acima encontramos os elementos caracterizadores da responsabilidade civil do advogado? Sim,estão presntes a conduta(ação ou omissão)o dano, e o nexo causal.
Plano de Aula: Honorários de advogado-10 -Caso 1: Advogado não está subordinado ao cliente
 O TST (Tribunal Superior do Trabalho) decidiu que a relação entre um advogado e seu cliente é uma relação de consumo, e não de trabalho. Por isso, as ações de cobrança de honorários advocatícios devem ser ajuizadas na Justiça comum, e não na trabalhista.De acordo com a primeira Turma do TST, a Súmula 363 determina que compete à Justiça Estadual processar e atentamente o texto acima e responda com fundamentação legal: a)      A decisão do TST foi correta ao considerar que o serviço prestado pelo advogado se insere na relação de consumo?Resp: Não,a relação advogado e cliente é regida pela lei 8906/94(EAOAB). b)      Quais os tipos de honorários estabelecidos no Estatuto?Resp: Honorários convencionados,arbitrados e de sucumbência
c)      Quais os critérios sugeridos pelo CED para a estipulação dos honorários?Resp:Art. Os honorários profissionais devem ser fixados com moderação, atendidos os elementos seguintes:I - a relevância, o vulto, a complexidade e a dificuldade das questões versadas;/II - o trabalho e o tempo necessários;/III - a possibilidade de ficar o advogado impedido de intervir em outros casos, ou dese desavir com outros clientes ou terceiros;//IV - o valor da causa, a condição econômica do cliente e o proveito para ele resultante do serviço profissional;//V - o caráter da intervenção, conforme se trate de serviço a cliente avulso, habitual ou permanente;//VI - o lugar da prestação dos serviços, fora ou não do domicílio do advogado;//VII - a competência e o renome do profissional;//VIII - a praxe do foro sobre trabalhos análogos.
Caso 11- Procuração e sociedade de advogados.
a)Poderáa sociedade de advogados receber poderes através de procuração para representar alguem em juízo?Não.Aprocuração é outorgada individualmente aos advogados que integram a sociedade
CASO 12-Advogados captam clientes em local de vazamento de adutora da cedae.
1)qual a tipificação da conduta dos advogados? Os advogados praticaram a conduta tipificada - angariar ou captar causas, com ou sem a intervenção de terceiros;
2)quais as sanções disciplinares estabelecidas no EAOAB? O estatuto e da ordem dos advogados do Brasil estabelece as seguintes sanções disciplinares:censura,suspensão,exclusão e multa.
3)existem as sanções que podem ser aplicadas por tempo indeterminado? Sim,a suspensão implica a impossibilidade de advogar em todo território nacional.A suspensão será aplicada pelo período de 30 dias e 12 meses,podendo ultrapassar o prazo nas seguintes hipóteses:Falta de prestação de contas –até prestar/deixar de pagar anuidade da OAB-até pagar/inépcia profissional- até novas provas de habilitação.
4-É possível a exclusão dos advogados nos quadros da OAB?em que circunstancia? Sim,  - fazer falsa prova de qualquer dos requisitos para inscrição na OAB;
- tornar-se moralmente inidôneo para o exercício da advocacia;
- praticar crime infamante;
13-STJ tranca ação penal contra advogada acusada de patrocínio infiel
1-Quais os elementos caracterizadores do crime de patrocínio infiel? É necessário o dolo e o efetivo prejuízo causado ao interesse confiado
2-o caso revela o crime de patrocino infiel? Não,no caso apresentado as partes faleceram,não havendo,portanto,prejuízo aos interes confiados anteriormente.
14-OAB-Rj abre processo disciplinar contra advogados.
a)como é definida a competência para processamento e julgamento de processo disciplinar? A competência é definida,pelo local de cometimento da infração,salvo se a falta for cometida perante o conselho federal da OAB
b)o principio da publicidade pode ser aplicado aos processos disciplinares perante a OAB? Não.Os processos disciplinares tramitam em sigilo,havendo publicidade somente após o transtito em julgado da decisão.
Caso 2 agredir cinegrafista
a)Não. O processo disciplinar instaura-se de ofício ou mediante representação dos interessados, que não pode ser anônima.
b)O prazo é de 15 dias.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes