Buscar

RECLAMATÓRIA TRABALHISTA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DO TRABALHO DA... VARA DO TRABALHO DA COMARCA DE IMPERATRIZ-MA
João, brasileiro, estado civil, profissão/função, data de nascimento, nome da mãe, RG, CPF, CTPS, PIS/PASEP/NIT, endereço completo/CEP, vem por meio de sua Adogada Camila Gomes, inscrita na OAB sob o número (xxxx), com instrumento procuratório em anexo, com endereço(anota teu endereço aqui) e e-mail (anota seu e-mail) onde recebe suas intimações e notificações, vem perante Vossa Excelência, propor sua RECLAMATÓRIA TRABALHISTA, pelo rito sumarissimo, com fulcro no artigo 852-A, da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) em face de BRILHO LTDA, pessoa jurídica de direito privado, CNPJ, endereço completo/CEP, pelos motivos de fato e de direito a seguir explanados:
1- DOS FATOS
O reclamante foi admitido na empresa Brilho Ltda em 15/09/2016 e mesmo excercendo suas funções dentro da empresa, o reclamado não pagou os últimos 3 meses de salário e mesmo após transcorrido 11 meses da admissão do reclamante o reclamado ainda não assinou a CTPS do reclamante.
2- DOS FUNDAMENTOS JURÍDICOS
2.1- DA ANOTAÇÃO NA CARTEIRA DE TRABALHO
Muito embora já tenha decorrido 11 meses do inicio das atividades laborais e do contrato de trabalho, o mesmo nunca fora anotado na CTPS reclamante. Desta feita, deve a empresa ser condenada a proceder a anotação de todo o vínculo empregatício, com o valor na remuneração e inicio do contrato de trabalho, conforme é direito do reclamante aclamado pelo Art 29 da CLT o qual determina não só quais as anotações devem ser feitas como também em qual prazo deverá ser realizada. 
"Art. 29 - A Carteira de Trabalho e Previdência Social será obrigatoriamente apresentada, contra recibo, pelo trabalhador ao empregador que o admitir, o qual terá o prazo de quarenta e oito horas para nela anotar, especificamente, a data de admissão, a remuneração e as condições especiais, se houver, sendo facultada a adoção de sistema manual, mecânico ou eletrônico, conforme instruções a serem expedidas pelo Ministério do Trabalho"
2.2 - DA RESCISÃO INDIRETA DO CONTRATO DE TRABALHO E DOS SALÁRIOS NÃO PAGOS
O Reclamante não recebeu o pagamento dos seus salários dos últimos 3 meses já trabalhados. Assim, fica devidamente comprovado que o reclamado não está cumprindo com a sua responsabilidade no pacto laboral, fato que conforme dispõe a CLT é causa de rescisão indireta do contrato de trabalho, insituto no qual o empregado requer a sua demissão sem justa causa por fatos descritos no art 483 da CLT.
A este respeito o artigo 483 da CLT, assim prescreve:
"Art. 483 – O empregado poderá considerar rescindido o contrato e pleitear a devida indenização quando:
d) não cumprir o empregador as obrigações do contrato;
§ 3º - Nas hipóteses das letras d e g, poderá o empregado pleitear a rescisão de seu contrato de trabalho e o pagamento das respectivas indenizações, permanecendo ou não no serviço até final decisão do processo.
Desta feita é comprovado que o Reclamante tem o direito a seus salários atrasados pois exerceu suas atividades na empresa, como também tem o direito à rescisão indireta do seu contrato de trabalho sendo que a lei lhe permite ainda optar por não permanecer no serviço até o final da decisão do processo, conforme já mencionado.
3- DOS PEDIDOS
Ante o exposto, requer o recebimento da presente demanda e, ato contínuo, pugna pela procedência dos seguintes atos e pagamentos:
a) A notificação da Reclamada, no endereço apresentado, para apresentar resposta à Reclamatória Trabalhista, sob os efeitos da revelia e confissão ficta com fulcro no art 844 da CLT.
a) A declaração e a anotação do vínculo na CTPS, com fulcro no art 29 da CLT.
b) Seja declarada a rescisão indireta do contrato de trabalho, e ainda a condenação da Reclamada ao pagamento de todas as verbas salariais em atraso, bem como as rescisórias provenientes de uma dispensa sem justa causa, quais sejam: saldo de salário, aviso-prévio, décimo terceiro salário proporcional, férias proporcionais acrescidas do terço constitucional e multa de 40% do FGTS, com fulcro no art 483 'd §3º da CLT.
c) Que seja permitido a realização de todas as provas em direito admitidas, em especial a testemunhal, pericial, documental e depoimento pessoal do representante da Reclamada, sob pena de confissão (Súmula 74 TST);
 Dá à causa o valor de 2.640,00 (Dois mil e seiscentos e quarenta reais).
Termos em que, pede deferimento. 
Imperatriz, 2 de agosto de 2017
Camila Gomes(Oab/MA)

Outros materiais