Buscar

Lab 29

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Centro Universitário Uninter
Pap – Avenida Sertório,1988 Navegantes – CEP: 91020 - 000 – Porto Alegre – RS - Brasil
29 - O Efeito de um Campo Elétrico no Movimento de Partículas Carregadas
Objetivo
Estudar o efeito do campo elétrico no movimento de partículas carregadas.
Procedimento
1-Uma vez aberto o Virtual Physics e selecione Effect of an Eletric Field on Moving Charges na lista de experimentos. O programa vai abrir a bancada de física quântica (Quantum).
2-O experimento está montado em cima da mesa, onde temos um canhão de elétrons (Electron Gun) que está no lado esquerdo da mesa e no lado direito da mesa temos uma tela de fósforo verde (Phosphor Screen) que irá detectar os elétrons (-). Clique no botão verde-vermelho (On/Off) para ligar a tela de fósforo verde. 
4-Clique na mesa de experimentos e arraste para esquerda, e em seguida arraste a janela do detector de fósforo verde para a direita, evitando a sobreposição. Clique no botão (Grid) na tela de fósforo verde. Clique nos botões acima e abaixo dos dígitos para modificar o campo elétrico (Electric Field) localizado no centro da mesa, quando você clicar vai aparecer uma mãozinha. Observe o ponto iluminado na tela do detector. Vá ajustando o campo elétrico de 1 em 1 V até 10 V (muita atenção para não clicar entre os dígitos, pois isso muda a posição do ponto decimal; para mudar o ponto decimal de volta, clique onde ele estava originalmente).
5- Qual o comportamento do ponto luminoso na tela de fósforo verde à medida que a diferença de potencial entre as placas aumenta? Por quê?
R: O ponto luminoso se move para a esquerda. O ponto iluminado (Indicador da movimentação de cargas (-q)) sofre um desvio devido a influência do aumento de potencial do campo elétrico. 
6- Aumente a corrente elétrica do canhão de elétrons para 1ª, clicando acima do dígito das centenas no controlador (o segundo visor da esquerda para a direita). O que acontece com o ponto luminoso na tela de fósforo verde? Por quê? 
R: O ponto luminoso se move para a direita. Aumentando a corrente elétrica os pontos iluminados ficam menos sensíveis aos efeitos do campo elétrico.
7- O que acontece com o ponto luminoso quando você aumenta a energia cinética do feixe de elétrons? Por quê?
R: O ponto luminoso se move para a direita. Quanto mais energia cinética aplicarmos aos elétrons emitidos, menor sensibilidade terão aos efeitos do campo elétrico externo aplicado para tentar desviar sua trajetória 
8- Agora vamos trocar o modo de emissão para partículas alfa, zerando o medidor de campo elétrico ajustando os valores até o ponto luminoso ficar no ponto central da tela de fósforo verde.
9-Devolva o canhão de elétrons arrastando para ao balcão do almoxarifado (Stockroom). Clique no almoxarifado para entrar e clique duas vezes no canhão de elétrons para devolvê-lo à prateleira. Clique duas vezes na fonte de partículas alfa (Alpha Source) para selecioná-la ou arraste-a para o balcão. Clique na seta verde Return to Lab para voltar à bancada. Arraste a fonte de partículas alfa para a mesa, colocando-a no mesmo lugar em que estava o canhão de elétrons. Clique (On/Off) para abrir a janela da fonte de partículas. Qual a posição do ponto luminoso na tela de fósforo?
R: No centro da tela.
10-Altere o campo elétrico de V (volts) para kV (quilovolts) clicando no botão acima da unidade (tem que aparecer uma mãozinha), observe que o movimento do ponto luminoso enquanto você aumenta a diferença de potencial de 0 kV para - 5,9kV,é pequeno. Qual o lado que o ponto luminoso se deslocou?
R: O ponto luminoso se deslocou levemente para a esquerda.
11- Por que é necessária uma diferença de potencial maior para mover as partículas alfa em relação ao feixe de elétrons?
R: Porque a energia das partículas alfa é muito maior do que a dos elétrons, pois elas possuem maior massa e carga em relação aos elétrons.
12- Qual o comportamento do feixe quando mudamos o sinal para positivo?
R: Observamos que o feixe de partículas alfa se desloca para a direita.
13-Do que é formada uma partícula alfa?
R: É formada por dois núcleons, ou seja, dois prótons e dois nêutrons. Este tipo de partícula é denominada núcleo de hélio, porque este elemento possui dois prótons e dois nêutrons também. Desta forma, é usual escrever 2He4 para representar a partícula alfa.

Outros materiais