A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
60 pág.
PTG   ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Pré-visualização | Página 1 de 23

59
Sistema de Ensino Presencial Conectado
ciências contábeis
ESTÁGIO supervisionado
2017
ESTÁGIO supervisionado
Trabalho 
de conclusão de curso 
apresentado à disciplina de 
Estágio Supervisionado do Curso de Bacharelado em 
Ciências Contábeis
 da Universidade Norte do Paraná
.
Orientadores: Agnaldo Pereira 
 André Juliano Machado
2017
Dedico o presente trabalho à minha família pelo incentivo à minha formação, aos meus professores e tutores que me ajudaram na conclusão do mesmo.
Agradecimentos
Agradeço a Deus, pois sem ele eu não teria forças para esta longa jornada, pois ele mesmo é quem dá a todos a vida, e a respiração, e todas as coisas. Agradeço também aos meus professores, tutores, colegas de classe e toda a minha família.
RESUMO
O presente trabalho tem como objetivo principal a aproximação e a apropriação de conhecimentos das rotinas atribuídas ao contador, por meio do estudo das Estruturas das demonstrações contábeis instituída pelo CPC 00 e pela simulação das etapas e procedimentos aplicados aos processos contábeis e da demonstração da escrituração contábil de todos os fatos contábeis de uma empresa tributada pelo lucro real. Para tal, escolheu-se o empreendimento do setor do comércio que atuará no ramo de comércio varejista de artigos de vestuário. A metodologia utilizada foi à pesquisa bibliográfica com a finalidade de buscar maiores informações e subsidiar o tema em questão e a utilização de um sistema informatizado. Como resultado do estudo, verifica-se a importância de se fazer contabilidade e utilizar suas ferramentas que contribuem conhecer a situação financeira e econômica do empreendimento e ajuda a evitar sua mortalidade prematura. 
Palavras-chave: Contabilidade. Livro Diário. CPC.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO	6
2. METODOLOGIA	7
3. DESENVOLVIMENTO	8
3.1 RELATÓRIO DE ESTÁGIO	8
3.2 PRONUNCIAMENTO CONTÁBIL CONCEITUAL – CPC 00	9
3.2.1 Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Relatório Contábil-Financeiro.	9
4. CONSIDERAÇÕES FINAIS.	15
REFERÊNCIAS	16
APÊNDICES	17
APÊNDICE A – CONTRATO SOCIAL	17
APÊNDICE B – LIVRO DIÁRIO	19
APÊNDICE C – MEMÓRIA DE CÁLCULO PARA APURAÇÃO	59
APÊNDICE 4 – DIVERSOS	60
1. INTRODUÇÃO
A contabilidade como gestora da informação, possui procedimentos e ferramentas essenciais para manutenção da vida saudável do empreendimento, conforme ratificado por Iudícibus e Marion (2002), a contabilidade é um dos instrumentos que auxilia a administração a tomar decisões, pois essa ciência colhe os dados econômicos, registra-os e transforma em informações, que contribuem para a tomada de decisões. 
Junto a esses conceitos e procedimentos há o papel do profissional contábil que cabe obedecer às normas e princípios fundamentais de contabilidade, deve também seguir a legislação tributária para a correta apuração, registro e arrecadação aos cofres públicos dos diversos tributos que incidem sobre as pessoas jurídicas e ainda utilizar as ferramentas disponíveis que a contabilidade oferece, uma vez que diante de um mercado competitivo, a contabilidade possibilita ao empresário ter conhecimento da situação financeira e econômica da empresa, ajudando o mesmo a planejar e administrar melhor seu negócio, gerando informação útil para tomada de decisão. Entretanto,nas universidades, há uma grande dificuldade de assimilação da teoria com a prática contábil, uma vez que os cenários reais são dinâmicos e em alguns casos a teoria não consegue abordar todas as situações passíveis de ocorrência, impossibilitando o aluno de colocar em prática aquilo que foi aprendido.
Neste contexto, o presente trabalho tem por objetivo promover a interdisciplinaridade das disciplinas ministradas no curso de Ciências Contábeis, atrelando a teoria com a prática através do estudo das estruturas das demonstrações contábeis instituída pelo Pronunciamento Contábil Conceitual – CPC 00 e da demonstração da escrituração contábil de todos os fatos contábeis de uma empresa fictícia que atua no ramo de comercio varejista de confecções e que é tributada pelo lucro real.
O trabalho está estruturado em cinco seções, iniciando com essa introdução, seguido pela metodologia utilizada no estudo, na terceira seção será demonstrado o relatório do estágio ocorrido em campo e o estudo do Pronunciamento Contábil Conceitual – CPC para embasar os procedimentos contábeis da empresa, na quarta terá as considerações finais sendo finalizado com a demonstração em apêndices de toda escrituração contábil realizado no sistema informatizado.
2. METODOLOGIA
Considerando a necessidade de atingir o objetivo traçado para o desenvolvimento do estudo, na realização deste trabalho, utilizou-se como metodologia uma pesquisa exploratória com abordagem qualitativa. Gil (2006) define pesquisa exploratória como o estudo sobre determinado tema que tem por objetivo adicionar informações, proporcionando maior familiaridade com o assunto em questão, tornando-o mais explícito. Já á abordagem qualitativa é caracterizada pela análise dos conceitos teóricos e das linhas de pensamento dos estudiosos do assunto abordado, traduzindo-os e trazendo para o dia a dia da empresa. 
Na pesquisa em questão utilizou-se como fonte a pesquisa bibliográfica com a finalidade de buscar maiores informações sobre assuntos anteriormente publicados para subsidiar o tema em questão. A pesquisa foi embasada na investigação em livros, artigos e dissertações disponíveis em meio eletrônico, concomitantemente à pesquisa bibliográfica foi executado o processo de busca de um sistema informatizado que atendesse às necessidades, educacionais e estruturais, sendo que após a análise de diversos sistemas, optou-se por utilizar o sistema Net Contábil, para realizar as escriturações contábeis e gerar os relatórios necessários.
3. desenvolvimento
3.1 relatório de estÁgio
- O meu estágio, foi feito num escritório de contabilidade, que presta serviços contábeis em nossa cidade.
- ROSANGÊLA DE S. LEÃO-ME, Rua Júlia Aragão, 258, Bairro Novo. Está a sete anos no mercado, e iniciou suas atividades em 18/07/2011. Minha supervisora de campo foi Rosângela de Souza Leão, diretora e presidenta da empresa acima referida.
- O estágio é o conhecimento em prática, fazer sempre o melhor, isso foi que aprendi neste período, pois na verdade na vida estamos sempre aprendendo coisas novas quase todos os dias.
- Conhecer a realidade da profissão que optou para desempenhar é importante, pois quando o aluno tem contato com as atividades que o estágio lhe proporciona, se inicia a compreensão aquilo que tem estudado e começa a relação com o cotidiano da sua futura profissão.
3.2 pronunciamento contábil conceitual – cpc 00
3.2.1 Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Relatório Contábil-Financeiro.
A ciência contábil é tão antiga quanto à origem do homem, pois existem relatos rudimentares de sua existência na Bíblia Sagrada no livro de Jó que é As demonstrações contábeis são de acesso de todos, possuem variadas necessidades e finalidades, já que fornecem informações úteis na tomada de decisões no âmbito econômico e atingem diversos segmentos da sociedade, servindo como meio de avaliação por parte de seus usuários. 
Tendo como uma das suas principais finalidades o cuidar do patrimônio, a contabilidade necessita de alguns padrões e normas para reger e padronizar os levantamentos e demonstrações. A partir disso existe alguns órgãos reguladores a saber:
IASC – International Accounting Standards Committee (comitê de normas internacionais de contabilidade)
IASB - International Accounting Standards Board (conselho de normas internacionais de contabilidade)
NIC – Normas Internacionais de Contabilidade
Entre outros, aqui no Brasil

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.