Buscar

EXERCÍCIOS Psicologia Humanista

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

NP1
PSICOLOGIA HUMANISTA
O termo Humanismo aparece na história como um movimento cultural no século XIV, ligado ao Renascimento. Caracterizou esse movimento a recolocação do homem no centro das preocupações filosóficas. Quando uma Psicologia se nomeia “Humanista”, isso significa que:
I – Para ela, a compreensão do sentido singular da existência de cada um é enfatizada.
IV – Ela valoriza os aspectos temporais e mundanos da existência, tal como os humanistas medievais fizeram em sua época.
No capítulo “Humanismo e Humanismos: Pensar o Humano na Clínica”, Holanda (2015) relata que o Humanismo, influenciado pelo Movimento Renascentista, iniciado na Europa entre os séculos XIV e XVII, busca uma revalorização do homem, de suas coisas, de sua história. Trata-se, segundo ele, de “... movimento de protesto contra a inapropriação do sujeito vivente ao seu próprio contexto de vida. No particular, representa uma quebra, uma ruptura com os modelos vigentes de época” (p.109), no caso, a Escolástica. 
À luz desse contexto, assinale a alternativa correta sobre o Humanismo na Psicologia: 
Influenciada pelos pensamentos existencial e fenomenológico, as psicologias de base humanista buscam conhecer o ser humano, tentando humanizar seu aparelho psíquico. Na fenomenologia, esse ser humano tem consciência do mundo que o cerca, dos fenômenos e da sua experiência consciente. 
Segundo Holanda (2015, p.107),
[...] seria mais apropriado encararmos o humanismo como um movimento contínuo, que invariavelmente brota em duas direções: por uma lado, como crítica a apropriações diversas que – de certa forma, ‘des-subjetivizam’ a realidade, ou que desapropriam o sujeito humano de sua própria perspectiva – e privilegiam valores específicos em detrimento de uma visão de ‘globalidade’ – (...); e, por outro lado, como um projeto de valorização (ou re-valorização) do humano.
Considere as afirmações abaixo e indique as que correspondem ao Humanismo 
I - O Humanismo apresentou-se, mais explicitamente, como movimento cultural europeu no séc. XIV e esteve intimamente ligado `a Renascença; 
III - O movimento do Humanismo valorizava a vida atual do homem, suas atitudes nessa vida e não aquilo que estivesse pós morte.
IV - Traços humanistas podem ser encontrado em todas épocas do pensamento Ocidental, pois estão relacionados com a ética humana, onde o bem consiste em assumir a responsabilidade por sua própria existência e o mal constitui na inibição das capacidades do homem. 
O psicólogo humanista Amatuzzi (2008), assim como Holanda (2015), considera a Psicologia Humanista mais do que uma abordagem teórica. Para ele, trata-se de uma mudança paradigmática. Ele sintetiza essa mudança em três teses interligadas, a saber, 1) que o homem é palavra, 2) que isso implica uma mudança radical de ponto de vista; e 3) que é uma mudança na relação com o objeto. Apoia esta ideia a crítica do fenomenólogo Husserl (Holanda, 2015), para quem as ciências naturais objetificam o homem ao perguntar “o que é o homem?”. 
Considere as afirmações abaixo 
I – Existir é estar desde sempre imerso em significados e sentidos compartilhados, isto é, numa cultura. 
III – Todo gesto humano, seja uma ação cotidiana ou uma intervenção psicoterapêutica, é iniciador de algo, mas o fim permanece imprevisível.
Citando o psicólogo humanista Mauro Amatuzzi, Holanda (2015, p.149) afirma que o que mais caracteriza a contribuição do humanismo para a psicologia é uma mudança radical de ponto de vista a respeito do objeto de estudo da psicologia. Um dos aspectos levantados a respeito desta mudança de ponto de vista promovida pelo humanismo, considere as proposições abaixo.
 I – No enfoque humanista, a compreensão do sentido só será um discurso no presente se for vivencial, experiencial, uma vivência do sentido criando novos sentidos.
II – Na perspectiva humanista, o homem precisa ser captado em seu movimento, e isso só pode ser feito movimentando-se, inserindo-se em um processo.
Segundo Holanda (2015, p.110), “No século XVIII, encontramos um terreno propício ao desenvolvimento das “Ciências do Homem” ou das Geisteswissenschaften – as “Ciências do Espirito” – como aponta Dilthey.” Inicia-se, concomitantemente, um movimento de questionamento da metodologia natural-científica na investigação do humano. Esta parte do pressuposto de que a natureza está aí e funciona de acordo com leis que o homem pode descobrir objetivamente. Os objetos são parte do mundo. Os sujeitos podem conhecê-los. A partir dessa crítica, surge a diferenciação entre Ciências Naturais e Ciências Humanas.
 
Considere as afirmações abaixo sobre a epistemologia científico-natural e a científico-humana e indique a alternativa incorreta:
As ciências naturais lidam com fenômenos, enquanto as ciências humanas, com fatos.
A Psicologia Humanista desenvolvida por Rogers é crítica à postura científica em relação ao homem. Sobre a relação entre essa abordagem psicológica e as ciências é verdadeiro afirmar:
 
I – A psicologia humanista não é anticientífica, mas considera o ser humano mais importante do que o rigor científico, um método inovador ou um esquema teórico perfeito.
II – Para Carl Rogers, tudo o que a ciência “toca” torna-se objeto. Através de uma postura científica, vemo-nos obrigados a tratar os outros e mesmo a nós próprios, cada vez mais como objetos. O conhecimento das relações humanas as priva de espontaneidade.
A Abordagem Centrada na Pessoa de Rogers coloca em evidência e questiona as relações de poder na relação entre psicólogo e cliente, pois parte da compreensão de que “o indivíduo possui dentro de si vastos recursos para autocompreensão, para a modificação de seus autoconceitos, de suas atitudes e de seu comportamento autônomo.” (Rogers, 1983, p.38). O psicólogo dessa abordagem: Facilita a exploração dos pensamentos e sentimentos do cliente, com vistas a que ele se aperceba mais de si mesmo e possa confiar mais em si mesmo.
“O ponto de vista não diretivo confere um grande valor ao direito que todo indivíduo tem de ser psicologicamente independente e de manter a sua integridade psíquica. O ponto de vista diretivo confere um alto valor ao conformismo social e ao direito do mais apto dirigir o menos apto. Estas perspectivas têm uma relação importante tanto com uma filosofia social e política como com as técnicas de terapia”. (Rogers, 1942)
 
Qual a proposta de Rogers quanto ao que seriam as condições, por parte do terapeuta, para uma psicoterapia promover ou facilitar mudanças na vida do indivíduo?
Quando as condições: empatia, aceitação incondicional e congruência estão presentes numa relação, seja ela qual for, mudanças ocorrem nos indivíduos e em suas relações.
A neurose, na Gestalt-terapia, é compreendida à luz da capacidade de conscientização (awareness), agressão e autorregulação da pessoa. Dentro do contexto dessa abordagem terapêutica, é correto afirmar que: As fronteiras Self-ambiente do neurótico são rígidas, seu autossuporte é reduzido e ele não se sente capaz de superar seu padrão repetitivo de comportamento.
A Gestalt-terapia, como proposta terapêutica encontra-se alicerçada na fenomenologia conforme ressalta o autor Gary Yontef. Das afirmações abaixo, aquelas que enunciam pressupostos dessa abordagem psicológica são: 
II - A awareness (conscientização) é um processo e deve ser buscada o tempo todo, quer seja de um gesto, de uma tensão muscular, de uma fala que retém expressões emocionais significativas.
IV - O foco da Gestalt terapia é a utilização de técnicas que permitam a experienciação (vivência) muito mais do que processos associativos ou interpretativos. 
 
V - O ‘aqui e agora’ enfatizado pela GT tem suas bases associadas à compreensão de que devemos acessar a vivência, ou seja, “estou vivendo exatamente isso nesse momento".
 
A Gestalt-terapia enfatiza a experiência atual, pois é no aqui-agora que toda experiência acontece. Ampliar a capacidade de awareness (conscientização) é ampliar a capacidade de discriminar as necessidades e os meios de supri-lasno aqui-agora. Por isso, quando um paciente relata experiências de sofrimento vivenciadas no passado, ele é convidado a reexperienciá-las na sessão.
Considere as afirmações abaixo sobre o aqui-agora para a Gestalt-terapia e indique a alternativa correta.
I - Uma vez que o agora for usado, o paciente usará facilmente o tempo presente do começo até o fim e fornecerá o material da experiência passada que é necessário para fechar a gestalt. III - A sentença básica que o gestalt-terapeuta diz ao seu paciente é: “agora percebo conscientemente”. O agora nos mantém no presente e nos põe a par do fato de que nunca é possível uma experiência exceto do presente. 
 O psicólogo humanista Amatuzzi (2008) relata que Erich Fromm, filósofo e psicólogo alemão, refere-se ao Humanismo como “tradição da ética humanista” (p.15) presente em todos os momentos da história do pensamento ocidental. No século XX, é a Psicologia Humanista que se insere nessa tradição. Sabendo que Fromm é um humanista e está em acordo com os aspectos centrais desse movimento, está correto afirmar que: 
I – Ele considera o conhecimento humano a base para o estabelecimento de normas e valores. 
III – Considera conhecer a existência saudável do homem, seu potencial criativo e de crescimento, mais importante do que as formas de adoecimento psíquico.
A Psicologia Humanista surgiu na década de 1950, ganhando força nos anos 60 e 70, como uma reação às ideias psicológicas pré-existentes - o behaviorismo e a psicanálise - embora não quisesse as revisar ou adaptar, mas dar uma nova contribuição à psicologia. Considerando que o adjetivo “humanista” indica as influências do Humanismo filosófico, está correto afirmar que:
I - Na ética humanista o bem é a afirmação da vida, o desenvolvimento das capacidades do homem. A virtude consiste em assumir-se a responsabilidade por sua própria existência. 
III - O humanismo nasceu sob a bandeira da revalorização do humano. O que é humano tem um valor em si mesmo, e não como mero suporte ao sobrenatural.
IV - No humanismo, existe uma crença no homem, uma confiança no que nele se manifesta. 
A Psicologia Humanista é conhecida como Terceira Força em Psicologia. Analise as afirmações a seguir sobre essa abordagem e assinale a alternativa correta:
 II – A terceira força é composta por dois ramos os quais deram origem a psicologia humanista nos EUA e a psicologia existencial na Europa, cujos motivos de surgimento diferenciam em oposição aos pressupostos mecanicistas e reducionistas do homem para a primeira e falta de suporte teórico para as novas demandas dos clientes para a segunda.
 
III – Segundo a psicologia humanista, embora a psicologia comportamental se preocupe com o comportamento manifesto e a psicanálise com o inconsciente, as duas são mecanicistas e reducionistas das condições humanas.
Carl Rogers trabalha em seus textos a necessidade de se integrar à concepção de ser humano por ele defendida um espaço para o inesperado, para novos significados que possam surgir do contato com a experiência imediata. Isto implicaria, segundo ele, em enfrentar riscos, propriamente humanos, assim como aceitar uma:
Confiança básica no ser humano, na sua capacidade de renovar-se, abrindo-se para experiências antes não acessíveis ou permitidas à consciência.
Leia a citação abaixo, do psicólogo humanista Erich Fromm para responder a pergunta.
 
A ética humanista é antropocêntrica; não, naturalmente, no sentido de que o homem é o centro do universo, mas no sentido de que seus julgamentos dos valores, como todos os outros julgamentos e até percepções, estão arraigados nas peculiaridades de sua existência e só tem significação quando considerados em relação a esta; o homem é, de fato, ‘a medida de todas as coisas’. A posição humanista é de que nada há de superior ou mais digno do que a existência humana. (Fromm, E., Análise do Homem, p. 22.)
Sobre a concepção de Humanismo na Psicologia está correto afirmar:
II – O Humanismo é uma atitude em relação ao homem que, partindo do reconhecimento de sua dignidade, exige que todo estudo, investigação ou conhecimento acerca do homem seja pautado por um respeito pela pessoa, pelo ser humano. 
IV – O reconhecimento da dignidade da existência humana e a recondução de todos os valores ao conhecimento do homem – a partir do qual eles podem ser estabelecidos – é o que está na base da responsabilização do homem por sua existência. 
V – O Humanismo pretende pensar cada homem em sua especificidade, isto é, não como um ser natural ou até um animal racional, mas como um ser que em sua singularidade compartilha um solo comum a toda humanidade.
Em 2000 o Ministério da Saúde regulamentou o Programa Nacional de Humanização da Assistência Hospitalar (PNHAH) e, em 2004, substituiu-o pela Política Nacional de Humanização (PNH). O projeto envolve todos os indivíduos envolvidos no processo de produção de saúde. Segundo Holanda (2015), pode-se falar de uma “tradição de ética humanista” com vários representantes ao longo da história do pensamento ocidental. A humanização no processo de produção de saúde deve ser compreendida à luz dessa tradição. Recorrendo aos fundamentos do Humanismo na Psicologia e ciente de que eles também norteiam esta iniciativa, faz sentido afirmar: 
I – Humanizar significa reconhecer que os agentes de saúde são todos indivíduos autônomos e corresponsáveis pelo processo de promoção e produção da saúde. 
III – Humanizar significa reconhecer a existência total, global, dos pacientes; por exemplo, o atendimento a crianças deve compreender sua família e respeitar os significados compartilhados por eles para o adoecer, inclusive buscando com a criança o significado que esta experiência tem para ela.
IV – Humanizar significa ver que o paciente doente é mais do que a doença.
 
“A consulta psicológica eficaz consiste numa relação permissiva, estruturada de uma forma definida, que permite ao paciente alcançar uma compreensão de si mesmo num grau que o capacita a progredir à luz da sua nova orientação. Esta hipótese tem por corolário natural: todas as técnicas usadas devem ter como objetivo desenvolver essa relação permissiva e livre, essa compreensão de si na consulta psicológica e nas outras relações, e essa tendência para uma ação positiva e de livre iniciativa.” (Carl Rogers, 1942)
 
Sobre a relação terapêutica descrita por Rogers está correto afirmar:
Rogers descreve a aceitação incondicional, a congruência e a compreensão empática como condições necessárias e suficientes para a transformação do cliente.
Fritz Perls (1988) considera que “se não nos podemos compreender nem entender o que fazemos, não podemos pretender resolver nossos problemas nem esperar viver vidas gratificantes.” (p. 17). Por essa razão, a Gestalt-terapia deve repousar sobre fundamentos claros e compreensíveis, ao invés de obscuros e irracionais. A Gestalt-terapia por ele iniciada segue algumas premissas básicas.
 
São premissas da Gestalt-terapia:
 
I – A auto-regulação, que é o processo através do qual o organismo interage com o meio.
II – A homeostase, segundo a qual o organismo busca permanecer em equilíbrio e evitar o desequilíbrio. Para a Gestalt-terapia, desequilíbrio é sinônimo de neurose.

Outros materiais