Buscar

Economia discurssiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Economia- Discursiva
3. Avaliação Final (Discursiva) - Individual e sem Consulta (221875)
Economia (ECO20)
Prova: 970495
QUESTÃO:
1. Os vazamentos representam todos os recursos originários da renda das famílias que não são destinados ao consumo. Se os vazamentos não forem corrigidos por suas respectivas injeções, a Demanda Agregada por bens e serviços será muito reduzida e as empresas não conseguirão vender tudo o que produziram. Haverá aumento dos estoques e, portanto, reduzirão a produção com possíveis demissões; logo, esses vazamentos precisam ser reinjetados na economia.
• Enumere os três tipos de vazamentos.
• Explique de maneira sucinta como eles podem ser reinjetados na economia.
RESPOSTA ESPERADA:
Os três tipos de vazamentos são: Poupança, Impostos e Mercadorias Importadas.
• Poupança: a poupança é recoletada pelo sistema financeiro, logo as reinjeções desses fundos monetários são atingidas através dos empréstimos e investimentos que os bancos geram na economia.
• Impostos: os impostos pagos são rendas das famílias que não são gastas no consumo, logo são fundos recoletados pelo Estado. Cabe ao Estado fazer gestão dessas receitas geradas pelos impostos; e quando precisar dar uma ajuda à demanda agregada, poderá reinjetar esses recursos através de gastos e investimentos do governo.
• Mercadorias Importadas: toda renda gasta em produtos importados estimula a produção dos países lá fora e desestimula a indústria nacional, destinando parte das rendas das famílias ao exterior. Esse vazamento é corrigido através das exportações. Assim, quando o país exporta, ele traz renda externa, nivelando o vazamento das importações.
QUESTÃO:
2. Entre algumas das ferramentas da Política Monetária, o governo tem a capacidade de aumentar ou diminuir a quantidade de dinheiro em circulação através dos Depósitos Compulsórios. Estes representam uma parcela dos depósitos à vista que os bancos comerciais têm que depositar no Banco Central. Assim, no ano 2009, o Depósito Compulsório para depósitos à vista foi de 42%. Desta maneira, se temos um depósito de R$ 100,00 em conta corrente de um banco comercial:
• Quanto desse dinheiro fica no Banco Central, e quanto o banco comercial tem disponível para emprestar?
• Explique como é desenvolvido o efeito multiplicador desse depósito de R$ 100,00 em conta corrente, utilizando como exemplo o Depósito Compulsório de 42% do ano 2009.
RESPOSTA ESPERADA:
Esta questão foi cancelada
QUESTÃO:
3. A economia é uma ciência social que procura, principalmente, relacionar a escassez relativa dos produtos e serviços disponíveis para a sociedade. Assim, ela é conceituada como a Ciência da Escassez. Explique o motivo desse conceito e cite alguns exemplos.
RESPOSTA ESPERADA:
A Ciência Econômica é considerada a Ciência da Escassez porque os recursos produtivos necessários para a produção de bens e serviços são considerados relativamente escassos. Por isso, não é possível produzir todos os bens e serviços que a sociedade desejaria, o que impõe a ela a necessidade de realizar escolhas e estabelecer prioridades. Como exemplo de escassez de recursos é possível citar a falta de mão de obra qualificada, a crescente escassez de matérias-primas, principalmente para a indústria de alta tecnologia (lítio), a escassez de fontes energéticas que reflete na elevação dos preços desses recursos, a crescente escassez de terras para agricultura que limita a expansão da fronteira agrícola etc.

Outros materiais