A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
3 pág.
ENSINO CLÍNICO EM SAÚDE COLETIVA TEÓRICO 1

Pré-visualização | Página 1 de 1

ENSINO CLÍNICO EM SAÚDE COLETIVA TEÓRICO
	Simulado: SDE3620_SM_201602277265 V.1 
	
	
	Desempenho: 0,5 de 0,5
	Data: 11/09/2017 09:47:35 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201603356084)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A Conferência Internacional sobre Cuidados Primários de Saúde - Declaração de Alma-Ata, aconteceu no final da década de 70 que teve como meta "Saúde para todos no ano 2000", reforçando a proposta sobre a necessidade urgente para que os cuidados primários de saúde sejam desenvolvidos e aplicados tanto nos países em desenvolvimento quanto nos desenvolvidos. Essa conferência enfatiza alguns aspectos fundamentais, EXCETO:
		
	
	A saúde como um direito humano fundamental.
	
	Que os cuidados primários de saúde representam o primeiro nível de contato dos indivíduos, família e comunidade com o Sistema Nacional de Saúde. Sendo estes essenciais e devendo ser colocados ao alcance de toda a população.
	 
	O desenvolvimento econômico e social deve ser baseado numa ordem econômica internacional, devendo o Estado adotar políticas públicas saudáveis sem a participação da população no planejamento e execução dos cuidados de saúde.
	
	As desigualdades existentes no estado de saúde das populações devem ser alvo de preocupação comum entre todos os países.
	
	Responsabilidade dos governos com a saúde da população através de adoção de medidas sanitárias e sociais.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201603356142)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Marque a alternativa correta:
		
	
	No conceito de saúde atual a qualidade de vida pode ser desconfigurada da situação humana, ficando esse conceito ligado apenas a ausência de doença.
	
	Os fatores determinantes da doença podem ser endógenos (dizem respeito ao ambiente) e exógenos (inerentes ao organismo ).
	
	O conceiro de saúde atual atua no sentido de não valorizar o ser humano como um todo.
	
	O item "C" e "D" estão corretos.
	 
	A saúde é um completo estado de bem estar físico, mental e social; sendo que a condição humana é atualmente configurada como uma condição biopsicosocial, onde o biológico, o psicológico e o social são características indivisíveis desse padrão na atualidade.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201603356281)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O significado de saúde e doença sofreu influências culturais e históricas desde a época das civilizações mais antigas até os dias de hoje. Ao longo dos anos a doença foi vista como "ausência de saúde" e a saúde definida como "ausência de doença". Dentre as afirmativas abaixo, assinale a que não corresponde (FALSA) aos novos conceitos de Saúde e Doença:
		
	
	Atualmente com as novas tecnologias para a assistência em saúde, as definições de saúde e doença deverão ser mais flexíveis e amplas, contemplando vários os fatores psicológicos, sociais e biológicos
	
	Devemos pensar que uma população não está com saúde ou doença por acaso, faz-se necessário pensar em como está organizada esta sociedade.
	
	A maneira como uma sociedade está organizada, pode influenciar no estado de saúde e doença de uma população, a doença tem caráter histórico e social.
	 
	Os conceitos de saúde e doença não estão envolvidos com a religiosidade de uma determinada cultura.
	
	Quanto maior a desigualdade social, maior a chance de pessoas expostas às situações de riscos, muitas vezes adoecem da mesma doença várias vezes, com maior ou menor gravidade.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201603356076)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A promoção da saúde, como vem sendo entendida nas últimas décadas, representa uma estratégia promissora para enfrentar os diversos problemas de saúde que afetam as populações. Partindo de uma concepção ampla do processo saúde-doença e de seus determinantes, propõe à articulação de saberes técnicos e populares, e a mobilização de recursos institucionais e comunitários, públicos e privados, para seu enfrentamento e resolução. A I Conferência Internacional sobre Promoção da Saúde teve como produto final uma Carta de intenção, que tornou-se, desde então, um termo de referência básico e fundamental no desenvolvimento das ideias de promoção da saúde em todo o mundo, essa Carta define promoção da saúde como o processo de capacitação da comunidade para atuar na melhoria da sua qualidade de vida e saúde, incluindo uma maior participação no controle deste processo. Assinale qual Conferência produziu essa Carta.
		
	
	Jakarta
	 
	Ottawa
	
	Sundsval
	
	Alma Ata
	
	Adelaide
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201603356053)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Questão: A adoção de medidas específicas pode quebrar ou romper elos da cadeia. A vacinação atua sobre o elo de susceptibilidade o que resulta em eliminação dos susceptíveis interrompendo a cadeia de transmissão permitindo que o próprio organismo crie defesas contra a doença. Em relação às doenças previníveis relacione a 1ª coluna ao seu respectivo modo de transmissão:
Poliomielite      (  ) Através de solução de continuidade (pele e mucosa); relações sexuais; exposição percutânea a agulhas ou outros instrumentos contaminados.
Hepatite B         (  ) através de contato com as secreções nasofaríngeas de pessoas infectadas. A infecção se produz por disseminação de gotículas ou através de contato direto com os pacientes.
Tuberculose      (  ) A transmissão ocorre principalmente por contato direto de pessoa a pessoa. A boca é a porta de entrada do polivírus, fazendo-se a transmissão pelas vias fecal-oral ou oral-oral.
Rubéola             (  ) A transmissão ocorre pela introdução dos esporos em uma solução de continuidade (ferimento), geralmente do tipo perfurante, contaminado com terra, poeira.
Tétano               (  ) a fala, o espirro e, principalmente a tosse de um doente bacilífero que lança no ar gotículas contaminadas de tamanhos variados.
A sequencia CORRETA é:
		
	
	4,5,2,1,3
	 
	2,4,1,5, 3
	
	12,3,4,5
	
	3,2,1,4,5
	
	1,3,5,4,2