Buscar

Redação Direito Empresarial e do Consumidor

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. Avaliação I - Redação Individual (322593)
Direito Empresarial e do Consumidor 
Prova: 4261649
QUESTÃO: 
1. As sociedades personificadas formam-se a partir do registro de seu ato constitutivo junto ao órgão competente. Elas dividem-se basicamente em duas espécies: sociedade simples e sociedade empresária. A sociedade empresária apresenta várias classificações, devendo o sócio escolher uma dentre elas que se enquadre em seus objetivos. Dentro desse contexto, escreva uma redação com o tema: AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DA SOCIEDADE LIMITADA E SOCIEDADE ANÔNIMA.
RESPOSTA ESPERADA: 
A sociedade limitada garante aos sócios o resguardo de seu patrimônio pessoal, ou seja, as dívidas contraídas pela sociedade serão pagas por ela, sem atingir o patrimônio particular dos sócios. Cada sócio é responsável até o valor de suas quotas, respondendo, contudo, solidariamente pela integralização do capital social. Uma exceção a essa regra é em caso de abuso da personalidade jurídica, caracterizado pelo desvio de finalidade ou confusão patrimonial, em que o juiz poderá desconsiderar a personalidade jurídica da empresa, atingindo assim o patrimônio dos sócios. Outra questão importante refere-se ao nome empresarial, que deverá conter a palavra limitada, pois, em caso de omissão, sua responsabilidade será ilimitada, conforme faz previsão o art. 1.158 § 3 do Código Civil.
A sociedade anônima possui legislação própria, onde define suas particularidades. O capital social é dividido por ações, e a responsabilidade dos sócios ou acionistas é limitada ao preço de emissão das ações. Pode ser de capital aberto ou fechado. A de capital aberto negocia suas ações na bolsa de valores, já de capital fechado não são negociadas no mercado. Os acionistas possuem alguns direitos, dentre eles o de participar dos lucros sociais e das assembleias, possuindo direito de voto, desde que suas ações assim o autorizem.

Outros materiais