Buscar

Questões discursivas Direito Empresarial e Societário

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questões discursivas Direito Empresarial e Societário 
Direito Empresarial
01 - A sociedade limitada é o tipo societário mais utilizado por empreendedores em nossa economia. Constatamos que as razões do sucesso desse modelo decorrem de algumas de suas características principais. 
Quais são estas características?
1ª Resposta: natureza contratual e limitação de responsabilidade dos sócios perante terceiros. (pág. 73) 
2ª Resposta: A primeira delas, e certamente a mais importante, é o fato de se tratar de uma sociedade contratual, com pouca interferência estatal, ou seja, um modelo que permite aos próprios sócios regularem os níveis de atuação. Em segundo lugar a limitação da responsabilidade dos sócios, que é um fator de segurança e maior liberdade para empreender. E em terceiro lugar a motivação decorre da maior simplicidade administrativa, do menor custo contábil e gerencial e, especialmente, da agilidade de decisões que este modelo de sociedade permite.
02 – Além de registrar-se antes do início de sua atividade, o exercente de atividade econômica que for caracterizado como empresário deverá, obrigatoriamente, escriturar suas contas empresariais. 
Descreva, corretamente, o conceito de “escrituração”:
1 ª Resposta: registro sistemático das contas e dos negócios do empresário de acordo com as técnicas próprias das ciências contábeis, posteriormente compilados em livros e fichas. (pág. 34) 
2ª resposta: Por escrituração devemos entender o registro sistemático das contas e dos negócios dos empresários de acordo com as técnicas próprias das ciências contábeis. A escrituração tem como finalidade possibilitar uma melhor organização dos negócios do empresário.
03 – Ao analisar a definição legal de sociedade, nota-se que ela tem origem num acordo de vontade, qualificado por elementos muito bem definidos. 
Descreva, corretamente, o conceito de sociedade:
1ª resposta: é quando duas ou mais pessoas, através de um contrato (acordo de vontade) se obrigam a contribuir com bens ou serviços para o exercício em comum de certa atividade econômica, a fim de repartirem os lucros resultantes dessa atividade. 
2ª Resposta: previsto no art. 981 do Código Civil (Lei nº 10.406/2002), segundo o qual “celebram contrato de sociedade as pessoas que reciprocamente se obrigam a contribuir, com bens ou serviços, para o exercício de atividade econômica e a partilha, entre si, dos resultados”. 
3ª Resposta: Sociedade segundo art. 981 do Código Civil são pessoas que reciprocamente se obrigam a contribuir, com bens ou serviços, para o exercícios de atividade econômica e a partilha, entre si, dos resultados, para isso existe um acordo de vontades, qualificado por elementos muito bem definidos.
04 – As sociedades, inicialmente, se dividem em dois grandes grupos: o das sociedades personificadas e o das não personificadas. 
No âmbito das sociedades não personificadas, temos as sociedades em comum e as sociedades em conta de participação. 
Descreva, corretamente, o conceito de sociedade em comum:
1ª Resposta: Quando a sociedade não procede ao registro do seu ato de criação, o ordenamento jurídico reconhece sua natureza de sociedade, mas não a de pessoa jurídica e, assim a legislação denomina essa entidade de sociedade em comum, regulando seu funcionamento de uma forma particular e, podemos também dizer, de forma mais rígida. (pág. 44) 
05 – As sociedades podem ser classificadas dividindo-as em grupos que reúnem aquelas sociedades que apresentam características semelhantes, nos quais qualquer tipo societário poderá enquadrar-se. 
Sabe-se que, as “sociedades não personificadas” são aquelas que preenchem os requisitos legais caracterizados do conceito de sociedade, mas que não cumprem requisito objetivo previsto em lei para aquisição da personalidade jurídica. Além das sociedades não personificadas, existem também as sociedades personificadas. 
Descreva, corretamente, o conceito de sociedades personificadas:
1ª resposta: são as sociedades dotadas de personalidade jurídica, adquirida por meio do registro de seu ato de criação no órgão competente. (pág. 42)
06 - Classificamos as sociedades em limitadas, ilimitadas ou mistas de acordo com a previsão legal que impõe, ou não, aos sócios responsabilidade pelas obrigações contraídas pela sociedade da qual participam. 
Descreva, corretamente, o conceito de sociedades mistas:
1ª Resposta: são aquelas nas quais uma parte dos sócios responde de forma limitada pelas obrigações sociais e a outra parte responde de forma solidária e ilimitada pelas dívidas contraídas pela sociedade. (pág. 48) 
07 – Da aquisição de personalidade por uma sociedade decorrem várias consequências relevantes no mundo jurídico (cf. Ferrer Correia, 1994, p.239;Amaral,2006,p.284;Coelho,2002,p113). As mais relevantes para a compreensão do tema no âmbito do direito empresarial são: as titularidades do negocial, titularidade processual e a autonomia patrimonial. 
Descreva, corretamente, o conceito de uma destas consequências (titularidades do negocial, titularidade processual e a autonomia patrimonial):
1 ª resposta: a titularidade negocial possibilita à pessoa jurídica atuar no mundo dos negócios, celebrando contratos e praticando todos os atos da vida civil de seu interesse, em seu próprio nome; 
2ª resposta: a titularidade processual permite à pessoa jurídica figurar no pólo ativo ou passivo em demandas judiciais, legitimando a pessoa jurídica a ser autora ou ré num processo judicial. 
3ª resposta: autonomia patrimonial permite à pessoa jurídica contar com patrimônio próprio, distinto do patrimônio de seus sócios. (pág. 19) 
08 – Determinadas decisões, para que possam ser aprovadas, dependem de deliberação dos sócios. Normalmente são matérias de maior relevância, previstas na lei ou no contrato social. O Código Civil refere em lista exemplificativa decisões que só podem ser tomadas se houver deliberação dos sócios (art. 1.071). 
Descreva quatro decisões que só podem ser tomadas se houver a deliberação dos sócios:
1 ª resposta: 1 - a aprovação das contas da administração; 2 - a desginação e destituição dos administradores; 3 - o modo de sua remuneração; 4 - a cessação do estado de liquidação. (pág. 82)
09 – Entende-se por valores mobiliários os títulos que a companhia emite para a obtenção de recursos almejados para o desenvolvimento de suas atividades. Descreva dois destes títulos:
1ª Resposta: 
- Notas promissórias: criadas por instrução normativa da CVM, são títulos que conferem a seus titulares direito de crédito contra a companhia. O prazo de vencimento das notas promissórias, quando emitidas por companhia fechada, é de 30 dias, no mínimo, e de 180 dias, no máximo, e, quando emitidas por companhia aberta, de 30 dias, no mínimo, e 360 dias, no máximo. (pág. 92) 
- Partes beneficiárias: são títulos negociáveis, sem valor nominal e estranhos ao capital social, emitidos pela companhia quando lhe for conveniente (art. LSA). Conferem ao seu titular direito de crédito eventual contra a companhia, consistente na participação nos lucros. Não conferem nenhum direito de acionista ao seu titular; salvo o de fiscalizar os atos dos administradores. Podem ser emitidas somente pelas companhias fechadas, sendo vedada a emissão desses títulos pelas companhias abertas. (pág. 91) 
10 – Existem duas espécies de empresário, lembrando que o sócio não é empresário, apenas possuindo vínculos com a pessoa coletiva, titularizando em relação a esta um complexo de direitos e obrigações. 
Quais são as duas espécies de empresário?
Resposta: empresário individual e sociedade empresária. (pág. 20)
11 - Existem duas espécies de sociedades anônimas: as abertas e as fechadas. 
Descreva, corretamente, o conceito de sociedade anônimas abertas:
1ª Resposta: As sociedade anônimas abertas são aquelas que possuem registro na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e cujos valores mobiliários podem ser negociados no mercado de valores mobiliários. (pág. 88) 
2ª Resposta: A aberta é aquela em que os valores mobiliários(ações, debêntures, partes beneficiárias
1
2
3

Outros materiais