Buscar

DIREITO PENAL IV

Prévia do material em texto

DIREITO PENAL IV
	Simulado: CCJ0034_SM_201508938849 V.1 
	Aluno(a): VICTOR BARROS PORTO
	Matrícula: 201508938849
	Desempenho: 0,5 de 0,5
	Data: 18/10/2017 21:23:00 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201509878729)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Acerca do crime de Corrupção Ativa, marque a alternativa que NÃO traz uma de suas características:
		
	
	Admite-se a tentativa, quando o sujeito ativo não consuma o crime por uma situação alheia a sua vontade
	 
	Admite-se a aplicação do principio da insignificância se a vantagem indevida for de pequena monta
	
	Para se configurar a corrupção ativa não é necessário que também haja em ato simultâneo a corrupção passiva, sendo que o código, nesse caso, abriu uma exceção a teoria unitária do concurso de pessoas.
	
	O sujeito ativo é qualquer pessoa
	
	Exige-se o dolo
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201509675810)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Teleco, conhecido traficante do Morro do Urubu, foge da cadeia e busca auxílio para sair do Estado com seu irmão, Teco. Este tenta ajudá-lo a fugir, levando-o no porta-malas do carro, mas ambos são presos na divisa com o Amapá. Teco praticou o crime de
		
	
	favorecimento real, mas é isento de pena por ser irmão de Teleco
	
	favorecimento real
	 
	favorecimento pessoal, mas é isento de pena por ser irmão de Teleco
	
	favorecimento pessoal
	
	fuga de pessoa presa ou submetida a medida de segurança
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201509943482)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O autor de fraude processual tem a pena dobrada se a pratica na pendência de processo:
		
	 
	penal.
	
	tributário.
	
	civil.
	
	trabalhista.
	
	administrativo.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201509942610)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(VUNESP - Procurador 2012) Avalie as seguintes assertivas a respeito do funcionário público no Direito Penal. I. Considera-se funcionário público, para os efeitos penais, quem, embora transitoriamente, mas necessariamente com remuneração, exerce cargo, emprego ou função pública. II. O crime praticado por funcionário público contra a administração em geral será considerado qualificado quando seus autores forem ocupantes de cargos em comissão ou de função de direção ou assessoramento de órgão da administração direta, sociedade de economia mista, empresa pública ou fundação instituída pelo Poder Público. III. Funcionário público condenado à pena privativa de liberdade igual ou superior a um ano, por crime praticado com violação de dever para com a administração pública, somente poderá perder seu cargo se essa decisão constar motivadamente declarada na sentença. Está correto apenas o que se afirma em
		
	
	I
	
	II
	 
	III
	
	I e III
	
	II e III
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201509886650)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(UFMT - 2016 ¿ TJ-MT ¿ Técnico Judiciário - adaptada) A primeira coluna apresenta a classificação dos crimes praticados contra a Administração Pública e a segunda, as descrições legais das referidas condutas criminais, em conformidade com o Decreto Lei n.º 2.848, de 7 de dezembro de 1940, Código Penal. Numere a segunda coluna de acordo com a primeira. 1 ¿ Peculato 2 ¿ Prevaricação 3 ¿ Corrupção ativa 4 ¿ Exploração de prestígio ( ) Prometer vantagem indevida a funcionário público para determiná-lo a omitir ato de oficio. ( ) Apropriar-se o funcionário público de dinheiro que tem a posse em razão do cargo em proveito alheio. ( ) Receber dinheiro a pretexto de influir em funcionário da justiça. ( ) Deixar de praticar indevidamente ato de oficio para satisfazer interesse pessoal. Assinale a sequência correta:
		
	
	E) 1, 2, 3, 4.
	
	B) 3, 1, 2, 4.
	
	A) 2, 4, 1, 3.
	 
	C) 3, 1, 4, 2.
	
	D) 4, 3, 2, 1.
	
	 1a Questão (Ref.: 201509723142)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	No crime de resistência, é necessário que haja, na oposição do ato legal,
		
	
	violência e ameaça.
	
	violência e grave ameaça.
	
	grave ameaça.
	
	constrangimento ilegal.
	 
	violência ou ameaça.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201509690795)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	José, funcionário público, em razão de sua função, exigiu vantagem indevida a João. No entanto, quando foi receber o dinheiro das mãos de João, José foi surpreendido pela polícia e, portanto, deixou de obter a vantagem. José:
		
	
	não responde por delito algum
	 
	responde pelo crime de concussão na forma consumada
	
	responde por corrupção passiva na forma tentada
	
	responde pelo crime de concussão na forma tentada
	
	responde pelo crime de extorsão
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201509850828)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Sobre a lei 8.072/90, assinale a alternativa INCORRETA.
		
	 
	Em caso de sentença penal condenatória pela prática de crime de hediondo, o juiz poderá conceder o direito de recorrer em liberdade.
	
	Se o apenado for reincidente é possível a progressão de regime, desde que cumpra 3/5 da pena, tenha bom comportamento carcerário, podendo juízo de execução determinar a realização de exame criminológico de forma fundamentado.
	 
	Conforme a lei de crimes hediondos é possível a concessão de liberdade provisória com e sem fiança.
	
	Não é possível a concessão de livramento condicional se o agente for reincidente específico em crimes de natureza hedionda.
	
	È previsto, para o crime de tortura, prisão temporária pelo prazo de 30 dias prorrogável por igual período, em caso de extrema e comprovado necessidade.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201509943477)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Em relação aos crimes contra a administração pública, assinale a alternativa INCORRETA:
		
	
	não caracteriza o crime de resistência o ato de permanecer parado sem colaborar para a execução do ato legal.
	
	no crime de desacato exige-se a presença do dolo de ofender, humilhar ou desprestigiar, com o fim de atingir a dignidade da função do sujeito passivo.
	
	na hipótese de crime praticado por funcionário público contra a administração em gera, incide causa de aumento de pena se o autor é ocupante de cargo de direção em fundação instituída pelo poder público.
	 
	praticar, deixar de praticar ou retardar ato de ofício em função de pedido ou influência de outrem constitui agravante especial do crime de corrupção passiva.
	
	para a caracterização do crime de desobediência, não é necessário que o agente atue de forma comissiva.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201509723137)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Luiz foi visitado por um fiscal, que encontrou irregularidades na escrituração de sua empresa. Pedro, pessoa de grande prestígio na cidade, companheiro de clube e amigo do fiscal, solicitou de Luiz a quantia de R$ 5.000,00 a pretexto de influir o fiscal a deixar de rnultá-lo pelas irregularidades constatadas. O fiscal, no entanto, autuou a empresa e aplicou as multas cabíveis. Nesse caso, Pedro:
		
	
	responderá por crime de corrupção ativa.
	
	responderá por crime de exploração de prestígio.
	
	não cometeu nenhum delito, pois não evitou a autuação.
	 
	responderá por crime de tráfico de influência.
	
	responderá por crime de corrupção passiva.
	
	 1a Questão (Ref.: 201509115437)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(CESPE - 2010 - TRT - 1ª REGIÃO (RJ) - Juiz - Parte II) No que se refere aos crimes contra a administração da justiça, assinale a opção correta.
		
	
	A fraude processual é crime comum e material, exigindo-se, para a sua consumação, que o juiz ou o perito tenham sido efetivamente induzidos a erro, não podendo ser cometido por pessoa que não tenha interesse no processo
	
	Aquele que provoca a ação de autoridade, comunicando-lhe a ocorrência de simples contravençãopenal que sabe não se ter verificado, não comete crime contra a administração da justiça.
	
	Quem der causa à instauração de mera investigação administrativa contra alguém, imputando-lhe crime de que o sabe inocente, não responde pelo delito de denunciação caluniosa.
	
	A respeito do delito de falso testemunho, o Código Penal adotou, em relação à falsidade, a teoria objetiva, segundo a qual o delito se consuma com a mera divergência entre o fato narrado e a realidade dos fatos.
	 
	Aquele que facilita a entrada de aparelho telefônico de comunicação móvel, de rádio ou similar, sem autorização legal, em estabelecimento prisional comete crime contra a administração da justiça.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201509723843)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Com relação à lei federal nº 11.343/2006, que estabelece o Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas, é correto afirmar que:
		
	
	A conduta de guardar, para consumo próprio, drogas em desacordo com determinação legal e regulamentar, configura mera infração administrativa.
	
	Para determinar se a droga se destinava a consumo pessoal ou tráfico de drogas, o Juiz analisará apenas a quantidade da droga apreendida.
	 
	De acordo com a lei nº 11.343/2006 o usuário de drogas poderá sofrer pena de prestação de serviços à comunidade pelo prazo máximo de 05 meses. Em caso de reincidência, a pena poderá atingir o prazo máximo de 10 meses.
	
	Regra geral, pode ser aplicado o princípio da alteridade para o usuário de drogas.
	
	Caso o Juiz determine medida educativa a ser cumprida pelo usuário de drogas, e ele não a cumpra, o Juiz poderá determinar pena de prisão para este usuário, com base no crime de desobediência.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201509152111)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Considere que Júlio, usuário de droga, tenha oferecido pela primeira vez, durante uma festa, a seu amigo Roberto, sem intuito de lucro, pequena quantidade de maconha para consumirem juntos. Nessa situação hipotética, Júlio (EXAME OAB/CESPE-UNB 2009.3.)
		
	
	praticou conduta típica, entretanto, como a lei em vigor despenalizou a conduta, ele deve ser apenas submetido a admoestação verbal.
	
	praticou tráfico ilícito de entorpecentes e, de acordo com a legislação em vigor, a pena abstratamente cominada será a mesma do traficante regular de drogas.
	
	praticou conduta atípica, dada a descriminalização do uso de substância entorpecente.
	 
	deverá ser submetido à pena privativa de liberdade, diversa e mais branda que a prevista abstratamente para o traficante de drogas.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201509157943)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(Procurador do Estado- SP-2006) Em relação aos crimes contra a Administração Pública, assinale a alternativa INCORRETA:
		
	
	no crime de desacato exige-se a presença do dolo de ofender, humilhar ou desprestigiar, com o fim de atingir a dignidade da função do sujeito passivo.
	
	na hipótese de crime praticado por funcionário público contra a administração em geral, incide causa de aumento se o autor é ocupante de cargo de direção em fundação instituída pelo poder público.
	
	não caracteriza o crime de resistência o ato de permanecer parado sem colaborar para a execução de ato legal.
	 
	praticar, deixar de praticar ou retardar ato de ofício em função de pedido ou influência de outrem constitui agravante especial do crime de corrupção passiva.
	
	para a caracterização do crime de desobediência, não é necessário que o agente atue de forma comissiva.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201509151989)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Assinale a alternativa correta acerca dos crimes contra a Administração Pública:
		
	
	Caracteriza a concussão a solicitação de vantagem indevida feita por funcionário público.
	
	Considera-se funcionário público para efeitos penais apenas aquele que foi aprovado em concurso público.
	
	Não existe modalidade culposa do crime de peculato.
	 
	O peculato é crime próprio, só pode ser cometido por funcionário público, ou em concurso de pessoas com particular, desde que este tenha conhecimento da condição de funcionário público do comparsa.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes