Buscar

Escola de Posicionamento

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Orientadora: Luciana Bellini
André Luiz Machado
Erivelton Marcio de Oliveira
Josinei Marcelo Pereira
Escola do Posicionamento Estratégico
1
Escola do posicionamento estratégico
01 - 11
A Escola do Posicionamento completa grupo das Escolas do Pensamento Estratégico Prescritivas, ou seja, são as baseadas num processo de visão e concepção analítica, formal, matemática e conceitual.
Introdução
Inicia-se nos anos “80”
Não se afastou radicalmente das premissas da escola de planeamento e design.
A escola tem a formulação da estratégia como um processo analítico.
Estratégia
Direcionamento
Mercado
Posição
Analistas
Escola do posicionamento estratégico
02 - 11
Primeira Onda: Origem nas Máximas Militares
A Escola Do Posicionamento focaliza a seleção de estratégias especificas como posições tangíveis em contextos competitivos, devido a isso, essa precisa ser reconhecida como a escola mais antiga de formulação de estratégia com registros que datam mais de dois mil anos.
Condições Genéricas
Posições Estratégicas
Estratégias Genéricas 
Inovação Estratégica
Tomada de Decisão
Poder ao Comandado
Escola do posicionamento estratégico
03 - 11
Segunda Onda: A Busca Por Imperativos De Consultoria
A Escola Do Posicionamento foi feita sob medida por consultores. Eles podem chegar frios, sem nenhum conhecimento em particular de um negócio, analisar os dados, brincar com um conjunto de estratégias genéricas (os blocos básicos) sobre um mapa, redigir um relatório, enviar uma fatura e sair. Com isso a partir dos anos 60 começaram a surgir as butiques de estratégias. 
Matriz BCG(Boston Consulting Group)
Curva de Experiencia
Escola do posicionamento estratégico
04 - 11
BCG: A MATRIZ DE CRESCIMENTO – PARTICIPAÇÃO
 A matriz de crescimento-participação procurava embutir a questão de como embutir fundos para os diferentes negócios de uma empresa diversificada e o orçamento de capital e assemelhados para avaliar o retorno sobre o investimento de diferentes propostas em uma estrutura sistemática. A intenção era uma tentativa de análise estratégica.
Escola do posicionamento estratégico
05 - 11
Curva de Experiência
A curva de experiência data de pesquisas feitas em 1936 que sugeriam que, quando dobra a produção acumulada de um produto, o custo da sua produção cai a uma porcentagem constante (de 10 a 30%). A ideia sugere que, se tudo o mais permanecer igual, a primeira empresa a entrar em um novo mercado pode aumentar rapidamente seu volume para obter uma vantagem de custo sobre seus concorrentes.
Custo Unitário de Produção
Tempo/Período
Escola do posicionamento estratégico
06 - 11
A Terceira Onda: O Desenvolvimento De Proposições Empíricas
Teve início em meados dos anos “70” e ganhou importância após os anos 80, dominando completamente a literatura e prática da administração estratégica. Essa onda foi marcada pela busca empírica sistemática por relações entre condições externas e estratégias internas. 
Estudo Sistemático
Analise competitiva
Modelo de “5” Forças
Escola do posicionamento estratégico
07 - 11
Estratégias Genéricas de Potter
E o conjunto de ações defensivas ou ofensivas para criar uma posição defensável em uma indústria, para enfrentar com sucesso as cinco forças competitivas e, assim, obter um retorno sobre o investimento maior para a empresa, segundo Potter, há dois “tipos básicos de vantagem competitiva.
Liderança de Custo
Diferenciação
Foco no Custo
Foco na Diferenciação
Baixo Custo
Singularidade
Todos os Clientes
Segmento
Alvo
Vantagem Competitiva
Escola do posicionamento estratégico
08 - 11
Cadeia De Valor De Porter
Em seu livro de 1985, Porter introduziu uma estrutura que chamou de cadeia de valor. Ela sugere que uma empresa pode ser desagregada em atividades primárias e de apoio.
Atividades Primárias 
Atividades de Apoio 
Escola do posicionamento estratégico
09 - 11
Tipos de Pesquisa da Escola do Posicionamento
A partir de Porter, a literatura de posicionamento estratégico floresceu, acima delineamos algumas ideias, uma síntese, uma estrutura para considerar a natureza deste trabalho e como ele se desenvolveu aumentando em sofisticação. Na escola de posicionamento identificamos quatro espécies de pesquisa:
Pesquisa Estática Única;
Pesquisa de Agrupamentos Estáticos;
Pesquisa Dinâmica Única;
Pesquisa Dinâmica de Agrupamentos.
Escola do posicionamento estratégico
10 - 11
Criticas
Mintzberg critica esta escola segundo os enfoques listados abaixo:
O processo de criação de estratégias excessivamente deliberado prejudica o aprendizado estratégico.
A ênfase em análise e cálculo reduziu seu papel da formulação da estratégia para a condução de análises estratégicas em apoio ao processo.
Porém uma contribuição muito importante foi envolver a pesquisa e desenvolver um poderoso conjunto de conceitos no processo de formulação do planejamento estratégico.
O processo altamente analítico e calculista tolhe a criatividade de estratégias inovadoras e o compartilhamento e engajamento dos atores envolvidos.
Técnicas analíticas não ajudam a desenvolver estratégias, podendo quando muito corrigi-las..
Escola do posicionamento estratégico
11 - 11
Conclusão
A formulação de estratégias é um processo muito mais rico, confuso e, ao mesmo tempo, dinâmico que o ordenado e estático, descrito nesta escola. Assim, o papel do posicionamento é de apoiar o processo, não de ser a estratégia. A Escola de Posicionamento acrescentou muito conteúdo à escola de planejamento, uma realização nada desprezível, ao mesmo tempo em que mudou o papel do planejador para o de analista. Se as condições fossem suficientemente estabelecidas e estáveis para oferecer dados adequados que pudessem ser analisados em um único centro, a análise da estratégia seria apropriada para a formulação de estratégias.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais