Buscar

Escola Empreendedora

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Administração de Estratégias 
Centro universitário Estácio
Elis Letícia . De Carvalho
Fabiana Almico Martins
Juliane Gomes de Freitas
Profª.: Luciana Bellini
 
Livro Safári de estratégias
Escola Empreendedora 
 A formação da estratégia como um processo visionário. 
Henry Mintzberg, BruceAhlstrand e Joseph Lampel.
Escolas do pensamento estratégico
As escolas são divididas em três categorias:
1- Prescritivas; voltadas para a discussão de como as estratégias devem ser formuladas. 
2- Descritivas; são preocupadas com a descrição de como as estratégias são de fato formuladas.
3 – Configuração; que tem a formulação de estratégia como um processo de transformação.
Escola Empreendedora
A origem da escola encontra-se na Economia, mais precisamente na “teoria do oligopólio” e posteriormente defendida por Jhoseph Schumpter que introduziu (1950) o conceito de “destruição criativa”, algo como sendo o veículo que empurra o capitalismo para a frente e cujo condutor é empreendedor, aquele que idéia negócio, que implanta novas combinações, isto é – fazer coisas novas ou que já estão feitas, contudo de maneira diferente. 
Escola Empreendedora
Analisaremos a Escola Empreendedora, seu surgimento nasceu na economia e foi desenvolvida pela área Gerencial e faz parte das escolas Descritivas.
A escola empreendedora aborda a existência de uma líder com capacidade visionária , esta capacidade passa pela possibilidade dele “Ver” em múltiplas direções. Precisa ver adiante, ver atrás, ver abaixo, vem em baixo, ver ao lado, ver além e ver através. Este conjunto de visões possibilita uma direção para a organização.
VISÃO
Escola Empreendedora
Toda a questão está centrada na existência de um líder com a capacidade de uma liderança visionária , passando pela condição de formular e buscar uma visão, ter uma referência, clara e desenhada, de onde a organização deve ir. Esta visão não é estática.
Deve haver uma direção clara, com propósito continuado, bem como uma possibilidade de constantes mudanças de rota, porém sem a perda do objetivo final estabelecido e desenhado.
Escola Empreendedora
Para Peter Drucker o espírito empreendedor é a própria administração, “Central à empresa é ... O ato empreendedor, uma ato de aceitação de risco econômico. E a empresa é uma instituição empreendedora...”
Escola Empreendedora
Sua premissas:
A estratégia existe na mente do líder como perspectiva , como uma visão de futuro;
O processo de formação da estratégia é intuitivo e semi-consiente, decorrente das experiências e vivências do líder;
O líder promove uma visão forte e decidida. Mantendo controle pessoal da implementação, sendo capaz de reformular aspectos específicos caso seja necessário;
Escola Empreendedora
Decorrente destes aspectos, a visão estratégica é maleável, baseada na visão geral e sendo construída por aspectos específicos não rígidos;
A organização também precisa ser maleável, para acompanhar as possiveis mudanças de rumo. Deve ter uma estrutura simples que responda de forma rápida às determinações da liderança visionária;
A estratégia empreendedora tende a assumir a forma de nicho no mercado, pelas suas próprias características de formulação a partir da visão de uma liderança; 
Escola Empreendedora
 Estudo de caso 
 Canadelle é uma confecção de roupas intimas focada em cintas e sutiãs muito bem sucedida, porém surgem problemas.
Final da década de 60 as mulheres buscavam por direitos. Logo protestavam, manifestação com queima de sutiãs, o que não era bom para o fabricante.
Ascensão do uso de meias calças e adesão ao uso de mini saias.
Os franceses criaram um sutiã mais leve que dava a impressão que não se estava usando, voltado para mulheres entre 15 e 20 anos, apesar de caro era muito demandado. 
Escola Empreendedora
O que fazer para solucionar os problemas ?
Larry nadler, filho do fundador da fábrica , primeiro tentou entrar em contato com a empresa francesa para conseguir uma licença para fabricar os seu sutiãs, ma não obteve sucesso.Então ele teve uma “visão”, investir em tecnologia e criar uma nova modelagem de acordo com o que as mulheres estavam mais propicias a adquirir, algo que expressasse “liberdade” . Fazendo assim algo que já existe, porém de forma diferente. Empreendendo dentro da organização.
Escola Empreendedora
Conclusão
Podemos observar a Escola Empreendedora com uma forte dependência da capacidade visionária de um líder, o que podemos considerar uma séria deficiência na Escola Empreendedora.
Portanto é melhor construir uma ORGANIZAÇÃO visionária que se baseia em um líder visionário. Para que assim todos possam estar “abertos” para inovações e mudanças que o líder precise implementar para fazer algo novo ou fazer o que se faz de forma diferente, assim alcançando objetivos. 
OBRIGADA !!!
“ Se for realmente uma visão, você nunca a esquecerá.”

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes