Buscar

Resumo Fundamentos de Economia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aula 01
Podemos ver na primeira aula o conceito básico de economia é ciência que estuda o comportamento humano, como relação entre meios e fins, Sendo os meios escassos...
Com isso podemos entender que a economia nos ajudar a fazer o ajuste entre o que iremos gastar e o que podemos ganhar, e fazer o balanceamento de gastos e lucros.
Vimos também os timos de AGENTES ECONÔMICOS que são as famílias, as empresas e o governo, onde:
Família: São os que ofertam os produtos, ou seja, são os trabalhadores que geram os produtos, para as empresas.
Empresas: São as unidades produtoras, onde as famílias realizam as produções.
Governo: Produz os bens , regulamenta e fiscaliza o funcionamento da economia, como também se encaixa nos dois agentes anteriores, pois além de também produzir produtos ela gera emprego para as famílias.
Os Fatores de produção são:
Mão de obra – ou seja, as famílias, os protores.
Capital – o dinheiro envolvido, os produtos.
Capital físico – o local onde é produzido.
Sustentabilidade - é a questão de produzir, sem comprometer as gerações futuras.
Aula 02
Fatores ou recursos de produção 
Se trata de recursos naturais (solo e subsolo), aquáticos (oceanos, rios e lagos), pluviosidade e clima, flora e fauna, e também fatores climáticos como a fonte inesgotável de energia solar e a influência dos climas sobre as marés.
Fator de trabalho - são os tipos de produção que o ser humano escolhe para gerar a sua atividade econômica.
Fator de Produção Capital – são os tipos de maquinas, locais de produção (empresas fisicas), equipamentos utilizados para as produções.
Fator de Produção de capacidade Tecnológica - é a reunião de habilidades e conhecimentos que uma sociedade pode possuir.
Fator de Produção de Capacidade Empresarial – é a melhor forma de organizar a utilização de todos os fatores acima citados.
Os gráficos de Fronteiras de Possibilidades de Produção (FPP), nos ajudaram a aprender como fazer o balanceamento de produção de dois produtos, podemos ver que que se optarmos por produzir uma quantidade maior do produto A iremos com isso estar abrindo mão de produzir uma outra quantidade do produto B, ou vice e versa, ou seja, faz-se o sacrifício de um produto pelo outro.
Deslocamento do FPP - Alteração nos fatores de produção, alteração da tecnologia empregada na produção. Aumento ou redução da capacidade produtiva da economia.
Vimos que ao produzir um produto em quantidade que não seja a total possível para o mesmo, gera a ineficiência econômica, quando se produz o máximo dos produtos possíveis, fazendo o equilíbrio entre os dois, temos a eficiência econômica, e temos como inatingível quando sabemos que não teríamos como atingir o máximo dos dois produtos.

Outros materiais