Buscar

PORTFOLIO PR. ROBERTO

Prévia do material em texto

Rio de Janeiro 
 2017
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................3
2 ANÁLISE DO AMBIENTE.........................................................................................3
2.1. VARIÁVEIS EXTERNAS.......................................................................................3
2.2. OPORTUNIDADES E AMEAÇAS........................................................................4
2.3. ESTRATÉGIAS E PLANOS..................................................................................4
2.4. CLIENTES.............................................................................................................5
2.5. INFORMAÇÕES E CONHECIMENTOS...............................................................5
2.6. PROCESSOS.......................................................................................................5
2.7. ESQUEMA DE PLANEJAMENTO........................................................................6
3 PROPOSTA DE INTERVENÇÃO.............................................................................6
3.1. OBJETIVO E MÉTODO........................................................................................7
3.2. CRONOGRAMA E PESSOAS..............................................................................7
3.3. INDICADORES E RESULTADOS........................................................................7
4 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO................................................................................8
4.1. COLETA E ANÁLISE DE DADOS........................................................................8
4.2. CARACTERÍSTICAS............................................................................................9
5 CONCLUSÃO.........................................................................................................10
REFERÊNCIAS 
 
 
�
	
	�
INTRODUÇÃO
Ampliação da Empresa do ramo alimentício QBarato
Aliando os conceitos inerentes às disciplinas do eixo integrador, esse trabalho tem o objetivo de aprofundar os conhecimentos obtidos nas disciplinas diante do estudo de caso prático, considerando os desdobramentos da atividade individual já realizada.
Foi feita uma análise e pesquisa junto à realidade de empresas regionais atentando a elaboração de um projeto específico englobando a identificação, descrição e organograma do modelo organizacional em cada uma das empresas. A partir do sistema de inteligência estudado, a sequência de conteúdo sobre as áreas de competências relacionadas parte para a implementação do projeto com sua estrutura analítica, a base de gerenciamento PMBoK, cronograma de atividades e pessoas envolvidas.
Logo após é apresentando os métodos de localização industrial e as variáveis levadas em conta na avaliação final dos resultados, dando ênfase aos requisitos necessários para a capacidade de produção esperada e o parecer contendo as informações, especificando a capacidade de produção em relação à demanda e quais as políticas adotadas. E por último, o papel que o planejamento e programas de qualidade desempenham no gerenciamento de negócios para resultados efetivos.
 
2 ANÁLISE DO AMBIENTE
O objeto desse estudo atua no ramo de alimentação como especificado, com o nome empresarial José Alfredo de Azevedo – ME, nome fantasia supermercado ‘QBarato’ situado a Rua Florisvaldo Pereira de Araújo 29, centro São José do Sabugi PB, CEP 58610-000, inscrito no CNPJ 09.358.458/0001-91, descrição da atividade econômica principal: comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios – minimercados, mercearias e armazéns. Descrição das atividades econômicas secundaria: comercio varejista de materiais de construção em geral, comercio varejista de medicamentos veterinários, comercio varejista de animais vivos e de artigos e alimentos para animais de estimação. Atua no mercado desde 1980 e possui em seu quadro o número de 06 funcionários ao todo, trabalhando atualmente sob a oferta de aproximadamente 50 fornecedores.
2.1 VÁRIÁVEIS EXTERNAS
O supermercado ‘QBarato’ fica na região do vale do Sabugi no sertão da paraíba, suas variáveis demográficas incluem uma população no município que no ano 2015 está em torno 5 mil pessoas, com a densidade demográfica de 20hab/Km2.
Suas variáveis culturais enquadram-se no perfil do sertanejo típico cujas características básicas estão na religião católica, estilo de vida pacato, subsistência da agricultura, comércio, serviço público, e grande parcela de amparados pelos programas assistenciais do governo. As variáveis tecnológicas da realidade vivenciada na empresa envolvem a utilização da rede de internet banda larga, que através de softwares de gerenciamento, automatizam o processamento de dados, as linhas de pedidos e o atendimento com o cliente.
As forças político-legais são compostas por variáveis como estabilidade do governo, legislação tributária e legislação trabalhista, e na organização analisada ocorrem dentro do padrão como em todos os municípios brasileiros sofrendo alta carga tributária, burocracia, intervenções políticas que por mais inconvenientes que sejam parecem não afetar de forma significativa os negócios do grupo. E por último nas variáveis ecológicas ressaltamos a iniciativa da organização em preservar o meio ambiente ao fornecer sacolas oxibiodegradável, que é um tipo de material plástico, em geral Polietileno ou Polipropileno, derivado do petróleo ou de fonte renovável (Etanol), que contém um aditivo que faz sua degradação ocorrer aproximadamente em 18 meses.
2.2 OPORTUNIDADES E AMEÇAS
As maiores oportunidades verificadas para a empresa após a análise de ambiente estão nas possibilidades de expansão dos negócios para outras cidades próximas, abrindo filiais ou novas franquias do comércio de alimentos e as ameaças se dão por conta da crise econômica vivida em todo o país que afeta diretamente a população das pequenas cidades diminuindo seus recursos e consequentemente sua verba de consumo, e em segundo lugar, porém de forma bem menos agressiva, a atuação de concorrentes locais ou atacadistas nas proximidades, e até mesmo vendedores itinerantes que fornecem alimentos na zona rural em veículos que atendem de forma direta. Esses são os maiores desafios a serem encarados pela gestão diretora da empresa mencionada.
2.3 ESTRATÉGIAS E PLANOS
Ao examinar o processo de formulações das estratégias, enfatizando a análise do mercado de atuação e do macro ambiente. Damos continuidade ao diagnóstico do processo de implementação das estratégias, incluindo a definição de indicadores, o desdobramento das metas e planos para as áreas da organização e o acompanhamento dos ambientes internos e externos.
Na formulação das estratégias em que a direção formula estratégias considerando as necessidades de partes interessadas, definindo ações para maximizar o seu desempenho percebeu-se o envolvimento das principais áreas nesse processo e sua pontuação exerce um peso de 6,0 na organização.
A definição de indicadores e metas para avaliar a implementação das estratégias e estabelece metas de curto e longo prazo os indicadores estratégicos estão balanceados para atender as necessidades das diversas partes interessadas sendo estabelecidas metas de curto e longo prazo obtendo pontuação 6,8
A comunicação das estratégias e planos para com as partes interessadas a fim de estabelecer compromissos mútuos, as estratégias e planos são comunicadas de forma sistemática para as pessoas da força de trabalho e para as principais partes interessadas, alcançando pontuação 7,0.
No desdobramento em planos de ação com a alocação de recursos necessários à sua implementação verificou-seque os recursos necessários são alcançados e há acompanhamento dos planos, resultando numa pontuação de 6,0.
2.4 CLIENTES
A observação feita no supermercado ao segmentar o mercado, identificando e tratando as necessidades e expectativas dos clientes, divulgação de seus produtos e marcas e a avaliação da satisfação e instalação dos clientes. 
Quanto a segmentação, necessidades e expectativas dos clientes a empresa desempenha este papel e os clientes estão segmentados, foram identificados clientes-alvos, sendo suas necessidades e expectativas identificadas e tratadas, considerando os clientes atuais, potenciais e da concorrência sua nota de pontuação 7,8.
2.5 INFORMAÇÕES E CONHECIMENTOS
O critério examinado na empresa pesquisada avaliou a gestão e a utilização as informações da organização e das informações comparativas pertinentes, bem como a gestão dos ativos intangíveis geradores de diferenciais.
Quanto às Informações da organização os gestores não usam os mecanismos estruturados para a identificação das necessidades de informação por isso sua pontuação foi 2,0.
Nas informações comparativas não foram encontrados mecanismos estruturados para a identificação de fontes de informações comparativas, e sua pontuação ficou em 2,0.
2.6 PROCESSOS
Com foco em identificar, gerenciar, analisar e melhorar os processos principais do negócio e os processos de apoio, relatamos a seguir os dados de como a organização gerencia o processo de relacionamento com os fornecedores e conduz a gestão dos processos econômico-financeiros, visando a sustentabilidade econômica do negócio.
No que diz respeito aos principais processos produtivos, de prestação de serviços e de apoio, a organização identifica os requisitos aplicáveis aos processos, porém ainda não controla de forma sistemática, pontuação 2,0.
2.7 ESQUEMA DE PLANEJAMENTO
O processo do planejamento estratégico é uma maneira de conhecer melhor a empresa e avaliar o mercado, inserido em um ambiente em constantes mudanças, para que se possa traçar estratégias para tornar a empresa mais competitiva e possibilitar a expansão do mercado.
Objetivos estratégicos, recursos necessários para o atingimento destes, cronograma e planos de contingência.
3 PROPOSTA DE INTERVENÇÃO
Para conduzir um processo de mudança na organização o profissional, quer seja interno ou um consultor externo, irá atuar como agente de mudança, nesse sentido Teixeira (2012) aponta algumas competências essenciais ao agente de mudanças:
Competências Cognitivas:
Elaborar um plano para a consultoria e delinear as ações para cada passo;
Sintetizar os conhecimentos essenciais;
Desenvolver argumentos e saber discernir situações.
Competências Atitudinais:
Ter iniciativa e proatividade com censo de prontidão, antecipando-se a situações, necessidade e problemas;
Expressar confiança nas próprias ideias e habilidades, em ser bem-sucedido, mostrando-se resoluto, encarando as tarefas desafiadoras com atitude otimista;
Saber negociar e persuadir.
Competências Operacionais:
Planejar e monitorar;
Aplicar técnicas, métodos e ferramentas adequadas a cada caso;
Desenvolver estratégias e métodos de solução de problema;
Estabelecer processos e procedimentos.
3.1. OBJETIVO E MÉTODO
O objetivo deste trabalho é diagnosticar o quanto a empresa pesquisada se aproxima dos padrões de excelência empresarial. O objetivo desta proposta de intervenção é aumentar o nível de satisfação dos clientes por meio da excelência no processo de atendimento. A necessidade da empresa se manter viva no mercado competitivo faz com a organização seja avaliada com mais frequência e com muito mais rigorosidade, pois o cliente exige um bom produto e serviço e um tratamento diferenciado.
3.2 CRONOGRAMA E PESSOAS
Aplicação de pesquisa de satisfação dos clientes para identificar nível de satisfação atual e estabelecer meta de melhoria. Promover capacitação dos colaboradores com foco na melhoria dos processos que apresentarem menor índice de satisfação.
3.3 INDICADORES E RESULTADOS
Após termos feito o diagnóstico e entrevistado os responsáveis pela empresa (O Supermercado o Alfredão) a nossa equipe chegou à conclusão que a empresa tem diversas falhas que precisa ser corrigidas entre essas falhas podemos citar as seguintes: na parte de canais de comunicação a empresa não tem um sistema 100% estruturado para receber reclamações, sugestões ou solicitar informação e isso precisa ser corrigido para que o cliente possa ter mais atenção e poder dar sugestão para melhoria da empresa. Uma forma barata e simples que a empresa poderia adotar é colocar uma caixinha de sugestão, reclamações ou elogios.
A principal falha encontrada na empresa foi com relação à satisfação dos clientes e sua fidelização, a empresa não tem programas voltados para essa área. Uma alternativa simples que a empresa podia adotar seria uma pesquisa para medir o nível de satisfação dos clientes e estabelecer metas de melhorias e com isso promover a fidelização dos clientes.
Outra falha encontrada na empresa foi à falta de treinamento e capacitação dos seus colaboradores. Nós fomos informados que o sistema de trabalho da empresa encontra-se deficitário por que ela não estimula a melhoria do desempenho das pessoas, ou seja, a empresa não tem a preocupação de identificar as necessidades de capacitação de seus colaboradores, diante disso aconselhamos que a empresa proporcione para seus colaboradores cursos de aperfeiçoamentos, programas de treinamentos constates para que as pessoas possam está preparada e motivadas para presta um bom serviço aos seus clientes.
INDICADORES
A fim de monitorar os resultados das ações propostas serão utilizados os seguintes indicadores:
a) Nível de satisfação dos clientes: medido através de pesquisa de satisfação aplicada quinzenalmente, através de contato ativo com o cliente via telefone e por meio de ação reativa do cliente através de formulário disponibilizado no caixa da empresa.
b) Treinamento dos colaboradores: medido através do rodizio de funcionários dentro das funções da empresa, assim todos estarão aptos a assumir qualquer função e se por ventura um funcionário venha faltar a empresa não ficará desfalcada, pois tem outro funcionário a altura para substituir aquele que faltou.
RESULTADOS ESPERADOS
Melhoria no processo de atendimento ao cliente atingindo no mínimo o nível de satisfação de 90%. Aumento no nível de conhecimento dos funcionários em 20% através do aumento da capacidade técnica e intelectual das pessoas.
4 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
4.1. COLETA E ANÁLISE DE DADOS
Para manter-se em um mercado competitivo e inovador é necessário que se utilize metodologias e melhores práticas de mercado para programar e automatizar os processos, não deixando de aperfeiçoa-los ao longo do tempo e consequentemente aprimorando o desenvolvimento da cultura para garantir a melhoria e progressão contínua.
As informações mais importantes para o supermercado analisado aqui, são as relacionadas com a economia local, o aumento ou diminuição do poder aquisitivo de sua clientela, a disponibilidade e qualidade dos fornecedores e quais seriam os mais destacados concorrentes na cidade. A coleta dessas informações se dá por meio de contato direito com o cliente, análise de movimentação periódica e a prática de benchmarking, que consiste no processo de busca das melhores práticas para se alcançar um desempenho superior.
A informação é um dos recursos mais preciosos e importantes que uma organização pode ter, e entre as que a empresa ainda não tem acesso estão as que dizem respeito ao andamento dos negócios com os seus concorrentes, como também as constantes inovações que surgem no ambiente global e que consequentemente poderão afetar a região no futuro, seria importante coletar esses dados, bastando para isso redirecionar a visão para os novos modelos que estejam sendo utilizados na atualidade.
4.2 CARACTERÍSTICAS
Sistemas de informação é essencial para os administradores,porque a maioria das organizações precisa deles para sobreviver e prosperar. Esses sistemas podem auxiliar as empresas a estender seu alcance a locais distantes, oferecer novos produtos e serviços, reorganizar fluxos de tarefas e trabalho e até transformar radicalmente o modo como conduzem os negócios.
Segundo (PME Negócios 2010) um SI é composto por várias componentes como computadores, pessoas, processos, etc., que permite produzir, recolher e armazenar dados. E esses dados constituem a informação que é essencial para a grande maioria das tomadas de decisão, nomeadamente quando se está a gerir uma empresa.
Englobando os elementos de:
Hardware: todos os equipamentos informáticos que permitem recolher, tratar e armazenar os dados; estamos aqui a falar, essencialmente do conjunto de computadores da empresa.
Software: o conjunto de programas informáticos que permitem, por um lado, tratar os dados presentes, transformando-os em informação e, por outro lado, funcionar com os equipamentos, com as componentes do computador.
Organização: também pode - e deve - ser considerada como uma componente do sistema de informação já que é um fator essencial; representa a maneira como são organizados os processos e as pessoas para a recolha, o tratamento a armazenagem da informação.
Pessoas: fazem parte dos sistemas de informação na medida em que são os recursos humanos que estão vocacionados para tudo o que tem a ver com a informação (recolha, tratamento utilização), no seio da organização, ou seja são todos os colaboradores.
Output: trata-se do produto final, depois das fases de recolha, de tratamento e de armazenagem dos dados, ou seja é a informação, arrumada de forma lógica e útil para a empresa e também de fácil acesso. (PME Negócios 2010) É por essas e outras vantagens que o supermercado ‘QBarato’ está sempre atento a essas inovações no mercado e busca implementar soluções tecnológicas e qualificação humana para avançar no segmento local. As principais características do sistema de informações utilizado no supermercado são os processos feitos por funcionários em computadores que operam por meio de software criado especificamente para atender a todas as demandas com fornecedores e clientes, como também na parte contábil e tributária, com um programa desenvolvido pela Softcom Tecnologia, respondendo de forma eficaz a todas as necessidades da empresa e facilitando muito o atendimento direto aos clientes.
5 CONCLUSÃO
Destacamos aqui a importância do correto gerenciamento de projetos para as organizações, como também a visão nata e informal dos empreendedores locais em seu diferencial. Que ao observa-los, procuramos entender seu método estabelecendo um plano em conformidade com o modelo estudado e as teorias aprendidas; perfazendo o caminho a ser traçado na gestão das operações administrativas, apresentando a análise das empresas mencionadas e os resultados obtidos, que contribuíram para o entendimento prático do funcionamento de um plano de negócios, a estruturação de um projeto, e a utilização efetiva dos programas de qualidade como ciclo PDCA e 5s, o que proporcionou excelente oportunidade de aprendizado e crescimento a esse grupo de alunos.
Ressaltamos o fato de como o uso de softwares e recursos tecnológicos são ferramentas indispensáveis para a organização e automatização de processos, na busca por melhores resultados.
REFERÊNCIAS�
CAMPOS, Ivan Ferreira de. Administração Estratégica / Ivan Ferreira de Campos; Lissandro Falkowiski. - Londrina: Unopar 2014
LIMA, Rinaldo José Barbosa. Gestão de Negócios / Rinaldo José Barbosa Lima. – Londrina: Unopar 2014.
PERINI, Luiz Cláudio. Administração de sistemas de informação: RH / Luiz Cláudio Perini. – São Paulo: Pearson, 2009.
PME Negócios, Artigo da Internet PMELink , Como conceber um sistema de informação na empresa – 2010, Lisboa Portugal, disponível em http://www.pmelink.pt/manuais/planeamento-e-estrategia/como-conceber-umsistema-de-informacao-na-empresa 28/10/2015.
 
 
 
 
 
 
Sistema de Ensino Presencial Conectado
SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA
ROBERTO SANTANA DE SÁ
portfólio
AMPLIAÇÃO DA EMPRESA QBarato
Rio de Janeiro
2017
ROBERTO SANTANA DE SÁ
Trabalho de conclusão semestral apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média semestral nas disciplinas Gestão de Pessoas, Matemática Financeira, Planejamento Estratégico, Responsabilidade Social e Ambiental, Metodologia Científica e Seminário.
 Orientador: Professores do Semestre
 
PORTFÓLIO
Rio de Janeiro
2017

Outros materiais

Perguntas Recentes