Buscar

SIMULADO 1 CLINICO 6 TEORICO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

SIMULADO CLINICO 6 TEORICO
	
	 1a Questão (Ref.: 201402965566)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Os CAPS, assim como os NAPS, os CERSAMs e outros tipos de serviços substitutivos, são atualmente regulamentados pela Portaria nº 336/GM, de 19 de fevereiro de 2002, e integram a rede do Sistema Único de Saúde, o SUS. Quanto ao que dispõe esta Portaria, NÃO é possível afirmar: 
		
	
	(A) Para atendimento em um CAPS, pode-se procurar este serviço, ser encaminhado via Estratégia de Saúde da Família ou por qualquer outro serviço, desde que a pessoa esteja acompanhada por um familiar ou responsável legal.
	
	(B) Os usuários dos CAPS podem ter tido uma história de diversas internações psiquiátricas, podem nunca ter sido internados, ou podem já ter sido atendidos em outros serviços de saúde.
	
	(D) As pessoas atendidas nos CAPS são aquelas que apresentam intenso sofrimento psíquico que lhes impossibilita viver e realizar projetos de vida.
	
	(C) CAPS I são para atendimento diário e noturno de adultos durante 7 dias da semana, atendendo à população de referência com transtornos mentais severos e persistentes.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402860462)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Durante a Entrevista Psiquiátrica (Anamnese), é indicado a avaliação de funções cognitivas, dentre os diversos critérios utilizados, assinale a alternativa correta: 
		
	
	redação de texto e memorização
	
	orientação temporal e espacial
	
	todas as alternativas estão corretas
	
	pegar um papel quadrado, dibrá-lo ao meio e escrever o nome com olhos fechados
	
	cálculo e leitura de texto
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402385846)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	No inicio do século XX, é fundada nas terras doadas pela baronesa da Taquara em Jacarepaguá a Colônia Juliano Moreira (1924). Esse grande Nosocômio apesar de ser criado com os princípios mais modernos da época no que se refere a assistência psiquiátrica, reproduzia o conceito de assistência voltado para: 1- O isolamento social e a reclusão do portador de transtorno mental; 2- A utilização de métodos assistenciais baseados nos princípios do alienismo, com práticas pouco ortodoxas como castigos e privações. 3- O tratamento focado no sujeito, respeitando sua individualidade e sua cidadania. 4- A assistência como prática para se trabalhar a reinserção social dos pacientes internados. Marque a alternativa correta: 
		
	
	Estão corretas as afirmativas I e II;
	
	Estão Corretas as afirmativas I E III. 
	
	Estão corretas as afirmativas II E III; 
	
	Estão corretas as afirmativas I e IV;
	
	Estão corretas as afirmativas II e IV;
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402974934)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Com relação a reforma psiquiátrica, marque o item correto:
		
	
	O Centro de Atenção Psicossocial e outras drogas (CAPS AD II) tem definido por objetivo propiciar atenção contínua durante 24 horas, todos os dias da semana, inclusive feriados e finais de semana, às pessoas com demandas relacionadas ao consumo de álcool, crack e outras drogas
	
	São fatores primordiais responsáveis pelas alterações sofridas no cuidado aos pacientes, além da eficiência dos psicofarmacoterápicos das últimas gerações e de outras técnicas biológicas, a ineficácia do modelo hospitalar hegemônico e a restituição dos direitos individuais e civis dos portadores de transtornos mentais. 
	
	A capacitação em atendimento psicoterápico dos técnicos da equipe dos serviços de saúde, para realizar atendimentos nos CAPS, sem o uso de medicamentos, não constitui princípio fundamental dessa reforma.
	
	O CAPS tem por função acolher as demandas de localidades específicas, através de intervenção multidisciplinar e interdisciplinar além de promover a reinserção social do portador de sofrimento mental através do fortalecimento de seus laços familiares e comunitários.
	
	Um paciente esquizofrênico, acompanhado há dois anos por um CAPS de Fortaleza, apresentou episódios de agitação psicomotora, em casa, e, uma hora depois da última ocorrência, manifestou comportamentos de agressividade, com delírios e alucinações auditivas, tipo vozes de comando, razão pela qual pode ser atendido em uma unidade de CAPS I. 
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402854021)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Qual subtipo da esquizofrenia tem como característica essencial a presença de delírios e alucinações de caráter persecutório ou grandioso, em sua grande maioria?
		
	
	e) Simples
	
	b) Catatônica
	
	d) Paranóide
	
	c) Residual
	
	a) Hebefrênica

Outros materiais