Buscar

DIREITO PENAL III

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201607776361)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Assinale a alternativa correta:
		
	
	O agente que subtrai coisa móvel alheia, para si ou para outrem, mediante grave ameaça ou violência à pessoa, ou, depois de havê- la, por qualquer meio, reduzido à impossibilidade de resistência, pratica o crime de extorsão qualificada.
	
	O agente que subtrai coisa móvel alheia, para si ou para outrem, mediante grave ameaça ou violência à pessoa, ou, depois de havê- la, por qualquer meio, reduzido à impossibilidade de resistência, pratica o crime de extorsão.
	 
	O agente que subtrai coisa móvel alheia, para si ou para outrem, mediante grave ameaça ou violência à pessoa, ou, depois de havê- la, por qualquer meio, reduzido à impossibilidade de resistência, pratica o crime de roubo.
	
	O agente que subtrai coisa móvel alheia, para si ou para outrem, depois de haver, por qualquer meio, reduzido à impossibilidade de resistência da vítima, pratica o crime de furto mediante fraude.
	
	O agente que subtrai coisa móvel alheia, para si ou para outrem, mediante grave ameaça ou violência à pessoa, ou, depois de havê- la, por qualquer meio, reduzido à impossibilidade de resistência, pratica o crime de furto.
	 2a Questão (Ref.: 201607818715)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Marta, parteira do distante lugarejo denominado Xavantinho, para salvar a vida de gestante, realiza aborto sem o seu consentimento. Diante desta hipótese é CORRETO afirmar:
		
	
	A Parteira agiu acobertada pelo causa de exclusão da ilicitude prevista no art. 128, inc. I, do Código Penal.
	 
	A Parteira agiu acobertada pelo causa de exclusão da ilicitude estado de necessidade.
	
	A Parteira agiu acobertada pelo causa de exclusão da ilicitude estrito cumprimento do dever legal.
	
	A parteira cometeu o crime previsto no art. 125 do Código Penal (provocar aborto sem o consentimento da gestante).
	
	A Parteira agiu acobertada pelo causa de exclusão da ilicitude exercício regular do direito.
		
	 3a Questão (Ref.: 201607189440)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Jorge, diretor financeiro de uma grande empresa, há semanas vem chamando sua secretária Luiza para saírem juntos. Como Luiza recusa todos os convites, Jorge, auxiliado por Pedro que trabalha como moto-boy na mesma empresa, ameaça Luiza dizendo que, caso ela não vá a um motel com ele, no dia seguinte estará demitida. Luiza, mais uma vez, recusa a ceder e, muito abalada psicologicamente, leva o fato ao conhecimento do Presidente da empresa a fim de que as devidas providências sejam tomadas em relação a Jorge e Pedro. Diante dos fatos, é correto afirmar que:
		
	 
	Jorge e Pedro responderão por assédio sexual consumado.
	
	Jorge responderá por assédio sexual consumado e Pedro pelo delito de constrangimento ilegal, pois não é superior hierárquico da vítima.
	
	Jorge e Pedro responderão por assédio sexual tentado, pois não houve a obtenção de favorecimento sexual.
	
	Jorge responde por assédio sexual tentado, pois não conseguiu obter favorecimento sexual, e Pedro não responde por nenhum crime, pois não é superior hierárquico da vítima.
	 
4a Questão (Ref.: 201607180461)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	José da Silva obrigou Maria de Souza a praticar com ele sexo oral e anal, ameaçando-a com uma arma de fogo. Ao final das sevícias, José levou Maria até a beira de um rio, amarrou seu corpo em uma pedra e a atirou no rio para que morresse afogada e não pudesse noticiar o fato à polícia.(FGV - TJMS - JUIZ) Qual(is) o(s) crime(s) praticado(s) por José?
		
	 
	Estupro e homicídio qualificado em concurso material
	
	Atentado violento ao pudor e homicídio qualificado em concurso material
	
	Atentado violento ao pudor seguido de morte (crime preterdoloso).
	
	Estupro seguido de morte (crime preterdoloso).
		
	 5a Questão (Ref.: 201607706456)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(CESPE 2013 TJ-PI TITULAR NOTARIAL) Túlio sequestrou Caio com o intuito de obter vantagem pecuniária por meio da exigência de resgate. Durante o período em que a vítima permaneceu presa no cativeiro, entrou em vigor uma nova lei penal que agravou a pena referente ao crime de extorsão mediante sequestro. Alguns meses depois, a vítima foi solta em virtude do pagamento do resgate. Com base nessa situação hipotética e na jurisprudência firmada pelos tribunais superiores, assinale a opção correta.
		
	 
	Se Túlio for condenado por extorsão mediante sequestro, deve ser aplicada a nova lei penal mais gravosa.
	
	O crime de extorsão mediante sequestro consumou-se com o pagamento do resgate.
	
	O crime de extorsão mediante sequestro consumou-se com a exigência do resgate.
	
	Se Túlio for condenado por extorsão mediante sequestro, não se deve aplicar a nova lei penal mais gravosa, em razão do princípio da irretroatividade da lei penal mais severa.
	
	Se Túlio for condenado por extorsão mediante sequestro, aplica-se uma combinação da lei antiga com a lei nova, para que sejam determinadas as disposições mais favoráveis das duas leis.

Outros materiais