Buscar

Banner HPV

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE IGUAÇU – UNIG
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
Conhecimentos, práticas e atitudes dos enfermeiros frente à vacinação contra o
vírus do papiloma humano.
Ricardo de Mattos Russo1, Cíntia Raposo Farias2, Milena Machado Leite2, Robert David Silva Rocha2
1Professor do curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Iguaçu, 2Acadêmicos de Enfermagem da Universidade Iguaçu
INTRODUÇÃO
O Vírus do Papiloma Humano, ou HPV, é um vírus que vive na pele e nas mucosas dos seres humanos, tais como vulva, vagina, colo de útero e pênis. É uma infecção transmitida sexualmente (DST), também é possível a transmissão do HPV de mãe para filho no momento do parto, devido ao trato genital materno estar infectado (1). A ausência de camisinha no ato sexual é a principal causa da transmissão. O HPV pode ser controlado, mas ainda não há cura contra o vírus (2). Quando não é tratado, torna-se a principal causa do desenvolvimento do Câncer de colo do útero e do Câncer de Garganta. 99% das mulheres que possuem Câncer de colo do útero foram infectadas por esse vírus (3). 
Imagem 3D do Vírus do Papiloma Humano
Com o intuito de diminuir a circulação do HPV, em maio de 2014, o governo federal inseriu no calendário básico de vacinação o imunobiológico contra o vírus para meninas entre 9 a 13 anos, pois comprovou-se que em meninas dessa idade, o poder de imunização é maior e mais eficaz. A vacina é a principal forma de prevenção, por isso é importante que toda a menina de 9 a 13 anos receba as três doses da vacina HPV. Ela é segura, de graça e está incluída no Calendário Nacional de Vacinação (4). 
A enfermagem é uma arte de cuidar e a ciência cuja essência e especificidade é o cuidado ao ser humano, individualmente, na família ou na comunidade de modo integral e holístico, desenvolvendo de forma autônoma ou em equipe, atividades de promoção, proteção, prevenção, reabilitação e recuperação da saúde
OBJETIVOS
Este estudo tem como objetivo discutir os conhecimentos, as práticas e as atitudes dos enfermeiros frente a vacinação tetravalente contra o HPV na assistência primária de saúde.
METODOLOGIA
Este estudo é do tipo descritivo, com abordagem quantitativa, observacional e transversal. Tem por finalidade descrever e documentar seus aspectos, caracterizando sua autenticidade (7). Os sujeitos da pesquisa serão os enfermeiros que atuam diretamente com vacinação juntos aos adolescentes. Como critério de inclusão serão selecionados enfermeiros que trabalham em unidades de saúde da família localizadas no município de Nova Iguaçu. Foram estabelecidos os seguintes critérios de exclusão: unidades que não tenham estrutura de sala de imunização, vacina contra o HPV e/ou enfermeiro responsável que atue na imunização.
REFERÊNCIAS
1. Instituto do HPV. Guia do HPV. Disponível em: < http://www.incthpv.org.br/SobreHpv/Default.aspx>  Acesso em: 29 de nov. 2015.
2. Varella, D. HPV (Papiloma vírus Humano). Disponível em: <http://drauziovarella.com.br/sexualidade/hpv-papilomavirus-humano/>. Acesso em: 25 de nov. 2015.
Ministério da Saúde. Condiloma acuminado (HPV). 
3. Departamento de DST, Aids e Hepatite.  Disponível em: <http://www.aids.gov.br/pagina/condiloma-acuminado-hpv>. Acesso em: 25 de nov. de 2015.
4. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunizações. Informe técnico sobre a vacina contra o papiloma vírus humano (HPV). Brasília: RJ, 2013.
5. Silva, ASS, Silva, CAKR. Papiloma vírus Humano: Reflexões sobre a importância das estratégias de educação em saúde realizadas pelo enfermeiro. Instituto Metodista Izabela Hendrix. Belo Horizonte, MG, v.02, n.04, 2012.
6. Costa ACR, Cortina I. Papel do enfermeiro na promoção e prevenção do Papiloma Vírus Humano na adolescência. Ver. Enferm, UNISA 2009; 10(2): 134
7. Minayo MC. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. Rio de Janeiro: Abrasco; 2007.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais