Buscar

SARA(Síndrome da Angustia Respiratória Aguda)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

S.A.R.A
SÍNDROME DA ANGÚSTIA RESPIRATÓRIA AGUDA
DOENÇA S.A.R.A
A Síndrome da Angústia Respiratória Aguda, SARA, (também denominada Síndrome da Angústia Respiratória do Adulto) ocorre por alterações na permeabilidade alvéolo-capilar com extravasamento de plasma para o interior dos alvéolos resultando com isto, o desenvolvimento de um edema pulmonar não hidrostático 
Os quadros de SARA sucedem de doenças que, direta ou indiretamente, produz lesão pulmonar.
°As cusas diretas ou pulmonares, lesam o pulmão a partir do epitélio alveolar: Pneomonia, Aspiração de conteúdo gástrico, Contusão pulmonar, Embolia pulmonar, Inalação de gases tóxicos, Quase afogamento, Hemorragia alveolar difusa dentre outros. 
° As causas indiretas ou extra-pulmonares, lesam o pulmão a partir do endotélio capilar: Sepse, Traumatismos torácicos e não torácicos, Queimaduras, Embolia gordurosa, Pós-operatória de cirurgia cardíaca, Pancreatite dentre outros. 
COMO O ÓRGÃO SE COMPORTA
A SARA leva a uma acumulação de fluidos nos alvéolos. Estes fluidos impedem o oxigénio de passar para a corrente sanguínea.
A acumulação de fluido também torna os pulmões pesados e rígidos, o que diminui a sua capacidade de se expandir. 
O oxigénio no sangue pode atingir níveis perigosamente baixos, mesmo que o paciente receba oxigénio por um ventilador artificial.
SINTOMAS E DIAGNÓSTICO
Normalmente, a síndrome da angústia respiratória aguda ocorre 24 ou 48 horas após a lesão ou a doença original. Inicialmente, o indivíduo apresenta falta de ar, quase sempre acompanhada por uma respiração superficial e rápida. Com o auxílio de um estetoscópio, o médico pode auscultar sons crepitantes ou sibilos nos pulmões. Devido aos baixos níveis de oxigênio no sangue, a pele pode tornar-se moteada ou azulada e a função de outros órgãos, como o coração e o cérebro, pode ser comprometida.
A gasometria arterial (mede o pH e os níveis de oxigênio e gás carbônico no sangue de uma artéria) revela baixos níveis de oxigênio no sangue e as radiografias torácicas revelam a presença de líquido nos espaços que deveriam estar cheios de ar. Às vezes, é necessária a realização de outros exames para se confirmar que a causa do problema não é a insuficiência cardíaca.
TRATAMENTO
Os pacientes com síndrome da angústia respiratória aguda são tratados na unidade de terapia intensiva. A oxigenoterapia é fundamental para a correção dos baixos níveis de oxigênio. Se o oxigênio administrado com o uso de uma máscara facial não corrigir o problema, um ventilador deverá ser utilizado. Este fornece oxigênio sob pressão através de um tubo inserido na narina, na boca ou na traqueia. Essa pressão ajuda a forçar a passagem do oxigênio ao sangue.
A pressão é ajustada para ajudar a manter abertas as vias aéreas pequenas e os alvéolos, e para garantir que os pulmões não recebam uma concentração excessiva de oxigênio. Isto é importante, pois uma concentração excessiva de oxigênio pode lesar os pulmões e agravar a síndrome da angústia respiratória aguda. Também é importante a instituição de outros tratamentos adjuvantes, como a administração de líquido ou nutrientes através da via intravenosa, pois a desidratação ou a desnutrição aumentam a probabilidade de interrupção do funcionamento de diversos órgãos (falência múltipla de órgãos).
Tratamentos adicionais cruciais para o sucesso dependem da causa subjacente da síndrome da angústia respiratória aguda. Por exemplo, antibióticos são administrados para combater uma infecção. Os pacientes que respondem normalmente ao tratamento, recuperam-se bem com pouca ou nenhuma alteração pulmonar a longo prazo. Para aqueles pacientes cujo tratamento depende de longos períodos sob respiração assistida (com o auxílio de um ventilador), a possibilidade de formação de cicatrizes pulmonares é maior. No entanto, essas cicatrizes podem melhorar alguns meses após o paciente ter deixado de utilizar o ventilador.
TRATAMENTOS FISIOTERAPÊUTICOS
Ventilação prona 
Exercício respiratório
Manobra de higiene brônquica 
Terapia de expansão pulmonar
Aspiração de secreções
Respiração diafragmática 
Percussão cubial 
OBRIGADO!!
EQUIPE: IGOR DE MIRANDA
 THAIS ESTACIO
 NINA FAUSTINO

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais