Buscar

Respostas semana 3 D.Civil IV

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DIREITO CIVIL IV - CCJ0015 
 SEMANA 3
 Caso Concreto
 
 1. Como advogado(a) de Rodrigo, que direitos sustentaria para fundamentar sua defesa? 
Res: Rodrigo tem direito ao uso capião ordinário. Art. 1.242. Adquire também a propriedade do imó vel aquele que, contínua e incontestadamente, com justo título e boa-fé, o possuir por dez anos. Parágrafo único. Será de cinco anos o prazo previsto neste artigo se o imóvel houver sido adquirido, onerosamente, com base no registro constante do respectivo cartório, cancelada posteriormente, desde q ue os possuidores nele tiverem estabelecido a sua moradia, ou realizado investimentos de interesse social e econômico.
 2. Sem discutir a q uestão da usucapião, terá Emerson direito à posse do bem? Por quê? 
Res: Não, pois não possui nenhum documento que comprove a propriedade do bem. 
 3. Como fica o direito de retenção por benfeitorias? 
Res: Como trata-se de possuidor de má fé terá direito tão somente a indenização pelo valor das benfeitorias necessárias, não lhe sendo assegurado o direito de retenção. Art. 1.219. O possuidor de boa-fé tem direito à indenização das benfeitorias necessárias e úteis, bem como, q uanto às voluptuárias, se não lhe f orem pagas, a levantá -las, quando o puder sem detrimento da coisa, e poderá exercer o direito de r etenção pelo valor das benfeitorias necessárias e úteis. 
 4. E o direito aos frutos?
Res: O possuidor de má fé terá que indenizar o possuidor pelos frutos colhidos, só lhe assistindo o direito à indenzação pelas despesas de custeio. Art. 1.214. O possuidor de boa-fé tem direito, enquanto ela durar, aos frutos percebidos. Parágrafo único. Os frutos pendentes ao tempo em que cessar a boa-fé devem ser restituídos, depois de deduzidas as despesas da produção e custeio; devem ser também restituídos os frutos colhidos com antecipação.
Questoes objetiva 
1) letra C
2) letra B

Outros materiais