Buscar

O processo atual de aprendizagem transcende o papel de treinador

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

O processo atual de aprendizagem transcende o papel de treinador. Aprendizagem no mundo atual é considerada como aquisição de conhecimentos, habilidades e atitudes que podem ser articuladas a diversos contextos, diferentes do trabalho. Num ambiente de treinamento o funcionário recebe o conhecimento e oferece seu conhecimento, por meio das experiências que possui naquela atividade. Dessa forma fica formado o processo de ensino-aprendizagem. Diante da posição atual do treinador, pode-se afirmar que seu papel além de instrutor é:
		
	
	Desenvolvedor de características
	
	Aprimorador
	
	Estimulador
	 
	Educador
	
	Possuidor do conhecimento
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201703684176)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Cursos online, MBAs e treinamento virtuais ajudam a capacitar e reciclar funcionários com baixíssimos custos. Sem local centralizado, professores em tempo integral, horário rígido, o ensino online está caminhando a passos rápidos.Diante destes dados, é possível afirmar que:
		
	 
	A rede corporativa ganhou peso no processo de treinamento, incorporando novos serviços, formulários de inscrição, material de apoio etc.
	
	As comunidades de interesses estão em alta nas organizações.
	
	A rede corporativa está voltando para a forma tradicional.
	
	Muitas organizações estão caminhando gradativamente do Treinamento e Desenvolvimento para a educação corporativa em uma migração paulatina e definitiva.
	
	O conjunto das alternativas de resposta propostas atende plenamente ao enunciado desta questão.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201703684153)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Uma empresa de transportes composta por 150 funcionários, sendo 120 motoristas de caminhão e 30 da área administrativa, solicitou para um consultor de RH, ministrar um treinamento para a equipe administrativa, que encontrava-se desmotivada. O consultor já possuía um treinamento padrão de motivação, e ofereceu este mesmo conteúdo para a empresa solicitante, alegando ser o mais indicado para a solução de seus problemas. Diante desta situação, faça uma análise da postura do consultor:
		
	
	inadequada porque ele não providenciou o levantamento de necessidades através de um questionário específico.
	
	inadequada porque ele não elaborou o programa o treinamento.
	 
	inadequada porque o consultor deveria ter feito o levantamento de necessidades de treinamento, e o diagnóstico, para posteriormente elaborar um programa adequado.
	
	adequada porque o importante é o resultado de treinamento e a avaliação de reação.
	
	adequada porque o conteúdo do treinamento tem relação direta com o diagnóstico da situação.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201703684487)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Pessoas, ativo da organização e essencial para obtenção de vantagem competitiva, demandam tratamento diferente e conectado com as reais necessidades organizacionais, determinante no alcance de suas metas e resultados. Recebem várias denominações abaixo relacionadas. Marque a alternativa que não corresponde ao cenário contemporâneo.
		
	
	Talento.
	 
	Mão-de-obra.
	
	Capital intelectual.
	
	Capital humano.
	
	Parceiro do negócio.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201703684169)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Uma das responsabilidades macro do subsistema de T&D é:
		
	
	Desenvolver os processos ligados à captação de pessoas no mercado de trabalho por meio do uso de técnicas adequadas de recrutamento e seleção de pessoas visando aplicar testes seletivos que possam levantar o potencial dos candidatos.
	 
	Gerir os processos que envolvam a qualificação, o aperfeiçoamento e a atualização do quadro funcional para o desempenho de suas atividades profissionais, com ações vinculadas à estratégia organizacional e aos objetivos esperados pela empresa.
	 
	Levantar, por meio de instrumentos de específicos, o clima organizacional mapeando as áreas que demonstram maior grau de insatisfação, estabelecendo indicadores concretos que permitam medir sua variação e sugerindo ações que possam influenciar na melhoria das relações entre os empregados.
	
	Administrar a consistência interna e externa da remuneração dos empregados por meio da elaboração de uma estrutura salarial adequada à realidade da organização e consistentemente ajustada ao mercado de trabalho utilizando pesquisa salarial.
	
	Nenhuma das anteriores.

Outros materiais