Buscar

INTERNACIONAL SEMANA 9 - resposta

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

SEMANA 9
Caso Concreto 1
   A Corte Internacional de Justiça (CIJ) da ONU emitiu parecer declarando que o muro que Israel está construindo na Cisjordânia é ilegal, uma vez que viola leis internacionais. Outra conclusão foi que o governo israelense não pode usar a segurança como justificativa para a construção.
   De acordo com a corte, a obra deverá ser imediatamente suspensa e derrubada nos trechos já erguidos, uma vez que a conclusão da obra equivaleria à anexação de terras palestinas, ferindo o direito dos palestinos à autodeterminação.
   Seguindo o entendimento da Corte Internacional de Justiça, a Assembleia Geral da ONU emitiu a Resolução RES/ES-10/15de 2 de Agosto de 2004. Com relação à Resolução da Assembleia Geral da ONU e ao parecer emitido pela Corte Internacional de Justiça, responda?
Qual a natureza dos apontados atos internacionais? Explique
R: A natureza jurídica da Resolução da Assembleia da ONU é de recomendação. Ela não é obrigatória, é facultativa. Já o parecer da CIJ é fruto da função consultiva e também facultativo.
São eles considerados fontes formais do Direito Internacional? Justifique e fundamente.
R: Não, eles não estão enumerados no art 38 da CIJ. 
A Corte Internacional de Justiça considerou as recomendações dotadas de natureza de opinio juris, ou, em outras palavras, precederem ao surgimento de um direito costumeiro internacional. O direito costumeiro é visto, sob o prisma do Estatuto da CIJ, como direito aplicável, mas as opinio juris não o são por ainda não gozarem de tal status. Nesse diapasão, a CIJ determinou que as recomendações prolatadas pela AG da ONU tem caráter de elemento constitutivo do direito internacional costumeiro.
3)      Os referidos atos obrigam os Estados? Por quê? Explique e justifique.
R: Não. A recomendação é um ato desprovido de efeitos obrigatórios. O sentido jurídico do termo coincide com o seu sentido corrente. Os seus destinatários não são obrigados a submeterem-se a ela e não cometem infração no caso de não a respeitarem. Qualquer recomendação só se torna obrigatória após aceitação expressa ou tácita.
Ainda que não sejam obrigatórias de um ponto de vista jurídico, as recomendações podem tomar-se politicamente coercitivas, fusionando como meios de pressão políticos, possuindo força moral e politica, mas não jurídica. 
4)      Os Estados vem cumprindo atos desta natureza? Explique.
R: Cumprem quando é de seu interesse e não deixam de cumprir quando não for de seu interesse, diante do caráter não obrigatório.
 
1ª QUESTÃO OBJETIVA
 
Acerca das organizações internacionais, julgue os seguintes itens.
As organizações internacionais são instituídas por meio de um tratado multilateral, denominado tratado constitutivo, que em geral estabelece os objetivos e as regras para a instituição dos principais órgãos e dispõe sobre os direitos e deveres dos Estados-membros.
R: Correto. As organizações internacionais, sujeitos de direito internacional dotados de personalidade jurídica derivada, são instituídas pela vontade dos Estados através de um tratado constitutivo no qual constam as principais regras a respeito de sua organização, funcionamento, órgão, direitos e deveres dos membros, etc.
As organizações internacionais dispõem, necessariamente, de uma única sede, estabelecida por meio de tratado bilateral com um dos Estados-membros, denominado acordo da sede. 
R: Errado. Nada impede que uma organização internacional tenha mais de uma sede e, de igual forma, o acordo de sede não precisa se dar necessariamente com um Estado membro, podendo ser celebrado entre a organização internacional e um terceiro Estado.
Às organizações internacionais são concedidos privilégios e imunidades similares aos dos Estados.
R: Correto. Os privilégios concedidos às organizações internacionais são pactuados através dos acordos de sede que esta estabelece com determinados países.
A receita das organizações internacionais resulta basicamente das contribuições (cotizações) dos Estados-membros, estabelecidas de acordo com o princípio da capacidade contributiva.
R: Correto. Não sendo, inicialmente, dotadas de competência para instituição de tributos, as organizações internacionais se mantem através de verbas oriundas de seus Estados-membros.
Em razão de sua própria natureza, as organizações internacionais não estão sujeitas a ação de responsabilidade internacional.
R: Errado. As organizações internacionais podem ser responsabilizadas internacionalmente em virtude de seus atos, pois, como sujeitos de direito, elas participam ativa e passivamente na ordem jurídica internacional. O tema da responsabilidade internacional das organizações é tratado pela Comissão de Direito Internacional da ONU desde 2000.
2ª QUESTÃO OBJETIVA
Comparando-se as instituições de direito internacional público com as típicas do direito interno de determinado país, percebe-se que, no direito internacional, (39º Exame da OAB/RJ, questão 11)
 
a)      Há um governo central que possui soberania sobre todas as nações.
b)      Há uma norma suprema como no direito interno.
c)       H á um órgão central legislativo pata todo o planeta.
d)     Há cortes judiciais com jurisdição transnacional.

Outros materiais