Buscar

RELATORIO O B S

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
GUILHERME FREIRE ROCHA LIMA
LUIS HENRIQUE BOTELHO SILVA
RUAN JOAN RIBEIRO MELO 
BIAZILLY CANDEIRA MEIRELES 
RELATÓRIO DE OBSERVAÇAO DO ESTAGIO SUPERVISIONADO II
SÃO LUÍS
2017
A observação foi realizada no Centro de Ensino Professor Fernando Perdigão em São Luís – MA entre os dia 20 a 30 de Setembro de 2017, Com carga horária total de 20 horas de observação. 
 A necessidade de realizar este estágio surgindo interesse em adaptar e aliar a teoria é a pratica, ou seja, por em pratica tudo o que foi aprendido no decorrer do curso, a experiência de vivência começa desde a apresentação aos alunos, professores e funcionários até a elaboração dos planos de aula. Em suma o relatório apresentará as atividades observadas na escola de rede pública, que possui 9 salas de aula,1 auditório, uma secretaria, uma diretoria, uma sala de professores, uma cozinha, 3 banheiros (um só de professores), 1 cantinas. A proposta política e pedagógica (PPP) da escola tem como principais obstrutivos gerais o interesse e a participação dos alunos nas aulas, tendo assim em vista o sucesso ou o fracasso do aluno dependendo em grande parte dele, essa é a razão pela qual foram traçados os objetivos de trabalhar no sentido de desenvolver autonomia, redimensionar a autoestima e reconstruir a identidade de cada um é do grupo. Já os objetivos específicos buscam valorizar a experiência e o conhecimento do educando, desenvolver um sistema educacional que pretende a conscientização do aluno, além de elaborar a pratica estabelecidas, tendo missão oferecer ensino de alta qualidade no ambiente que favoreça o desenvolvimento integral do aluno, resgatando valores éticos e a conscientização crítica da liberdade.
Durante duas semanas de observação foi possível aprender diversos conceitos que podemos utilizar ao longo do processo de aprendizagem como futuros profissionais de educação física. Logo, no início saímos de uma visão acadêmica e indo para uma visão empresarial. Não foi fácil pois sentimos algumas dificuldades pelo fato de ser a primeira experiência com o ensino médio, porém tivemos o auxílio da professora que foi explicando para eles o motivo pelo o qual os estagiários estão observando as suas atividades, pedimos autorização para dialogar com eles. E comunicamos que somos estagiário do curso de educação física e que iríamos permanecer durante um período de três meses para a realização do estágio
 Ao decorrer da observação podemos perceber melhor que o planejamento ocorre de duas formas, no decorrer do ano são realizados planejando macros (semestrais), que se destinam a definir conteúdos e objetivos, e os planejamentos diários que como o nome já diz, são referentes às atividades do dia, vinculavas aos conteúdos e objetivos propostos pelo planejamento semestral. Na referida escola tivemos a oportunidade de elaborar planos de aulas diários, entretanto não tivemos a vivência na elaboração dos planos de aula semestral, que é realizado pelos docentes em conjunto. A metodologia utilizada pelo professor de Educação Física está voltada para o lúdico, esporte, dança, atividades rítmicas, expressivas e reconhecimento do corpo. 
Sobre á observação.
O primeiro encontro foi realizada no primeiro ano e após no segundo ano abordando o tema valores sociais, desenvolvemos uma atividade em sala de aula que estimulam a compreensão de valores. Temas abordados: As aparências enganam, amor com amor se paga, quem procura acha, homem que é homem não chora, a corda arrebenta do lado mais fraco, a pressa e inimiga da perfeição onde foi debatido conceitos positivos sobre esse comportamento na sociedade. (20/09/2017)
No segundo encontro a professora teve um pequeno diálogo com o primeiro ano e logo em seguida nos deslocamos para a sala de aula, onde observamos a aula abordada pela professora envolvendo o conteúdo de esportes radicais, ao termino realizamos algumas anotações sobre o comportamento e ideologias centrais transmitidas com o tema proposto na aula. Os temas abordados quais os esportes radicais que os alunos conheciam ou já vivenciaram, diferença entre esporte tradicional e esporte radicais e seus riscos, histórias dos esportes radicais. (22/09/2017)
Terceiro encontro foi transmitido o conteúdo de jogos de tabuleiro para o terceiro e segundo ano, o modo de como foi ministrado a aula fez despertar a curiosidade e respeito de como seriam as atividades propostas, com o intuito de despertar um ação cognitivo e motor nos alunos, os jogos foram xadrez, dama. (27/09/2017)
No penúltimo dia de observação foram apresentados o tema a diferença entre jogo e esporte/esporte radical promovendo o debate entre eles, com os temas regras formais universalizadas, padronização dos matérias utilizadas na pratica, possibilidade de improvisação dos recursos, informalidade tática em função da potencialidade e motivação dos executantes. Ao fim da aula teve avaliação dos temas propostos onde ressaltaram a importância dos jogos e esportes na sociedade. (29/09/2017)
O último encontro da observação foi ministrado uma palestra sobre os temas feminicídio, e doping no esporte, a primeira palestra foi feito um debate envolvendo os assuntos: Homem que bate em mulher, homem que mata mulher, violência doméstica após foi realizado um sorteio com quem redigisse uma frase com o tema proposto. O segundo tema ocorreu debate e apresentações de slides com dados e informações sobre os efeitos e utilização de drogas ilícitas. (30/09/2017)

Outros materiais