Buscar

Atividade do material didáico da unidade I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade Estácio de Sá
Disciplina: Informática Aplicada à Informação
Professora: Karmell
Alunas: Efigênia Corrêa e Joyce Cadette
Atividade do Material Didático Unidade I
Atividades
01. As pessoas que se formam nas sociedades da escrita [...] pode-se dizer que são pessoas que entendem o mundo de um modo mais linear, que tendem a fragmentar os saberes em visões parciais da realidade (por exemplo, em disciplinas ou matérias), que buscam textos que possam valer por si mesmos, sendo “verdades” sobre o real, que valham para qualquer contexto. A escola que se formou nas sociedades da escrita [...] é absolutamente linear, organizando os conhecimentos como se fossem degraus a serem superados: primeiro isto, e só depois aquilo. Fragmenta os saberes numa estranha prisão (à qual, justamente, deu-se o nome de grade curricular) que divide a realidade em disciplinas e fragmenta a abordagem disciplinar em minutos (de 8h as 8h50, Matemática; de 8h50 as 9h40, História; de 9h40 as 10h30, Ciências... e assim por diante). (RAMAL, Andrea. A hipertextualidade como ambiente de construção de novas identidades docentes”, Educação & Tecnologia: trabalhando caminhos, p. 252, s/d). Conforme o texto acima, deve-se concluir que a escola da sociedade da escrita:
a) desfaz a visão de que o conhecimento e a ciência devem ser fragmentados, isolados, monológicos, buscando verdades únicas, absolutas e definitivas sobre uma realidade pouco conhecida.
b) é adequada às demandas do mundo digital e do hipertexto eletrônico. 21 Apropriação da Tecnologia pela Educação – Capítulo 1 EAD-14– Informática Aplicada à Educação Proibida a reprodução – © UniSEB
c) prepara para um mundo do trabalho que já não existe mais: no qual os saberes aprendidos no início da formação valiam para a vida inteira, no qual as pessoas não precisavam trabalhar cooperativamente nem desenvolver novas competências, e no qual o conhecimento é estável e imutável.
d) leva os alunos a um saber plural e em constante mudança, apresentando o conhecimento sem escalas ou degraus de privilégio e contribuindo para o diálogo interdisciplinar entre saberes e alunos que constantemente se atualizam.
e) forma pessoas que entendem o mundo de um modo mais complexo e não linear, promovendo o diálogo entre os saberes, em visões integrais da realidade.
02. As novas práticas de leitura e de escrita no hipertexto eletrônico, as mudanças de comportamento nas redes sociais, as novas formas de se relacionar nos ambientes virtuais, as transações comerciais eletrônicas e a economia no mundo digital são algumas das manifestações que ocorrem no ciberespaço e podem ser associadas, corretamente, com:
a) a inclusão digital, pois fazem parte da realidade de todos os cidadãos e se constituem em experiências vivenciadas integralmente por todas as pessoas no mundo.
b) a cibercultura, pois fazem parte dos aspectos culturais das novas tecnologias e das mídias digitais.
c) a sociedade do espetáculo, porque são práticas relacionadas apenas com a exibição e o entretenimento.
d) as ferramentas e comunicações convencionais, já que são práticas tradicionais.
e) a robotização, uma vez que são práticas nas quais a dimensão humana e afetiva, necessariamente, é suprimida.
03. (Adaptado do ENADE) Antes de compreender o que significam as inovações tecnológicas, temos de refletir sobre o que são velhas e novas tecnologias. O atributo do velho ou do novo não está no produto, no artefato em si mesmo, ou na cronologia das invenções, mas depende da significação do humano, do uso que fazemos dele. (Juliane Corrêa. Novas tecnologias da informação e da comunicação; novas estratégias de ensino/ aprendizagem. In: Carla Viana Coscarelli (Org.). Novas tecnologias, novos textos, novas formas de pensar. Belo Horizonte: Autêntica, 2003, p. 44 (com adaptações). 22 Informática Aplicada à Educação Proibida a reprodução – © UniSEB Relacionando as ideias do fragmento de texto anterior à formação e à ação do professor em sala de aula, conclui-se que:
a) a chegada das inovações tecnológicas à escola torna obsoletos e ultrapassados os saberes acumulados pelo professor.
b) a inclusão digital é assegurada quando simplesmente as escolas são equipadas com computadores e acesso à internet.
c) as inovações tecnológicas no processo ensino-aprendizagem e os computadores na sala de aula não garantem por si mesmos inovações pedagógicas.
d) os novos modos de ler e escrever no computador ou no hipertexto são a garantia da solução dos problemas de aprendizado no espaço escolar.
e) todo acervo impresso das bibliotecas escolares deve ser substituído por acervos digitais, de maior circulação e funcionalidade, pois o livro impresso já está ultrapassado e a escrita não subsiste na era digital.
04. (ENADE 2011) Exclusão digital é um conceito que diz respeito às extensas camadas sociais que ficaram à margem do fenômeno da sociedade da informação e da extensão das redes digitais. O problema da exclusão digital se apresenta como um dos maiores desafios dos dias de hoje, com implicações diretas e indiretas sobre os mais variados aspectos da sociedade contemporânea. Nessa nova sociedade, o conhecimento é essencial para aumentar a produtividade e a competição global. É fundamental para a invenção, para a inovação e para a geração de riqueza. As tecnologias de informação e comunicação (TIC) proveem uma fundação para a constru- ção e aplicação do conhecimento nos setores públicos e privados. É nesse contexto que se aplica o termo exclusão digital referente à falta de acesso às vantagens e aos benefícios trazidos por essas novas tecnologias, por motivos sociais, econômicos, políticos ou culturais. Considerando as ideias do texto acima, avalie as afirmações a seguir:
I. Um mapeamento da exclusão digital no Brasil permite aos gestores de políticas públicas escolherem o público-alvo de possíveis ações de inclusão digital.
II. O uso das TIC pode cumprir um papel social, ao prover informações àqueles que tiveram esse direito negado ou negligenciado e, portanto, permitir maiores graus de mobilidade social e econômica. 23 Apropriação da Tecnologia pela Educação – Capítulo 1 EAD-14– Informática Aplicada à Educação Proibida a reprodução – © UniSEB
III. O direito à informação diferencia-se dos direitos sociais, uma vez que esses estão focados nas relações entre os indivíduos e, aqueles, na relação entre o indivíduo e o conhecimento.
IV. O maior problema de acesso digital no Brasil está na deficitária tecnologia existente em território nacional, muito aquém da disponível na maior parte dos países do primeiro mundo.
É correto apenas o que se afirma em:
a) I e II.
b) II e IV.
c) III e IV.
d) I, II e III. 
e) I, III e IV. 
05. A partir de sua experiência passada como estudante na educação básica e diante das transformações que hoje as novas tecnologias possibilitam na sociedade e na escola, procure imaginar e avaliar os desafios que você deve enfrentar como educador numa instituição educacional. Elabore um pequeno texto no qual suas impressões serão registradas.

Outros materiais