Buscar

DIREITO CIVIL 4º SEMESTRE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

4º SEMESTRE – DOS CONTRATOS
CONTRATO – É a especialidade jurídica obrigacional de uma relação;
(CONCEITO MODERNO) – Relação jurídica subjetiva nucleada na solidariedade constitucional, destinada a produção de efeitos jurídicos existenciais e patrimoniais, não só entre os titulares subjetivos como também perante terceiros (impacto).
AUTONOMIA PRIVADA – Capacidade de autor regulação dos interesses.
PRINCÍPIOS CONTRATUAIS: 
Princípio da AUTONOMIA PRIVADA: Vontade dos contratantes; antigamente mais liberal, hoje norteada pelos princípios constitucionais que garantem o equilíbrio das relações negociais.
Princípio da FUNÇÃO SOCIAL DO CONTRATO: Norma de ordem pública para o contrato obedecer ao contexto social inserido; devem ser interpretados e visualizados na realidade social (princípio da mitigação / relativização)
Princípio do PACTO SUNST SERVANDA: O contrato faz lei entre as partes.
Princípio da RELATIVIDADE DOS EFEITOS DO CONTRATO (RES INTER ALIOS): Tem efeito inter partes, ou seja, uma regra gera efeitos entres as partes contratantes. Porém também a relatividade encontra exceções na codificação privada e é possível falar que os contratos geram efeitos em relação a terceiros.
Princípio da BOA-FÉ – Objetiva: dever de conduta; obriga as partes a um comportamento compatível com os fins pretendidos do negócio jurídico. Dever anexo ou lateral (lealdade, cooperação, cuidado, respeito, equidade)
INTERPRETAÇÃO DOS CONTRATOS
CONTRATUAL DECLARATÓRIA – Quando seu único objetivo é a descoberta da real vontade das partes no momento da celebração do contrato.
INTERPRETAÇÃO INTEGRATIVA – Quando objetiva o aproveitamento do contrato mediante o surgimento de lacunas e pontos omissos deixados pelas partes. Através de normas supletivas.
FORMAÇÃO DOS CONTRATOS
NEGOCIAÇÃO PRELIMINAR (PUNTUAÇÃO): É a fase de tratativas para a celebração do contrato; não há vínculo jurídico formado, assim a não conclusão não gera responsabilidade.
POLICITAÇÃO (PROPOSTA): Oferta; Declaração unilateral de vontade. Pode ser feita entre ausentes e presentes (presença jurídica)
PROPOSTA: 
PROPONENTE (QUEM FAZ)
SOLICITADO
COM PRAZO OU SEM
OFERTA AO PÚBLICO
CONTRAPROPOSTA

Outros materiais