Buscar

Relatório fisica lab 7 Gravidade e o movimento de projeteis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Gravidade e o Movimento de Projeteis
R.M.Silva
Centro Universitário Uninter
 Rua José da Costa Vieira 520. – CEP: 36420-000 – Ouro Branco – MG - Brasil
e-mail: richoms@yahoo.com.br
Resumo. O movimento de um projétil lançado de diferentes ângulos com e sem resistência com o AR. A trajetória depende somente da velocidade inicial e da aceleração descendente em função da gravidade. 
 Palavras chave: Projétil, Aceleração da gravidade, Velocidade, Ângulo de lançamento
1
Introdução
Todos os dias ver mos objetos sendo lançados, no jogo de futebol, por exemplo, a bola percorre trajetórias no ar, que depende da velocidade inicial, isso mostra que certo objeto quando lançado com certa velocidade inicial descreve uma trajetória curva influenciado apenas p ela aceleração da gravidade e rela resistência com ar. No Sistema Internacional d e Unidades, a unida de d a velocidade média é representada por m/s. Porém, na prática, é muito frequente referir-se à velocidade e m km/h e a aceleração em m/s².
Procedimento Experimental
1-Inicie o programa Virtual Physics e selecione Gravity and Projectile Motion na lista de atividades.
O programa vai abrir a bancada de mecânica (Mechanics) fig. 1.
 2- Atraves do botão parameters e possível verificar e alterar as características dos itens envolvidos na realização do experimento. Fig 2, mantendo as características padrão configuradas pelo programa, iremos alterar apenas o parâmetro de força aplicada pelo plunger sobre o bloco de madeira. Conforme tabela fig.3 
3- O botão FORCE dispara o plunger que aplica a força diretamente no bloco de madeira que inicia seu movimento e o sistema registra o tempo e velocidade gasto. fig.1
fig.3
4- Clique em Lab book para abri-lo. Clique no botão (Recording) para começar a registrar os dados. Inicie o experimento apertando o botão Force e observe a trajetória da bola. O experimento vai parar quando a bola cair de volta e tocar a borda inferior da tela. Um link vai aparecer em seu Lab book. Clique duas vezes ao lado do link e escreva o ângulo de lançamento. Esse link contém os dados de posição da bola voando pelo ar versus tempo. Anote a distância horizontal percorrida pela bola (o valor de x, no painel de dados) na tabela a seguir.
Na canto inferior da área de experimentos há uma bola de 200 g (massa aproximada de uma bola de beisebol). Preso à parte de baixo da bola está um êmbolo com a função de lançá-la. A gravidade puxa a bola para baixo (vista lateral); não há resistência do ar. Você vai observar a distância
que a bola atinge quando ela é lançada em ângulos diferentes. O êmbolo está inicialmente programado para lançar a bola com força de 100 N em um ângulo de 45°. 
1- O que aconteceria se a bola fosse lançada e não houvesse nem a força da gravidade nem a resistência do ar?
Para verificar como a massa da bola afeta seu movimento, repita o experimento utilizando uma bola de massa diferente e selecione o ângulo que você considera que vá lançar a bola mais longe.
Reinicie o experimento clicando no botão Reset. Use o dispositivo de parâmetros para mudar o ângulo do êmbolo para algum de sua escolha. Aumente ou diminua (escolha a massa que você considerar adequada para fazer a bola ir mais longe) a massa da bola (Objects, Mass) no dispositivo de parâmetros. Repita o passo 3.
Análise e Resultados
O gráfico abaixo representa o movimento de um mesmo projetil lançado com uma força de 100N em uma inclinação de 45º. Onde o prejetil que não sofre ação de gravidade continua sua trajetória com a mesma inclinação em que foi lançado.
Aplicando ângulos diferentes sob o prejetil registramos diferentes distancia alcançadas após lançamento. Aplicamos também massa diferente e resistência do ar para uma mesma força e ângulo de lançamento.
Tabela 2 
Obs: todos os projeteis teêm a mesma massa de 0,2kg exceto o que esta indicado como massa de 0,4kg.
A esfera de massa 0,2kg, lançada em um ângulo de 45° sem a resistência do ar, atingiu a maior distância.
O ângulo afetou a distância, pois, ao mesmo tempo que a esfera deve ir para a frente a fim de atingir a maior distância, ela também deve su bir para que seu movimento no ar perdure por algum tempo.
Para os ângulos de 15° e 75°, a esfera atingiu aproximadamente a mesma distância horizontal. Apesar de os ângulos serem diferentes, no caso de 1 5° a esfera fo i lançada e, como não subiu muito, atingiu rapidamente o chão, deslocando-se pouco. Já no caso de 75°, a esfera subiu muito, mas seu lançamento foi quase ver tical, de maneira que seu movimento na horizontal (componente horizontal da velocidade) foi muito pequeno.
As esfera lançadas com ângulo de 45 graus a com menor massa atingiu uma distância maior, pois, com a mesma força, a aceleração é maior para a esfera de massa menor.
 resistência do ar freou muito rapidamente a esfera e, em consequência, a distância atingida foi menor.
Conclusão
O movimento de lançamento de projéteis pode ser separado em dois movimentos distintos, movimento horizontal e vertical. No movimento horizontal, o projétil segue com velocidade constante, pois a aceleração horizontal é zero, como a velocidade é constante o projétil percorre no eixo x distâncias iguais em intervalo de tempo iguais. Já no movimento vertical, 
o movimento possui aceleração constante devido à atração gravitacional da Terra, consequentemente sua velocidade na vertical varia quantidades iguais em tempos iguais.
Referências
Programa: Virtual Lab física Mecânica
Rodrigues, M.; D ias F.; 
Física na Nossa Vida;Porto Editora; 20 04; Porto.
Mecânica, Curso de física básica 4º edição, Volume 1 Editora Edgard Blucher.
Wikipédia Física Mecânica.

Outros materiais

Outros materiais