Buscar

ANÁLISE ORGANIZACIONAL Ex 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ANÁLISE ORGANIZACIONAL
	
	 1a Questão (Ref.: 200802647304)
	
	
	Qualquer organização possui dois tipos de estrutura: a formal e a informal. Com relação a estrutura informal é INCORRETO afirmar:
		
	
	Surge naturalmente através da interação social das pessoas.
	 
	Está representada no organograma.
	 
	Não expressa relações hierárquicas.
	
	Não é planejada.
	
	Não aparece no organograma.
	
	 2a Questão (Ref.: 200802654538)
	
	
	Quanto maior a complexidade da dinâmica competitiva do ambiente de negócios, maior será a necessidade de diferenciação da estrutura organizacional e das tarefas executadas internamente. As tendências contemporâneas das estruturas organizacionais estão mais para a generalização do que para especialização, para integração holística e flexibilização do que para divisão do trabalho, para projetização do que para setores definitivos e separados, para adaptabilidade e mudança do que para rigidez mecanicista. Em qual sentido a diferenciação pode ser configurada no desenho organizacional da empresa?
		
	 
	Diferenciação Horizontal - em áreas funcionais, departamentos ou divisões; Diferenciação Vertical - em níveis hierárquicos, pela criação de escalões de autoridade.
	
	Diferenciação Comercial - em função de mercados-alvo; Diferenciação de Qualidade - em função de sistemas de qualidade e certificação ISO.
	
	Diferenciação Funcional - em áreas funcionais e departamentos; Diferenciação Produtiva - em níveis produtivos, pela criação de sistemas de autoridade.
	
	Diferenciação Produtiva - em departamentos ou divisões produtivos; Diferenciação de marca - em função da dinâmica competitiva de mercado.
	 
	Diferenciação Vertical - em especialidades, pela concentração em áreas focais; Diferenciação Horizontal - em níveis de autoridade formal;
	
	 3a Questão (Ref.: 200802795949)
	
	
	A estrutura informal, diferente da estrutura formal, é construída com base nos comportamentos adotados, aceitos e que produzem resultados, sem interferir diretamente na estrutura formal. É interessante considerar que na organização informal a autoridade flui na maioria das vezes orientada horizontalmente, muitas vezes sendo possível identificar lideranças informais aceitas e seguidas pelos funcionários no mesmo nível hierárquico. Assinale uma vantagem da estrutura informal.
		
	
	Baseada em sentimentos e sujeita a eles.
	
	Dificuldades de controle.
	 
	Proporciona maior rapidez nos processos.
	
	Possibilidade de atritos entre as pessoas.
	
	Desconhecimento das chefias.
	
	 4a Questão (Ref.: 200802675482)
	
	
	A estrutura informal traduz relações que não aparecem no organograma. São comportamentos sociais que não documentados e reconhecidos oficialmente entre os membros da organização, aparecendo inevitavelmente em decorrência das necessidades pessoais e grupais dos empregados. Nesse tipo de estrutura surge a liderança informal que tem entre suas características:
		
	 
	Dar mais ênfase nas posições em termos de autoridade e responsabilidade.
	
	Por ser uma estrutura planejada, o fluxo de autoridade é descendente e mais estável.
	
	Deve ser sujeita ao controle da direção e pode crescer a um tamanho imenso, dependendo da organização.
	
	Estabelecer uma posição hierárquica claramente definida, já que se apoia em normas e regulamentos específicos.
	 
	Fluir, na maioria das vezes, de maneira ascendente ou horizontal, ser mais um privilégio que um direito e ser, geralmente, mais instável que a autoridade formal.
	
	 5a Questão (Ref.: 200802675423)
	
	
	Organização implica em arranjo e disposição dos recursos organizacionais para alcançar objetivos estratégicos e estrutura organizacional é a forma como as empresas se articulam para desenvolver as suas atividades. Do que se pode inferir que:
		
	
	Entre os vários tipos de estrutura existe uma que se encontra em desuso por haver dificuldades em sua utilização: a matricial.
	 
	Não há uma estrutura organizacional perfeita, mas sim, que possa se adaptar às constantes mudanças no ambiente em que as empresas estão inseridas.
	
	Os autores de administração consideram que a estrutura por projeto não é indicada para empresas que buscam inovação em produtos e serviços, já que é composta por pessoas que possuem um conhecimento generalista.
	
	O desenho funcional é considerado como o que produz a estrutura organizacional mais bem acabada para as organizações de forma geral.
	
	Nos últimos anos, empresas de diferentes tamanhos e ramos escolheram a estrutura linear como o desenho ideal para atender à demanda de seus clientes.
	
	 6a Questão (Ref.: 200802795948)
	
	
	A estrutura formal confere a organização estabilidade, já que cada um dos profissionais que a compõe tem papéis bem definidos e formalizados por meio de regulamentos, identificando claramente qual a responsabilidade de cada pessoa na organização, assim como os fluxos de comunicação formais, estabelecidos pelos canais determinados pela organização. Aponte uma desvantagem da estrutura formal quando mal aplicada.
		
	 
	É estruturada e organizada.
	 
	Podem levar ao conformismo e acomodação.
	
	Reconhecida juridicamente.
	
	Tem clara representação no organograma da empresa.
	
	Baseada em técnica e profissionalismo.

Outros materiais