Buscar

Questões Para Provas: Processo de Trabalho em Serviço Social I - Coletânea

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questões de Provas
O que define a Reestruturação Produtiva¿
 É a flexibilidade dos processos de trabalho, dos mercados de trabalho, dos produtos e dos padrões de consumo.
O que é o Keynesianismo¿
O keynesianismo constitui-se numa teoria econômica consolidada por John M. Keynes que consiste numa organização político-econômica onde o Estado é assumido como um agente indispensável.
Diferencie o Fordismo-Taylorismo com o modo de produção Toytista, cite suas principais características. 
Podemos dizer que os três definem modos de produção. O taylorismo foi um modo de organizar a produção cujo objetivo era  potencializar ao máximo a capacidade produtiva do trabalhador através de um rigoroso controle do ritmo, dos gestos e do tempo do trabalhador. A ideia central de um sistema de organização como este é realizar ao máximo a divisão (especialização) das atividades para potencializar a produção do trabalho sob controle da gestão. O fordismo caracteriza-se como um modo de organização da produção que aprimorou as inovações inauguradas pelo taylorismo, inclusive no que diz respeito à forma de gestão do trabalho. A ideia básica era elevar ao máximo a produção com intuito de barateá-la e torná-la acessível a maior parte da população (consumo em massa). Eram sistemas rígidos de produção.
O toyotismo caracteriza-se pela flexibilidade da produção (antes em massa e agora dirigida a demandas específicas). Recusa a produção em massa, característica do fordismo (pois após a crise, já não havia consumo em massa).
Umas das novas tendências do capitalismo após a crise de 1970 é chamada de Neoliberalismo, fale algumas características que marcam esse modelo do novo sistema. 
É a intervenção mínima do Estado na economia. Então, com o neoliberalismo, o Estado deixa de ser caracterizado como um Estado forte, intervencionista e passa a ser um Estado fraco e enxuto para investimentos e intervenções no campo social. Em outras palavras, o neoliberalismo prevê um estado fraco para o social, mas forte e robusto para o econômico, ou seja, que esteja apto e disponível para “tirar do sufoco” os grupos capitalistas.
Em 1970 o sistema econômico mundial passa por uma grande crise que leva ao questionamento sobre suas causas. Cite as 3 medidas que foram resultadas no pós-crise:
R: Reestruturação Produtiva, Ideologia Neoliberal e Mundialização do Capital. 
O que foi os “Anos de ouro” do capitalismo ou os “30 anos Gloriosos”¿
R: O sistema capitalista viveu no pós Segunda Guerra Mundial um período marcado pelo crescimento econômico e pelo “pacto” (de certa forma) com a classe trabalhadora. Foi o período que se estendeu de 1945 a 1969, em que as concepções liberais deixavam de ser hegemônicas e começam a dar lugar a uma concepção de Estado mais preocupado com a justiça social.
O que pode ser definido como crise de Superprodução¿
R: Os bens de consumo são produzidos com o o bjetivo de serem vendidos no mercado, quase nunca os meios de produção observam as necessidades do bem produzido. A crise acontece quando existe mais produção do que o consumo. Foram mais produtos produzidos do que consumidos, vendidos. Isso gera a crise. Isso gera a pausa na produção (o que gera uma estagnação do mercado), desvalorização do produto o e o desemprego. 
Com o rescimento econômico que se deu após a II Guerra Mundial o capitalismo viveu seu melhor momento. Logo após vimos o declínio e de seu crescimento e um sistema em crise. Cite o que foi apontado na época como causa dessa crise capitalista.
R: O Estado do Bem-estar social; A organização política da classe trabalhadora e a rigidez no processo produtivo adotado pelo Fordismo.
Qual foi a principal medida adotada para acabar com a crise¿ Cite suas características. 
R: Restruturação Produtiva. É a flexibilidade dos processos de trabalho, dos mercados de trabalho, dos produtos e dos padrões de consumo.
	
	A ____________ foi marcada pela expansão do capitalismo, crescimento da economia, criação de postos de trabalho e intervençõ do Estado. Assinale a opção CORRETA:
		
	
	
	
	
	Crise de 1930.
	
	
	Crise de 1920.
	
	
	Crise de 1940.
	
	
	Crise de 1990.
	
	 
	Crise dos anos 1970.
	
	O período marcado pelas características pelas seguintes características : crescimento da economia, criação de postos de trabalho, ampliação dos salários e intervenção estatal é chamado de :
		
	
	
	
	
	d) Fetichismo
	
	
	e) Nenhuma resposta acima
	
	 
	c) Keneysianismo-Fordismo
	
	
	b) Fordismo
	
	
	Taylorismo
	
Caracterize a Especialização Flexível:
R: Flexível no sentido de contrapor o modelo Fordista, que tinha sua produção em massa e rígida. Buscava a diversificação do mercado, produzia variedades de produtos para lançar no mercado pois acreditava-se que um dos motivos que gerou a crise foi o excesso de produtos iguais. 
		São características do taylorismo- fordismo:
	
	
	
	
	
	d)      investimento da economia, criação de postos de trabalho, ampliação dos salários e intervenção estatal
	
	
	b)       trabalho por parcelas, repetitivo, fragmentado, livre
	
	
	e)      Trabalho estanque, parcelado e assalariado
	
	 
	a)      trabalho por parcelas, repetitivo, fragmentado, rotinizado
	
	 
	c)       crescimento da economia, criação de postos de trabalho, ampliação dos salários e intervenção estatal

Outros materiais