Buscar

Atividade PI Diwlay.

Prévia do material em texto

Diwlay Ferreira Ramos 							RA 1715627
Fernando Bezerra Ribeiro							RA 1708682
Iris Ramirez									RA 1714251
Jessica Dayane Campos							RA 1704913
Larissa Lira									RA 1707894
Marcos Alves Lines								RA 1702460
Atividade – Projeto Integrador I – proposta em 25/10/2017
São Paulo, 25 de outubro de 2017.
Como você usaria a atividade de networking e mapas-mentais para entrosar os alunos e propor aos mesmos a resolução de um exercício em grupo?
Cenário 1: Você está em seu primeiro dia de aula de matemática; em sua sala tem um aluno deficiente auditivo com dificuldade de fala. Ele consegue acompanhar sua aula e tem um intérprete também, mas embora articule a fala de maneira compreensível, esta sai bastante cacofônica, por isso ele parece bastante tímido, acanhado, e você percebe que a turma satiriza este aluno.
Para o cenário 1 acreditamos ser mais eficiente utilizar uma atividade com os mapas mentais, a proposta é separar a turma em grupos de 5 alunos aproximadamente, e pedir para que cada grupo procurasse formar o mapa mental contendo as atividades do cotidiano que tivessem em comum, e um aluno escolhido em cada grupo apresentaria os pontos principais do mapa ao restante da turma, com essa atividade poderia haver uma maior socialização e integração dos alunos uma vez que poderiam verificar como é o dia a dia de seu colega, e quais atividades eles tem em comum. 
Além disso, como se faz necessária a utilização de desenhos e cores, a interação não traria uma obrigação necessária de fala, já que é uma grande dificuldade para o aluno em questão. Bastaria que ele escrevesse na folha suas atividades, então revezaria com os outros alunos, um por vez escrevendo seu cotidiano, e ao final, antes da apresentação, seria possível circular as atividades comuns para todos. Isso provocaria interação entre os colegas e percepção de que, independente de diferenças físicas, todos são iguais, inclusive em suas atividades do dia a dia.
Cenário 2: Você está em seu primeiro dia de aula de matemática; em sua sala tem uma aluna transexual, bastante tímida, acanhada e você percebe que a turma a satiriza.
Para o cenário 2 acreditamos ser mais indicado uma atividade de networking, a proposta é, separar a turma em grupos de 5 alunos aproximadamente, pedir que socializassem um pouco de suas histórias, ou seja, lugares onde viveram, lugares onde estudaram, coisas e lugares que gostem, interesses pessoais diversos, e possíveis objetivos futuros, e por fim pediria a um integrante de cada grupo que relatasse a turma os principais pontos da conversa em grupo, assim, com essa atividade poderiam surgir ligações iniciais, melhorando o relacionamento entre eles.
Além disso, ao interagirem em duplas, cria-se um vínculo de dependência de um para com o outro. A aluna que se sente tímida pela satirização, se colocaria numa relação de coleguismo para desenvolver o trabalho. No decorrer da atividade, o professor pode ser mediador fazendo as seguintes questões:
O que vocês encontraram de comum?
O que acharam do Networking?
Provocando assim cada vez mais interação entre a dupla, antes mesmo da entrega do relatório final. 
Com essa atividade, seria possível fazer-se perceber que, independente de gênero, as pessoas são iguais em vida e podem trazer coisas realmente positivas para o outro.
O que é Diversidade:
Diversidade¹, significa variedade, pluralidade, diferença. É um substantivo feminino que caracteriza tudo que é diverso, que tem multiplicidade.
Diversidade é a reunião de tudo aquilo que apresenta múltiplos aspectos e que se diferenciam entre si, ex.: diversidade cultural, diversidade biológica, diversidade étnica, linguística, religiosa etc.
Diversidade², é tudo o que nos diferencia de algo ou de outro, ela varia através de escolha: corte de cabelo, ou até mesmo de coisas da própria natureza: cor dos olhos.
muitos possuem várias culturas, raça, carros, até um jeito de dormir nos diferencia uns dos outros; também abrange a um status econômico, que é uns dos aspectos mais relacionados a diversidade!(que é discutido em um patamar socioeconômico.
A diversidade³ (do latim diversĭtas) é uma noção que se refere à diferença, à variedade, à abundância de coisas distintas ou à divergência.
Não se caracteriza por algo ruim, mas simplesmente diferente em relação a outro. Um grupo social cristão, por exemplo, é diferente de um grupo social do Candomblé, mas isso não significa ruim, apenas diferente. Cabe à moral que deve ser inserida mediante família e ambiente escolar no indivíduo fazê-lo entender não só o significado da diversidade, mas também a sua importância.
Algumas exemplos de diversidade:
Diversidade cultural
A diversidade cultural são os múltiplos elementos que representam particularmente as diferentes culturas, como a linguagem, as tradições, a religião, os costumes, a organização familiar, a política, entre outros, que reúnem as características próprias de um grupo humano em um determinado território.
Diversidade biológica
A diversidade biológica ou biodiversidade é a grande variedade de organismos vivos que compreende a fauna, a flora e os micro-organismos da face da Terra. A Floresta Amazônica, a Mata Atlântica e o Pantanal abrigam a maior biodiversidade do nosso planeta.
Diversidade étnica
Diversidade étnica é a união de vários povos numa mesma sociedade. Etnia é um grupo de indivíduos que possuem afinidades de origem, história, idioma religião e cultura, independente do país em que se encontrem.
O Brasil é um país com grande diversidade étnica, sua população é composta da miscigenação de vários povos que juntos formaram uma nova identidade cultural.
Diversidade no ambiente escolar:
Ensinar a importância do respeito à diversidade é fundamental em um ambiente escolar. É importante deixar claro desde os primeiros anos escolares que todos são iguais.
Ensinar a importância do respeito que se deve ter com as diferenças dos colegas no ambiente escolar é de fundamental importância, esse ensino deve ser aplicado desde os primeiros anos de escolaridade.
Em primeiro lugar, convém explicar a complexibilidade do termo preconceito, considerado como um ato pensado, elaborado e praticado não só pelos adultos, mas também no meio infantil, visto que nem mesmo as crianças estão excluídas das inúmeras formas de discriminação.
Sendo assim, é de extrema importância que seja eliminado o preconceito desde os primeiros anos da Educação Infantil.
É fundamental que, desde o início, a hipocrisia seja deixada de lado na afirmação de que todos somos iguais, mesmo porque se todos realmente fossem iguais não haveria preconceito. É a partir das diferenças que surgem os preconceitos.
É notório que muitas escolas são reprodutoras da própria discriminação e que não desenvolvem, nem se quer tem interesse em buscar, propostas pedagógicas para se contrapor em relação às questões apresentadas.
O ideal é que o educador, antes de trabalhar o assunto em questão na sua sala de aula, deixe bem claro para o seu alunado três conceitos fundamentais, são eles:
• Preconceito: julgamento ou idéia preconcebida, a respeito de uma pessoa ou de um povo.
• Discriminação: quando os preconceitos são exteriorizados em atitudes ou ações que invadem os direitos das pessoas, utilizando como referência critérios injustos (idade, religião, sexo, raça, etc.)
• Racismo: superioridade de certa raça humana em relação às demais, características intelectuais ou morais por se considerar superior a alguém.
O ideal é que todo educador tenha em mente a importância de propiciar ao seu aluno um ambiente que priorize e estimule o respeito à diversidade, ajudando a formar cidadãos mais educados e respeitosos que se preocupam com os outros, possuindo o espírito de coletividade.
Referências
O que é diversidade 1 – retirado de https://www.significados.com.br/diversidade/
Algumas diversidades – retirado de https://www.significados.com.br/diversidade/
O que é diversidade 2 – retiradode http://www.dicionarioinformal.com.br/significado/diversidade/1627/
O que é diversidade 3 – retirado de https://conceito.de/diversidade
Diversidade no Ambiente escolar – retirado de http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/educacao/diversidade.htm

Outros materiais