Buscar

AULAS 1 a 10

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

AULA 1	
1. É uma característica do conhecimento científico:	
 	É um saber lógico e sistemático: porque as ideias formam uma ordem coerente.
2. São características do senso comum, exceto:	
 	Objetivo: Pois é baseado em experimentações e é relativo ao sujeito do conhecimento.
3. O que acontece no processo do conhecer?	
 	"Conhecer" liga-se a "conhecimento" e ambos designam "constatar", "compreender", "perceber" e "conceber".
4. Qual das afirmações a seguir define melhor o "senso comum"?. Assinale a alternativa correta.	
 	O senso comum é a forma mais usual que o ser humano utiliza para interpretar a si mesmo, o seu mundo e ao universo. É chamado de conhecimento ordinário, comum ou empírico.
5. Quais são as características do conhecimento científico?	
 	É um saber racional, lógico, verificável, sistemático e metódico.
6. Na construção do conhecimento podemos distinguir três momentos. Assinale a alternativa correta:	
 	O ato de conhecer que pressupõe o sujeito; o fato de conhecer que revela a relação entre sujeito e objeto; e o resultado do processo em que ocorre uma abstração: o objeto conhecido
AULA 2
1. Assinale a alternativa verdadeira a respeito da entrevista, como um importante instrumento de coleta de dados na pesquisa em serviço social	
 	É do tipo estruturada, quando o entrevistador segue na pesquisa social
2. É possível perceber que o assistente social precisa ter uma postura _______________, a qual se materializa no trabalho de ________________. Para se ter uma leitura da realidade.	
 	Investigativa / pesquisa;
	
3. Qual a importância da pesquisa em serviço social? Assinale a correta.	
 	Para leitura da realidade;
	
4. Mediante ao fragmento supracitado abaixo classifique o tipo de pesquisa: 
A Previdência Social presta a seus segurados, e aos dependentes desses, serviços de assistência reeducativa e de readaptação profissional, em casos de incapacidade parcial ou total para o trabalho; de orientação e apoio na melhoria de sua inter-relação com a Previdência Social e na solução de problemas pessoais e familiares; e atividades destinadas a avaliar a incapacidade de postulantes à percepção de benefícios pecuniários, cuja concessão dependa dessa avaliação.As fontes para os dados apresentados são o Boletim Estatístico de Reabilitação Profissional ¿ BERP; os Relatórios Gerenciais da Coordenação-Geral de Benefícios por Incapacidade, publicados pelo INSS, e o SINTESE, que contém as informações compiladas pela Divisão de Perícias Médicas do INSS.
 	Pesquisa explicativa
	
5. É possível afirmar que a ________________________ está relacionada com a prática profissional, pois a mesma está inerente a relação teoria/prática, o que permite compreender criticamente os fenômenos sociais para fundamentar a intervenção.	
 	pesquisa
	
6. Em relação aos objetivos de uma pesquisa, podemos classificá-la como:	
 	Explicativa: O objeto está em identificar os fatores que determinam ou contribuem para a ocorrência dos fenômenos
AULA 3
1. Preencha com o tipo de que se aplica as características. O Conhecimento ______________________ ¿Conhecimento transmitido de geração em geração por meio da educação informal e baseado na imitação e na experiência pessoal.¿	
 	popular
	
2. Em relação a composição do trabalho acadêmico científico, a introdução não é considerada uma integrante dos itens pré-textuais, mas é tida como um item integrante da parte textual do trabalho. Assinale a alternativa que melhor responder a função da introdução no trabalho acadêmico científico.	
 	A introdução é o primeiro item da parte textual pois nela se registram os propósitos que o trabalho visa se constituir, além de apresentar previamente, de forma sintética, os assuntos que serão abordados no trabalho.
	
3. Complete a lacuna e assinale a correta: O __________é construído a partir de dois momentos importantes na pesquisa: a revisão da literatura e a posterior escolha de uma perspectiva teórica como referência.	
 	marco teórico.
4. Diga qual é o tipo de conhecimento de acordo com suas características: O conhecimento ________________tem por característica ser valorativo, inspiracional, sistemático, não verificável, infalível e exato.	
 	religioso
5. Preencha com o tipo de que se aplica as características. O Conhecimento ______________________ ¿Conhecimento que se apóia em doutrinas que contêm proposições sagradas, por terem sido reveladas pelo sobrenatural. Parte do princípio de que as verdades tratadas são infalíveis e indiscutíveis.
 	religioso
	
6. Diga qual é o tipo de conhecimento de acordo com suas características: O conhecimento ________________ tem por característica ser real, contingente, sistemático, verificável, falível e aproximadamente exato	
 	científico
AULA 4
1. Complete a lacuna e assinale a correta: Denomina-se _____________ porque durante muito tempo utilizou-se fichas em fichários para o armazenamento de informações retiradas das leituras.	
 	Fichamento
	
2. Complete a lacuna e assinale a correta: o resumo é uma síntese sob forma de redação do _____________ de leitura, buscando compreender o sentido do texto que foi estudado.	
 	Fichamento
 
3. Refere-se a menção de um trabalho que o autor não teve acesso diretamente, mas do qual tomou conhecimento por estar citado em outra publicação, por exemplo: "a mente tem total controle sobre o corpo, podendo inclusive causar agravos de saúde" ( Nascimento apud Costa, 2005, p.30)	
 	Citação indireta
 	
4. É correto afirmar sobre o questionário:	
 	É utilizado para mensurar uma série de dados que não poderiam ser meramente ¿observados¿;
	
5. É correto afirmar que o questionário pode ser aplicado pelo correio e internet, sendo assim qual o problema que isso pode trazer para a pesquisa? Assinale a alternativa correta:	
 	Tem um índice baixo de resposta;
	
6. Porque o fichamento de leitura, leva o nome de "fichamento"?	
 	Por que utilizou-se fichas na sua realização.
	
AULA 5
1. Sobre o planejamento de uma pesquisa parte-se do pressuposto de a pesquisa é um processo de construção de conhecimento original de acordo com certas exigências científicas. Para que seu estudo seja considerado científico você deve obedecer aos critérios de coerência, consistência, originalidade e objetivação. Nesse sentido, o planejamento de uma pesquisa dependerá basicamente de:	
 	 fase decisória: referente à escolha do tema, à definição e à delimitação do problema de pesquisa; fase construtiva: referente à construção de um plano de pesquisa e à execução da pesquisa propriamente dita; fase redacional: referente à análise dos dados e informações obtidas na fase construtiva. É a organização das idéias de forma sistematizada visando à elaboração do relatório final. A apresentação do relatório de pesquisa deverá obedecer às formalidades requeridas pela Academia
	
2. Um tema _______________ significa que as fontes poderão ser examinadas pelo pesquisador, sem ____________________.	
 	Acessível /dificuldade;
	
3. O que significa problematizar o tema da pesquisa?	
 	Identificar no tema escolhido alguma dificuldade teórica ou prática, para a qual se deve encontrar uma solução;
	
4. Ao se pensar a construção do projeto de pesquisa, por onde se deve iniciar o projeto de pesquisa?	
 	Tema
	
5. Nas nossas aulas, aprendemos que " Quando se pretende construir um objeto de pesquisa, deve-se transformar o assunto escolhido em tema e este num objeto de _______________________________."	
 	investigação
6. O exemplo, a seguir:"Como fazer para acabar com a violência urbana?" trata-se de um item que compõe a Metodologia da Pesquisa. Assinale a correta:	
 	Problema científico
AULA 6
1. "Como compreender a precarização da política de educação?" trata-se de um exemplo de? Assinale a correta:	
Problema científico.
 
2. O tema é o objeto de sua pesquisa. A escolha do tema exige
critérios: Deve ser específico,deve ser acessível (fontes),deve ser viável ao prazo e deve estar de acordo com a linha de pesquisa da instituição,deve ser relevante e o pesquisador deve ter aptidão.Assinale a alternativa que apresenta o tema da pesquisa.	
O assunto a ser investigado.
	
3. Assinale a alternativa que corresponde aos tipos de variáveis científicas:	
Independentes, dependentes e intervenientes.
	
4. São elementos de um projeto de pesquisa em Serviço Social:	
Escolha do tema, introdução, justificativa, objeto, objetivo geral, objetivo específico, hipóteses, metodologia, cronograma e referências bibliográficas.
5. Entendendo que ¿uma variável é uma propriedade que pode variar e, por conseguinte é suscetível de medição e observação¿ (SAMPIERI; COLLADO; LUCIO, 2006, p. 121). Assinale a alternativa que mostra os tipos de variáveis científicas:	
Independentes, dependentes e intervenientes.
	
6. Existe distinção entre tema e objeto de pesquisa ?	
Sim
AULA 7
1. O que são os objetivos da pesquisa? Assinale a correta:	
É o que se pretende alcançar com a pesquisa.
2. Complete as lacunas e assinale a alternativa correta: Os _________________indicam as etapas que levarão à realização do _____________.	
Objetivos específicos / objeto geral.
	
3. Complete as lacunas com a alternativa correta: O projeto de pesquisa em Serviço Social é composto por: objetivo _____________, que trata-se da indicação do resultado pretendido e objetivo _______________, que indicam as etapas que levarão à realização do objetivo ______________.	
Geral / específico / geral;
	
4. O que deve conter na justificativa da pesquisa? Assinale a correta:	
Esclarecimentos e razões da escolha do tema.
5. Minayo (2007), faz algumas ponderações sobre a elaboração de questionários na qual podemos afirmar que:
I-	O questionário deverá ser construído em blocos temáticos obedecendo a uma ordem lógica na elaboração das perguntas;
II-	A pergunta não deverá focar apenas uma questão para ser analisada pelo informante;
III-	A redação das perguntas deverá ser feita em linguagem compreensível ao informante. A linguagem deverá ser acessível ao entendimento da média da população estudada. A formulação das perguntas deverá evitar a possibilidade de interpretação dúbia, sugerir ou induzir a resposta;
IV-	Questionário deverá conter apenas as perguntas relacionadas aos objetivos da pesquisa. Devem ser evitadas perguntas que, de antemão, já se sabe que não serão respondidas com honestidade.
V-	A redação das perguntas não deverá ser feita em linguagem compreensível ao informante. A linguagem não deverá ser acessível ao entendimento da média da população estudada. A formulação das perguntas não deverá evitar a possibilidade de interpretação dúbia, sugerir ou induzir a resposta.
Apenas as alternativas III e V estão incorretas
	
6. Nos estudos sobre a justificativa do projeto de pesquisa nos é apresentado sugestões para a elaboração de uma justificativa. Assinale a alternativa que traga tais sugestões:	
 Certo	Conveniência / Relevância social / Implicações práticas/ Valor teórico/ Utilidade metodológica;
AULA 8
1. Complete as lacunas com a alternativa correta: ¿Entende-se pelo termo ___________o conjunto padronizado de informações que permitem a identificação de ______________ consultados para a elaboração de um trabalho acadêmico.¿	
Referência / documentos .
	
2. Segundo Gil (2010) ¿podem ser impressos ou eletrônicos.¿ Do que a citação trata? Assinale a correta:	
Periódicos científicos
	
3. Para realizar qualquer espécie de trabalho de pesquisa, em qualquer área, supõe e exige a utilização de ________________, com a qual se confirmam ou não as ideias presentes no trabalho. Completar o espaço anterior com as alternativas a seguir:	
Pesquisa bibliográfica
	
4. Observe os itens e os ordene conforme as normatizações ABNT estabelecem para referências bibliográficas: São Paulo: Edições Loyola, 2003.p. 73-88. DEMO, P. In: SILVA, M. (Org.). Instrucionismo e nova mídia. Educação online: teorias, práticas, legislação, formação corporativa.	
DEMO, P. Instrucionismo e Nova Mídia. In: SILVA, M. (Org.). Educação online: teorias, práticas, legislação, formação corporativa. São Paulo: Edições Loyola, 2003. p. 73-88.
5. Segundo Gil (2010, p. 50) ¿são obras destinadas ao uso pontual e recorrente¿ Do que a citação trata? Assinale a correta:	
Obras de referência
 
6. As referencias são compostas por elementos complementares e essenciais. Sendo assim, complete as lacunas: "elementos ___________ são opcionais e podem ser acrescentados para uma melhor identificação do _________, tais como: coleção, série, número do ISBN, número de páginas (43 p.), Edição exclusiva para assinantes, inclui algum brinde, etc".	
Complementares / documentos;
AULA 9
1. O material de estudo nos foi apresentado alguns pontos importantes para a realização de um bom texto escrito. Assinale a correta:	
Hábito de ler;
	
2. As Referências Bibliográficas devem ser descritas conforme as normatizações da _________________________	
ABNT
3. Assinale a alternativa que apresenta a apresenta o que o título deve despertar ao leitor.	
A memória.
4. Em que parte do Projeto está descrito os propósitos da pesquisa ?	
Nos objetivos
	
5. Qual o pessoa do verbo indicada para a realização de uma redação?	
3ª do singular
	
6. O que é de suma importância para a elaboração de um texto bem escrito?	
O hábito da leitura.
AULA 10
1. Qual a melhor ferramenta para o planejamento de uma pesquisa científica? Assinale a correta:	
O projeto de pesquisa.
	
2. A pesquisa é um processo sistemático, reflexivo que permite descobrir novos fatos ou dados, soluções ou leis, em qualquer área do conhecimento.Assinale a alternativa que apresenta o elemento essencial da pesquisa:	
O planejamento.
	
3. O material de estudo nos foi apresentado alguns pontos importantes para a realização de um bom texto escrito. Assinale a correta:	
Hábito de ler;
	
4. Assinale a alternativa que apresenta o que deve ser organizado primeiramente antes da produção escrita como aliado ao bom desenvolvimento da escrita.	
Um roteiro.
	
5. Assinale a alternativa que guarde maior relação com os enunciados abaixo:
I.	Na hipótese de o texto citado apresentar um erro, uma expressão politicamente incorreta ou equívoco gramatical, entre outros, chame a atenção, pelo uso, ao lado da palavra, da sigla sic (assim, em latim) entre colchetes e em itálico.
II.	Não deve-se citar frases ou parágrafos longos demais, basta inserir o que realmente interessa ao desenvolvimento da argumentaçãoo ou apresenteção das ideias. Deve-se apresentar entre colchetes/parênteses e com uso de reticências (...) ou [...].
III.	Inserção de expressões que não constam do original ¿ entre colchetes. Pode ocorrer a necessidade de acrescentar uma palavra ao texto citado, para torna-lo mais compreensível.
I - Incorreções, II - Supressões, III - Acréscimos ou interpolações.
	
6. Quais são os elementos textuais do projeto de pesquisa? Assinale a correta:	
Introdução / Metodologia / Embasamento Teórico / Cronograma.
REVISÃO AV

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais